Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11372
Tipo do documento: Dissertação
Título: Discursos pastorais na educação das lideranças e xecutivas no Brasil : a normatividade das ficções constitutivas dos sujeitos da organização
Autor: Rosa, Leandro Bignardi 
Primeiro orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Resumo: O presente trabalho tem como foco uma reflexão crítica sobre a normativa pastoralidade percebida nas produções discursivas da educação das lideranças executivas no Brasil. Para que seja possível evidenciar o processo pastoral (Foucault, 1978) de construção de verdades nessa educação, pretende-se explorar os modos de produção e construção dogmática nos discursos construídos acerca de programas de formação executiva voltados a lideranças, relacionando os discursos produzidos e reverberados virtualmente por instituições conceituadas e outras adicionais referências no tema, incluindo páginas de sítio eletrônico, vídeos, podcasts, postagens em redes sociais, obras, entre outros. Além, disso acredita-se ser possível evidenciar nessas produções discursivas, as relações entre sujeitos propostas ou estabelecidas. Escolhendo o pensamento sistêmico (Morin, 2006), como paradigma conceitual em sua não linearidade, para dar conta do entendimento das organizações enquanto sistemas imaginários, as construções simbólicas que as compõem e relações de poder exercidas na dispersão de verdades dogmáticas, foram utilizadas como estratégias metodológicas, além da Análise do Imaginário (Durand, 2012; Enriquez, 1997; Lippmann, 2017), a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 1995) e Análise de Discurso (Orlandi, 2015, p. 10; Foucault, 1996; 2008a). Foram utilizadas ainda a Arqueologia e Genealogia de Foucault (2008a; 2006) como dimensões simultâneas de estudo das emergências dos discursos e respectivas condições de aparição. A reflexão propõe ficções constitutivas dos sujeitos dispersas em dimensões pastorais dos discursos presentes na educação executiva, sendo evidenciada a recursividade entre todo esse conjunto relacional com as crises por ele criadas.
Abstract: The present work focuses on a critical reflection on the normative pastorality perceived in discursive productions of executive education for leaders in Brazil. To make it possible to explore the pastoral process (Foucault, 1978) of constructing truths in this education, it is intended to evidence the modes of production and dogmatic construction in the discourses constructed regarding executive training programs aimed at leaders, relating the discourses produced and reverberated virtually by reputable institutions and other additional references on the topic, including website pages, videos, podcasts, posts on social networks, works, among others. Furthermore, it is believed that it is possible to highlight in these discursive productions the relationships between proposed or established subjects. Choosing systemic thinking (Morin, 2006), as a conceptual paradigm in its non-linearity, to account for the understanding of organizations as imaginary systems, the symbolic constructions that compose them and power relations exercised in the dispersion of dogmatic truths, were used as methodological strategies, in addition to Imaginary Analysis (Durand, 2012; Enriquez, 1997; Lippmann, 2017), Depth Hermeneutics (Thompson, 1995) and Discourse Analysis (Orlandi, 2015, p. 10; Foucault, 1996; 2008a). Foucault's Archeology and Genealogy (2008a; 2006) were also used as simultaneous dimensions to study the emergence of discourses and their respective conditions of appearance. The reflection proposes constitutive fictions of the subjects dispersed in pastoral dimensions of the discourses present in executive education, highlighting the recursion between this entire relational set with the crises created by it.
Palavras-chave: Liderança
Discurso
Pastoralidade
Imaginário
Organizações
Ficções Constitutivas
Dimensões da Pastoralidade
Crise
Educação executiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11372
Data de defesa: 15-Jan-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Folha de rosto Entrega Dissertação - DISCURSOS PASTORAIS NA EDUCAÇÃO DAS LIDERANÇAS EXECUTIVAS NO BRASIL.pdfLEANDRO_BIGNARDI_ROSA_DIS968,29 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.