Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11337
Tipo do documento: Tese
Título: “Com os pés na comunidade e os olhos no mundo” : por uma educação que transforma (s).
Autor: Nascimento, Lorena Machado do 
Primeiro orientador: Santos, Bettina Steren dos
Resumo: Pensar a educação, suas concepções e práticas, descrevendo situações concretas e promovendo a reflexão crítica é condição importante e imprescindível para todos que se aventuram a pesquisar este campo. Compreender o atual momento de crise e as possibilidades de ressignificação da educação escolar se faz necessário a todos que estão envolvidos com ela. Para tanto, esta investigação pretendeu analisar o contexto educacional de escolas e suas práticas educativas como perspectiva para uma educação transformadora. Por meio de uma abordagem teórica fundamentada na Pedagogia Crítica (Adorno, 1995; Freire , 1981,1983, 1987), Decolonial (Quijano, 2005; Dussel, 1994, 2000).Educação como prática para a Liberdade (Freire, 1981, 1987, 1996, 2005) e Pedagogia Histórico Crítica, (Saviani,1990, 1997, 2011; Frigotto, 1997, 2003) que serviram como base epistemológica para a análise das informações coletadas numa abordagem pós-qualitativa, com o estudo de casos múltiplos em três escolas brasileiras. De modo a identificar os principais fatores e estratégias didáticas que permeiam a prática docente nessas escolas, bem como analisar as metodologias desenvolvidas por elas como uma experiência transformadora, na perspectiva dos docentes, foram realizadas observação participante, análise documental, além de entrevistas com três professoras e a coordenadora pedagógica em cada contexto educativo. Como resultados, foi possível identificar práticas como: educação como ação coletiva entre escolas, famílias e comunidades culturais e sociais como potencializadora das relações sociais e do desenvolvimento da empatia; conscientização, identificação cultural e autovalorização na interculturalidade; atribuição de sentidos sócio-históricos e culturais do território no currículo; práticas problematizadoras a partir da leitura do mundo para questionar a colonialidade das culturas subjugadas com uma construção crítica de sua ação no mundo; identificação de suas potencialidades com respeito e valorização do espaço escolar e seus profissionais, estimulando o gosto por estudar e responsabilidades para o futuro; o desenvolvimento da consciência social, a cultura, a educação ambiental e a cultura de paz, não só nos projetos, mas como princípio; entre outras. Este trabalho também destaca a importância da formação de professores e seus dilemas tanto na formação inicial quanto na continuada, como aspecto fundamental para uma educação de qualidade. O texto identifica que, na escola onde as práticas dos professores estavam desalinhadas com seus discursos, a formação continuada era mais frágil, com sessões pouco frequentes e menos estruturadas. Destaca-se também a necessidade de reflexão sobre a formação inicial de professores, considerando os desafios enfrentados nesse processo, incluindo a desvalorização da profissão, tanto social quanto econômica, bem como a precarização do ensino oferecido nas universidades, que precisam manter equilíbrio e qualidade entre teoria e prática. Compreende-se a escola como um importante espaço de possibilidades de mudança, mas não o único, para uma educação de qualidade que fomente uma sociedade mais justa, humanizada e igualitária, considerando que a Educação Transformadora é uma abordagem pedagógica que representa um compromisso histórico e ético de promover uma educação que não apenas instrui, mas também empodera e transforma, preparando os alunos para serem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral. Que este trabalho possa inspirar novas reflexões acerca das escolas brasileiras e suas práticas, a fim de expandirmos nossa visão sobre possibilidades reais de transformação.
