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Tipo do documento: Tese
Título: Philosophy in (Counter)Education for the development of responseability : constructions and reconstructions in times of social acceleration
Autor: Oliveira, Fernanda Felix de 
Primeiro orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Primeiro coorientador: Vlieghe, Joris
Resumo: This thesis aims to understand the Counter-education perspective as a fundamental pedagogical approach for (re)constructing response-ability in an accelerated society. Counter-education allows for perceiving education through a diasporic philosophy grounded in negative utopia. From this perspective, Counter-education must be considered a crucial approach to critiquing normalising education and its instrumentalised processes. Education is facing overlapping challenges in accelerated times, and these challenges must be analysed as acceleration forces that have driven society to instrumentalised responses in the urgency of times. The thesis questions the role of Counter-education in (re)constructing response-ability in the context of an accelerated society and the dominant discourse in critical pedagogy. To reclaim response-ability, it is necessary to understand the lack of response in the neobeing situated within neoethos. Bibliographic research is used the primary methodology, forming the theoretical foundation based on the works of Ilan Gur-Ze'ev, which underpin the theoretical construction of Counter Education. In order to develop the meaning of social acceleration, Hartmut Rosa’s work is used as a primary reference. Additionally, official documents from the Brazilian Ministry of Education are analysed, particularly in the context of high school curriculum reform, to understand the concept of the life project. To explore the meaning of the life project in the context of social acceleration, it must be examined as a form of responding, considering life in its existential dimension as a trouble to respond to. Given that, time as kairos becomes essential in developing response-ability to face acceleration and normalising education. To (re)construct the response-ability, we must stay with the trouble by being present in the matter of study, by practices which provide a form of relation that requires a response. It might give a different dimension of time out of acceleration by the studies practices. In conclusion, this thesis considers Counter-Education as a key element toward a critical and responsible education. Due to its foundation in negative utopia, Counter-education sheds light on the claim of giving the pedagogical process the role of being diasporic toward each (new) response-ability.
Abstract: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender a perspectiva da Contraeducação como uma abordagem pedagógica fundamental para a (re)construção da capacidade de resposta na sociedade acelerada. A Contra-educação permite perceber a educação por meio da filosofia diaspórica baseada na utopia negativa. Nesse sentido, a Contra-educação deve ser considerada uma abordagem crucial para criticar a normalização da educação e seus processos instrumentalizados. A educação está enfrentando desafios que se sobrepõem em tempos acelerados. Esses desafios sobrepostos devem ser analisados para serem considerados como forças de aceleração que levaram a sociedade a respostas instrumentalizadas na urgência dos tempos. A tese questiona o papel da Contra-educação na (re)construção da response-ability e no enfrentamento da sociedade acelerada e do discurso dominante na pedagogia crítica. Para recuperar a capacidade de resposta, é necessário entender o papel da resposta do neobeing na perspectiva do neoethos. A pesquisa bibliográfica é usada como metodologia, formando uma pesquisa teórica baseada em bibliografias básicas para o estudo, como os textos e as obras de Ilan Gur-ze'ev, que fundamentam a construção teórica da Contra-educação. Para desenvolver o significado de aceleração social, Hartmut Rosa é utilizado como bibliografia primária no estudo sobre aceleração. Documentos oficiais do Diário da União são analisados por esta pesquisa, considerando o contexto da reforma educacional do Ensino Médio brasileiro em relação ao projeto de vida. Para explorar o significado do projeto de vida no contexto da aceleração social, ele deve ser analisado como uma forma de response-ability, considerando a vida em sua dimensão existencial como um problema para responder. Para (re)construir a capacidade de resposta, devemos permanecer com o problema, estando presentes na matéria de estudo, por meio de práticas que proporcionem uma forma de relação que exija uma resposta e não uma solução. Isso pode dar uma dimensão diferente de tempo fora da aceleração pelas práticas de estudo. Em conclusão, esta tese considera a Contra-educação como uma condição necessária para uma jornada contínua de uma educação crítica e responsável. Haja vista a utopia negativa que lança luz sobre a reivindicação de dar ao processo pedagógico o papel diaspórico em relação a cada (nova) capacidade de resposta.
Palavras-chave: Counter-Education
Social Acceleration
Response-aAbility
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: eng
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11373
Data de defesa: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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