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dc.creatorFranco Neto, Milton do Prado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9859875937121118por
dc.contributor.advisor1Gutfreind, Cristiane Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277381991746025por
dc.date.accessioned2025-02-10T14:03:10Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11504-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar experiências de longa duração e serialidade no cinema deste século. Em sua primeira parte, ele traça a evolução histórica dos seriados e dos filmes de longa duração, procurando verificar momentos de interseções e redefinições a partir da identificação de exemplos-chave que, de alguma maneira, perturbaram ou moldaram a ideia que temos desses formatos. Estes exemplos compõem uma rede diacrônica de conexões que demonstram que as noções de longa-metragem e seriado são culturalmente construídas e se adaptam em diferentes mídias, como o cinema e a televisão, a depender as exigências do momento histórico. Cada um dos capítulos desta parte termina esmiuçando a duração e segmentação interna dos dois principais objetos de nossa pesquisa, a série Twin Peaks – O Retorno (2017) e o filme La Flor (2018). Na segunda parte, o trabalho concentra-se na análise dessas duas obras, extrapolando as suas durações mecânicas e divisões internas. Assim, comparamos as durações de exibição com as diversas durações diegéticas exploradas em cada uma das narrativas e identificamos os tipos de experiência de duração propostas por esses filmes-série. O cruzamento entre as propostas das duas partes que compõem a tese gera uma trama cujos pontos de contato são explorados. Para tanto, convocamos principalmente as noções de duração propostas por Henri Bergson e Gaston Bachelard, sugerindo uma dialética entre elas que ajuda a iluminar a especificidade dos objetos de análise escolhidos, para além do uso das ferramentas da narratologia. Conceitos como o Infamiliar (Sigmund Freud) e do jogo teatral (Johan Huizinga) também são fundamentais para se entender o tipo de percepção de duração proposto pelas obras.por
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate experiences of long-form and seriality in cinema in this century. In its first part, it traces the historical evolution of serial and feature-length film formats, seeking to verify moments of intersection and redefinition by identifying key examples that have somehow disrupted or reshaped our understanding of these formats. These examples build a diachronic network of connections that demonstrate that the notions of feature film and serial are culturally constructed and adapt to different media, such as cinema and television, depending on the demands of the historical moment. Each of the chapters in this part ends by examining the duration and internal segmentation of the two main objects of our research, the series Twin Peaks – The Return (2017) and the film La Flor (2018). In the second part, our work focuses on the analysis of these two oeuvres, extrapolating their mechanical durations and internal divisions. Thus, we compare them with the different diegetic durations explored in each of the narratives and identify the kinds of durational experience proposed by these film series. The intersection between the proposals of the two parts that make up the thesis generates a web whose points of contact are explored here. To this end, we mainly invoke the notions of duration proposed by Henri Bergson and Gaston Bachelard, suggesting a dialectic between them that helps to illuminate the specificity of the chosen objects of analysis, in addition to the use of narratology tools. Concepts such as the Uncanny (Sigmund Freud) and theatrical play (Johan Huizinga) are also fundamental to understanding the type of perception of duration proposed by these films.por
dc.description.abstractCette recherche vise à enquêter sur les expériences de longue durée et sérialité dans le cinéma du XXème siècle. Dans sa première partie, il retrace l'évolution historique des séries et des longs métrages, cherchant à vérifier des moments d'intersections et de redéfinitions en identifiant des exemples clés qui, d'une certaine manière, ont façonné ou bousculé l'idée que l'on se fait de ces formats. Ces exemples constituent un réseau diachronique de connexions qui démontrent que les notions de long métrage et de série sont culturellement construites et s'adaptent à différents médias, comme le cinéma et la télévision, en fonction des exigences du moment historique. Chacun des chapitres de cette partie se termine en détaillant la durée et la segmentation interne des deux objets principaux de notre recherche, la série Twin Peaks – The Return (2017) et le film La Flor (2018). Dans la deuxième partie, le travail se concentre sur l'analyse de ces deux oeuvres, en extrapolant leurs durées mécaniques et leurs divisions internes. Ainsi, nous comparons les durées de visionnage avec les différentes durées diégétiques explorées dans chacun des récits et identifions les types d’expérience de durée proposés par ces films-séries. L'intersection entre les propositions des deux parties qui composent la thèse génère une trame dont les points de contact sont explorés. Pour cela, nous faisons principalement appel aux notions de durée proposées par Henri Bergson et Gaston Bachelard, suggérant entre eux une dialectique qui contribue à éclairer la spécificité des objets d'analyse choisis, au-delà du recours aux outils de narratologie. Des concepts tels que l'Inquiétant (Sigmund Freud) et le jeu théâtral (Johan Huizinga) sont également fondamentaux pour comprendre le type de perception de la durée proposé par les oeuvres.fre
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2025-02-04T15:29:44Z No. of bitstreams: 1 Versão final TESE Milton do Prado.pdf: 2729289 bytes, checksum: e68e78ee14a518ef179dd33e9df517dd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2025-02-10T13:40:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão final TESE Milton do Prado.pdf: 2729289 bytes, checksum: e68e78ee14a518ef179dd33e9df517dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T14:03:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão final TESE Milton do Prado.pdf: 2729289 bytes, checksum: e68e78ee14a518ef179dd33e9df517dd (MD5) Previous issue date: 2024-10-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/192772/Vers%c3%a3o%20final%20TESE%20Milton%20do%20Prado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDuraçãopor
dc.subjectLonga-Metragempor
dc.subjectSériepor
dc.subjectTwin Peakseng
dc.subjectLa Floreng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleLonga duração e serialidade no cinema do século XXI : os casos Twin Peaks – O retorno (2017) E la flor (2018)por
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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