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Document type: Dissertação
Title: Transformação das relações como fonte de mudanças positivas em busca da diminuição das violências escolares e da construção de uma educação para a paz
Author: Souza, Marcio Teixeira de 
Advisor: Guilherme, Alexandre Anselmo
Abstract (native): Diante das relações existentes no espaço escolar, buscamos abordar os conflitos que são gerados, visando entendê-los como uma oportunidade restauradora de mudanças construtivas que consigam reduzir as violências e construir uma educação para a paz. Assim, este trabalho explora as perspectivas de teóricos como Lederach (2012, 2014) e Galtung (1969, 1996), considerando, em suas abordagens, a natureza do conflito, a importância da educação integral e as diferentes formas de violência, tanto diretas quanto indiretas, presentes no ambiente escolar. Além disso, destaca o modelo iPEACE desenvolvido por Cremin e Bevington (2017) como uma abordagem abrangente para lidar com conflitos e cultivar relacionamentos pacíficos nas escolas. Como a transformação das relações pode ser fonte de mudanças positivas em busca da diminuição das violências escolares e da construção de uma educação para a paz: esse é o objetivo central desta pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas em professores e gestores que atuam nos anos finais de uma escola de Porto Alegre/RS. Utilizou-se o método de codificação e categorização em Primeiro e Segundo Ciclos, conforme proposto por Saldaña (2013). A pesquisa conclui que, ao invés de evitar os conflitos, devemos vê-los como oportunidades valiosas para o crescimento pessoal e social dos estudantes, mostrando que o foco educacional deve estar nas habilidades e competências relacionadas à relação interpessoal deles. O conflito, quando bem gerido, pode catalisar mudanças positivas, contribuindo para uma educação que priorize a paz. Destacamos a figura do professor como essencial para o processo de mediação e a necessidade de capacitação dos educadores em gestão de conflitos, já que muitos carecem de formação específica. Revela-se a presença de diferentes formas de violência, indicando que um ambiente escolar que priorize a cultura de paz é indispensável. A formação de educadores, a promoção de habilidades sociais e a colaboração com as famílias são essenciais para construir relações interpessoais respeitosas e empáticas, fundamentais para a transformação das dinâmicas escolares.
Abstract (english): Given the relationships within the school environment, this study aims to address the conflicts that arise, understanding them as a restorative opportunity for constructive change that can reduce violence and promote an education for peace. Thus, this work explores the perspectives of theorists such as Lederach (2012, 2014) and Galtung (1969, 1996), considering, in their approaches, the nature of conflict, the importance of holistic education, and the different forms of violence – both direct and indirect – present in the school setting. Additionally, it highlights the iPEACE model developed by Cremin and Bevington (2017) as a comprehensive approach to managing conflicts and fostering peaceful relationships in schools. The central objective of this exploratory qualitative research is to investigate how transforming relationships can be a source of positive change in reducing school violence and building an education for peace. Data collection was conducted through semi-structured interviews with teachers and school administrators working in the final years of a school in Porto Alegre, Brazil. The study employed First and Second Cycle coding and categorization methods, as proposed by Saldaña (2013). The findings suggest that, rather than avoiding conflicts, we should view them as valuable opportunities for students' personal and social growth, emphasizing that the educational focus should be on their interpersonal skills and competencies. When well-managed, conflict can serve as a catalyst for positive change, contributing to an education that prioritizes peace. The research highlights the teacher's essential role in the mediation process and the need for educators to receive training in conflict management, as many lack specific preparation in this area. Various forms of violence were identified, reinforcing the necessity of a school environment that prioritizes a culture of peace. Educator training, the promotion of social skills, and collaboration with families are essential for building respectful and empathetic interpersonal relationships, which are fundamental to transforming school dynamics.
Keywords: Transformação de Conflitos
Educação para Paz
Educador
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11569
Issue Date: 27-Feb-2025
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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