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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11451
Document type: | Tese |
Title: | Tomadas de posições de agentes estatais da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul |
Other Titles: | The position-takings of agents of the state educational system of Rio Grande do Sul Des prises de positions des agents du système d’éducation public du Rio Grande do Sul |
Author: | Ortiz, Gabriel Santos ![]() |
Advisor: | Ferraro, José Luís Schifino |
Abstract (native): | A pesquisa desenvolvida para a construção desta tese teve como objetivo compreender como se caracterizam as tomadas de posições de agentes estatais na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, isto é, de agentes da Secretaria Estadual da Educação (SEDUCRS) e de agentes de três escolas da rede (gestores e professores) no município de Porto Alegre. Como referencial analítico, o estudo se baseou principalmente na construção teórica bourdiana, mas outros autores foram articulados para compreender o fenômeno investigado e analisar os dados. Inicialmente, em 2023, foi aplicado um questionário com professores de duas escolas estaduais de Porto Alegre. Em seguida, foram entrevistados alguns professores e gestores escolares dessas instituições e a direção de uma terceira escola que estava passando pelo processo de municipalização. Por fim, foram realizadas entrevistas com quatro profissionais com experiência de trabalho na SEDUCRS (três estavam no cargo durante o mandato do governador Eduardo Leite e uma havia atuado durante o mandato de José Ivo Sartori). A permanência no campo parece induzir os professores da rede a cultivarem uma prática desmotivada e displicente frente às demandas da mantenedora, tendo em vista as condições de trabalho precárias e a descrença nas intenções das propostas. Os profissionais da SEDUCRS costumam ser professores que preferiram sair da escola em busca de um ambiente de trabalho mais tranquilo, mas sua aproximação ao campo burocrático parece afastá-los da realidade da escola e alinhá-los aos valores e discursos do campo. Esses agentes, porém, também acabam embricados em uma complexa rede de relações de poder que os impede de trabalhar como gostariam. Ambos os lados estão constantemente teatralizando o oficial e ocultando a prática cotidiana real uns dos outros, criando um sentimento de distanciamento e desconfiança. Percebeu-se, ainda, que, nos últimos anos, a rede estadual de ensino tem sido muito influenciada por um setor do campo político que está profundamente alinhado com o campo econômico, implementando uma série de propostas que se aproximam da lógica neoliberal e gerencialista |
Abstract (english): | The research developed for the construction of this thesis aimed to understand how are characterized the position-takings state agents of the educational system of Rio Grande do Sul, i.e., agents of the State Department of Education (SEDUCRS) and agents (teachers and managers) of three schools of said system in Porto Alegre. As analytical framework, this study was primarily based on Bourdieu’s theoretical construction, although other authors were articulated in order to understand the investigated phenomenon and analyze the data. Initially, in 2023, a questionnaire was applied to teachers of two state schools in Porto Alegre. Then, teachers and school managers of these institutions and two managers of a third party (which was involved in a process of municipalization) were interviewed. Finally, four agents who have had experience working for the State Department of Education were also interviewed. Their permanence in the field seems to induce the teachers of the system to cultivate an unmotivated and careless professional performance in face of SEDUCRS’ demands. This is due to their precarious labor conditions and their disbelief in the intentions of the Department’s propositions. SEDUCRS’ workers usually are teachers who opted for leaving the school, searching for a calmer working environment, but their approach to the bureaucratic field seems to distance them from the school reality and align them with the field’s values and discourses. These agents, however, also get entangled in a complex network of power relations that prevent them from working as they wished. Both sides are constantly dramatizing the official and concealing their real everyday practice from each other, creating a feeling of detachment and distrust. It was noticed as well that the state educational system has been influenced by a sector of the politics field that is profoundly aligned with the economic field and is implementing a range of propositions that approach the neoliberal and managerialist logics La recherche développée pour la construction de cette thèse a eu comme objectif comprendre comment se caractérisent les prises de positions des agents d’État dans le système d’éducation public du Rio Grande do Sul, c’est-à-dire, des agents du Département Régional de l’Éducation (SEDUCRS) et des agents (enseignants et gestionnaires) de trois écoles de ce système à Porto Alegre. Comme cadre théorique, cette étude est fondée surtout sur la construction théorique de Bourdieu, même si des autres auteurs ont été employés pour comprendre le phénomène étudié et analyser les données. Initialement, en 2023, un questionnaire a été appliqué aux enseignants de deux écoles publiques à Porto Alegre. Ensuite, certains enseignants et gestionnaires de ces institutions et deux gestionnaires d’une troisième école (qui était impliquée dans un processus de municipalisation) ont été interviewé. Enfin, quatre agents, qui avaient expérience travaillant pour le Département Régional de l’Éducation, ont été aussi interviewé. Leur permanence dans le champ semble induire les enseignants du système à cultiver une pratique professionnel démotivée et insouciant face aux demandes du SEDUCRS ; étant donné leurs conditions de travail précaire et leur scepticisme quant à l'intention des propositions du Département. Les fonctionnaires du SEDUCRS sont, généralement, enseignants qui ont préféré quitter l’école pour chercher un environnement de travail plus tranquille, mais leur rapprochement au champ bureaucratique semble les éloigner de la réalité scolaire et les aligner avec les valeurs et discours du champ. Ces agents, néanmoins, devient aussi enchevêtrés dans un réseau de pouvoir qui les empêche de travailler comme ils veulent. Les deux cotés constamment théâtralisent l’officiel et dissimulent leur pratique quotidienne l’un de l’autre, en produisant un sentiment de distanciation et méfiance entre eux. On a remarqué aussi que, au cours des dernières années, le système d’éducation public local est en train de subir l’influence d’un secteur du champ politique qui est profondément aligné avec le champ économique et est en train de mettre en oeuvre une gamme de propositions qui s’approche de la logique néolibérale et de la nouvelle gestion publique |
Keywords: | Rede Pública de Educação Administração Educacional Campo Escolar Prática Docente Rede Pública de Educação Administração Educacional Campo Escolar Prática Docente Public Educational System Educational Administration School Field Teaching Performance |
CNPQ Knowledge Areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Escola de Humanidades |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Access type: | Acesso Aberto |
Fulltext access restriction: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11451 |
Issue Date: | 8-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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