Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11620
Document type: | Tese |
Title: | Desenvolvimento integral de bebês e atenção às possibilidades de intervenção a tempo : uma proposta de formação para profissionais da creche |
Author: | Detoni, Bruna ![]() |
Advisor: | Santos, Andreia Mendes dos |
Abstract (native): | A presente tese tem como objeto de estudo a formação de professoras com vistas a potencializar suas experiências e atuações em espaços educativos propícios ao desenvolvimento integral dos bebês. Assim, emerge a seguinte pergunta de pesquisa: como a formação de professoras pode contribuir para uma ressignificação da atuação dessas profissionais nos espaços educativos, de modo a potencializar o desenvolvimento dos bebês e favorecer a identificação de possibilidades de atenção e intervenção a tempo? Logo, o objetivo geral consiste em evidenciar como a formação de professoras pode contribuir para uma ressignificação da atuação dessas profissionais nos espaços educativos, favorecendo o desenvolvimento dos bebês e a identificação de possibilidades de intervenção a tempo. Inicialmente, foram mapeados trabalhos científicos relacionados ao tema em repositórios como BDTD-IBICT, SciELO e PubMed, resultando na elaboração de um estado do conhecimento vinculado ao campo educacional. O corpus de análise foi constituído por 42 publicações, que permitiram a construção das seguintes categorias: Desenvolvimento infantil e qualidade de vida; Papel das profissionais e do ambiente na Educação Infantil; Pesquisas documentais; Formação de profissionais da Educação Infantil; e Sofrimento psíquico e intervenção a tempo. A seguir, realizou-se um aprofundamento teórico do tema, dividido em três seções: O bebê: desenvolvimento, saberes e sofrimento; A creche: as bases, as profissionais, os espaços; e A formação de professoras. O estudo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, que encontrou na pesquisa-ação uma metodologia capaz de instituir uma relação de colaboração entre a pesquisadora e as participantes da pesquisa. Foi realizada uma aproximação das profissionais e dos berçários de quatro escolas de Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a produção de dados foram: um questionário sociodemográfico; entrevistas semiestruturadas; e observação não participante da rotina dos berçários e dos bebês, registrada em diários de campo. Em seguida, foi elaborada e oferecida uma proposta de formação para essas profissionais: “Docência com bebês: desenvolvimento integral e possibilidades de intervenção a tempo”. Ao final do último encontro, realizou-se uma avaliação da formação utilizando grupos focais, a fim de conhecer a percepção das participantes sobre a experiência, bem como debater os conhecimentos construídos ao longo do processo e suas implicações na prática profissional. A análise dos dados, a partir da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, possibilitou a construção de categorias a posteriori, definidas pelos objetivos da pesquisa e pela leitura do material coletado: O bebê como sujeito ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem; O papel da professora e do ambiente da creche no desenvolvimento do bebê; e Um outro olhar sobre o bebê e seus saberes: possibilidades para a promoção do desenvolvimento integral no cotidiano do berçário. Os resultados demonstram a importância do conhecimento sobre o bebê como sujeito, dotado de linguagem e intencionalidade nas explorações e relações. Por meio da observação e do registro do cotidiano, foi possível integrar aspectos de seu desenvolvimento com os campos de experiência, evidenciando a necessidade de investir em ambientes planejados — com objetos e móveis ao seu alcance — para que se tornem mais autônomos. A formação proposta contribuiu para uma mudança significativa na forma como as professoras enxergam os bebês, qualificando o trabalho docente, sobretudo ao favorecer encaminhamentos assertivos e vinculados à atenção como possibilidades de intervenção a tempo. |
Abstract (english): | This thesis aims to study the training of teachers with a view to enhancing their experiences and performance in educational spaces that are conducive to the integral development of babies. Thus, the following research question emerges: how can teacher training contribute to a redefinition of the performance of these professionals in educational spaces, in order to enhance the development of babies and favor the identification of possibilities for attention and intervention in time? Therefore, the general objective is to highlight how teacher training can contribute to a redefinition of the performance of these professionals in educational spaces, favoring the development of babies and the identification of possibilities for intervention in time. Initially, scientific works related to the topic were mapped in repositories such as BDTD-IBICT, SciELO and PubMed, resulting in the elaboration of a state of knowledge linked to the educational field. The corpus of analysis consisted of 42 publications, which allowed the construction of the following categories: Child development and quality of life; Role of professionals and the environment in Early Childhood Education; Documentary research; Training of Early Childhood Education professionals; and Psychological suffering and timely intervention. Next, a theoretical study of the topic was carried out, divided into three sections: The baby: development, knowledge and suffering; The daycare: the bases, the professionals, the spaces; and Teacher training. The study was developed using a qualitative approach, which found in action research a methodology capable of establishing a collaborative relationship between the researcher and the research participants. The professionals and the nurseries of four Early Childhood Education schools were approached. The instruments used to produce data were: a sociodemographic questionnaire; semi-structured interviews; and non-participant observation of the routine of the nurseries and babies, recorded in field diaries. Then, a training proposal was developed and offered to these professionals: “Teaching with babies: comprehensive development and possibilities of timely intervention”. At the end of the last meeting, an evaluation of the training was carried out using focus groups, in order to learn about the participants' perception of the experience, as well as to discuss the knowledge acquired throughout the process and its implications for professional practice. Data analysis, based on Laurence Bardin's Content Analysis, enabled the construction of a posteriori categories, defined by the research objectives and by reading the collected material: The baby as an active subject in its development and learning process; The role of the teacher and the daycare environment in the baby's development; and Another look at the baby and its knowledge: possibilities for promoting integral development in the day-to-day life of the nursery. The results demonstrate the importance of knowledge about the baby as a subject, endowed with language and intentionality in explorations and relationships. Through observation and recording of daily life, it was possible to integrate aspects of their development with the fields of experience, highlighting the need to invest in planned environments — with objects and furniture within their reach — so that they become more autonomous. The proposed training contributed to a significant change in the way teachers see babies, qualifying the teaching work, especially by favoring assertive and attention-related approaches as possibilities for timely intervention. |
Keywords: | Formação de Professoras Educação Infantil Desenvolvimento Integral do Bebê Espaços Educativos Intervenção a Tempo Teacher Training Early Childhood Education Comprehensive Baby Development Educational Spaces Timely Intervention |
CNPQ Knowledge Areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Escola de Humanidades |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Access type: | Acesso Aberto |
Fulltext access restriction: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11620 |
Issue Date: | 24-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruna Detoni_TES.pdf | BRUNA_DETONI_TES | 3.6 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.