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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11531
Document type: | Tese |
Title: | APRENDA : uma proposta personalizada para a apropriação de recursos digitais na construção de avaliações para aprendizagem em espaços híbridos do ensino médio da rede estadual de Pernambuco |
Author: | Santos, Adriano de Araújo ![]() |
Advisor: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Abstract (native): | A avaliação da aprendizagem, como componente do ato pedagógico, é, sem dúvida, um dos maiores desafios não só para os docentes, como também para os discentes. Nesse sentido, a busca por modelos e recursos para criação e adoção de sistemáticas avaliativas que transcendam a visão da medida e da classificação – avaliar para aprendizagem e não apenas avaliar a aprendizagem – constitui-se um problema em aberto e definiu o escopo de estudo desta investigação. A importância de tal busca foi reforçada em 2020, quando o mundo se viu acometido pela pandemia da covid – 19, resultando no fechamento das instituições de ensino e na transferência de suas atividades para o mundo virtual. Isto posto, uma das grandes dificuldades enfrentadas no período pandêmico esteve relacionada à avaliação, tradicionalmente realizada presencialmente e com instrumentos já consolidados e vinculados à presencialidade. Os docentes foram, por conseguinte, impulsionados a reproduzir modelos tradicionais ou a adaptar/criar outros métodos, ressignificando percepções acerca do ambiente virtual e do presencial. À vista disso, esta pesquisa objetiva, portanto, investigar os elementos a serem considerados no desenvolvimento de uma proposta de avaliação para a aprendizagem na perspectiva formativa, em espaços híbridos, a partir das experiências vivenciadas nos contextos pandêmico e pós-pandêmico associados à covid-19. Para tal, o referencial teórico está estruturado em três campos: o primeiro se debruça sobre a tecnologia digital, sociedade e educação, com base em Lévy (1996, 2009, 2019, 2021, 2023), Horn e Staker (2015), Mishra e Koehler (2006, 2009); o segundo campo reflete sobre os processos avaliativos, fundamentado em Fernandes (2008); Hadji (1994, 2001); Hoffmann (1992, 2011); Luckesi (2011, 2013); Perrenoud (1999); Vianna (1995, 2000, 2014), Villas Boas (2008); e o terceiro analisa a escola como espaço de possibilidades e emancipação, amparado em Giroux (1997, 2004). A investigação teve caráter qualitativo, desenvolvida a partir da abordagem metodológica da DBR – Design Basse Research (Pesquisa Baseada em Design). No tocante aos objetivos essa investigação é do tipo exploratória e descritiva, apoiada em revisão documental, entrevistas e interações para reflexão sobre a prática avaliativa, bem como a construção e aplicação de uma proposta de avaliação personalizada através de interfaces digitais. O lócus de estudo foram duas Escolas de Referência em Ensino Médio, da rede estadual de Pernambuco, selecionadas como base nos indicadores do IDEB. Os docentes participantes desta construção coletiva foram professores de quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e estudantes de 5 turmas de primeiro ano do Ensino Médio. A análise documental identificou a recomendação do uso da tecnologia como metodologia de ensino e objeto de conhecimento e a realização da avaliação na perspectiva formativa. Ademais, o processo de construção e de experimentação das atividades avaliativas, através das interfaces digitais, evidenciou desafios, limites e possibilidades existentes na escola pública estadual, o que resultou numa proposta de avaliação para a aprendizagem personalizada, validada pelos professores. Por fim, tal proposta pode ser adaptada e melhorada pela comunidade docente, de acordo com suas especificidades, identificando outros elementos que contribuam para uma prática avaliativa de qualidade, incorporando a tecnologia digital e aproximando a escola do mundo contemporâneo. |
Abstract (english): | Learning assessment, as a component of the pedagogical act, constitutes one of the biggest, if not the biggest, challenges for teachers and students. The search for models and resources for creating and adopting evaluation systems that transcend the performance and classification vision, that is, to evaluate for learning and not just to evaluate learning, constitutes an open problem and defines the scope of this investigation. In 2020, the Covid-19 pandemic caused the closure of schools and the transfer of their activities to the virtual world. Thus, one of the biggest challenges faced in the pandemic is the assessment done in person with instruments linked to face-to-face activities. Teachers were then encouraged to reproduce traditional models or create and/or adapt models that redefined perceptions about virtual and in-person spaces, opening space for an experimental legacy that is consolidated in the hybridization of processes in the post-pandemic period. In this context, this research aims to: Investigate the elements that must be considered in the development of an assessment proposal for learning from a formative perspective in hybrid spaces, based on experiences in the context of and after the pandemic associated with Covid-19. The theoretical framework is structured into three fields: the first focuses on technology, society and education: Lévy (1996, 2009, 2019, 2021, 2023), Horn and Staker (2015), Mishra and Koehler (2006, 2009); the second reflects on evaluation processes: Fernandes (2008); Hadji (1994, 2001); Hoffmann (1992, 2011); Luckesi (2011, 2013); Perrenoud (1999); Vianna (1995, 2000, 2014), Villas Boas (2008); the third analyzes the school as a space of possibilities and emancipation Giroux (1997, 2004). The research was qualitative, developed from the methodological approach of DBR – Design Based Research; regarding the objectives, it is exploratory and descriptive, supported by document review, interviews, and meetings to reflect on the evaluation practice and construction of a personalized evaluation proposal through digital interfaces The locus of study was two Reference Schools in High School in the state of Pernambuco, based on the IDEB indicators. The teachers participating in this collective construction were from four areas of knowledge: Languages, Mathematics, Human Sciences and Natural Sciences and students from 5 first-year classes of High School. The documentary analysis identified the recommendation of using technology as a teaching methodology and object of knowledge and conducting assessment from a formative perspective. Furthermore, the process of constructing and experimenting with assessment activities, through digital interfaces, highlighted challenges, limits and possibilities existing in the state public school, which resulted in an assessment proposal for personalized learning, validated by teachers. Finally, this proposal can be adapted and improved by the teaching community, according to its specificities, identifying other elements that contribute to a quality assessment practice, incorporating digital technology and bringing the school closer to the contemporary world. |
Keywords: | Covid – 19 Recursos digitais Avaliação formativa Design Based Research – DBR Avaliação para aprendizagem personalizada APRENDA Covid – 19 Digital resources Learning assessment Design Based Research – DBR Assessment for personalized learning - APRENDA |
CNPQ Knowledge Areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Escola de Humanidades |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Access type: | Acesso Aberto |
Fulltext access restriction: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11531 |
Issue Date: | 27-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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