Abstract: Pensar la educación, sus conceptos y prácticas, describir situaciones concretas y promover la reflexión crítica es una condición importante e imprescindible para todo aquel que se aventura a investigar en este campo. Comprender el momento de crisis actual y las posibilidades de redefinir la educación escolar es necesario para todos los involucrados en él. Para ello, esta investigación pretendió analizar el contexto educativo de las escuelas y sus prácticas educativas como perspectiva para una educación transformadora. A través de un enfoque teórico basado en la Pedagogía Crítica (Adorno, 1995; Freire, 1981,1983, 1987), Decolonial (Quijano, 2005; Dussel, 1994, 2000), la Educación como Práctica para la Libertad (Freire, 1981, 1987, 1996, 2005) y la Pedagogía Histórica Crítica (Saviani,1990, 1997, 2011; Frigotto, 1997, 2003) que sirvió de base epistemológica para el análisis de información recopilada en un enfoque pos-cualitativo, con el estudio de casos múltiples en tres escuelas brasileñas. Con el fin de identificar los principales factores y estrategias didácticas que permean la práctica docente en estas escuelas, así como analizar las metodologías desarrolladas por ellas como experiencia transformadora, desde la perspectiva de los docentes, se realizó observación participante, análisis de documentos, además de entrevistas a tres docentes y al coordinador pedagógico de cada contexto educativo. Como resultados se pudieron identificar prácticas como: la educación como acción colectiva, entre escuelas, familias y comunidades culturales y sociales como potenciadora de las relaciones sociales y el desarrollo de la empatía, como la concientización, la identificación cultural y la autovaloración en la interculturalidad. ; atribución de significados sociohistóricos y culturales del territorio en el currículo; problematizar prácticas basadas en la lectura del mundo y cuestionar la colonialidad de las culturas sometidas con una construcción crítica de su acción en el mundo; identificación de sus potencialidades con respeto y valorización del espacio escolar y de sus profesionales, estimulando el amor por el estudio y la responsabilidad por su futuro; el desarrollo de la conciencia social, la cultura, la educación ambiental y la cultura de paz, no sólo en proyectos, sino como principio; entre otras. Este trabajo también destaca la formación docente y sus dilemas tanto en la formación inicial como en la continua, como aspecto fundamental para una educación de calidad. El texto identifica que en las escuelas donde las prácticas docentes estaban desconectadas de sus discursos, la formación continua era más frágil, con sesiones poco frecuentes y menos estructuradas. También se destaca la necesidad de reflexionar sobre la formación inicial de los docentes, considerando los desafíos que enfrenta este proceso, entre ellos la devaluación de la profesión, tanto social como económica, así como la precariedad de la enseñanza ofrecida en las universidades que necesitan mantener el equilibrio y calidad entre teoría y práctica. La escuela se entiende como un espacio importante de posibilidades de cambio, pero no el único, para una educación de calidad que fomente una sociedad más justa, humanizada e igualitaria, considerando que la Educación Transformadora es un enfoque pedagógico que representa un compromiso histórico y ético para promover una educación que no solo instruya, sino que también empodere y transforme, preparando a los estudiantes para ser agentes de cambio en sus comunidades y en la sociedad en general. Que este trabajo inspire nuevas reflexiones sobre las escuelas brasileñas y sus prácticas, para ampliar nuestra visión de posibilidades reales de transformación
Thinking about education, its concepts and practices, describing concrete situations, and promoting critical reflection is an important and essential condition for everyone who ventures into researching this field. Everyone involved in it must understand the current crisis and the possibilities for redefining school education. To this end, this investigation is intended to analyze the educational context of schools and their educational practices as a perspective for transformative education. Through a theoretical approach based on critical pedagogy (Adorno, 1995; Freire, 1981, 1983, 1987), decolonial (Quijano, 2005; Dussel, 1994, 2000), education as a practice for freedom (Freire, 1981, 1987, 1996, 2005), and critical historical pedagogy (Saviani, 1990, 1997, 2011; Frigotto, 1997, 2003), which served as an epistemological basis for the analysis of information collected in a post-qualitative approach, with the study of multiple cases in three Brazilian schools. In order to identify the main factors and didactic strategies that permeate teaching practice in these schools, as well as analyze the methodologies developed by them as a transformative experience, from the teachers' perspective, participant observation and document analysis were carried out, in addition to interviews with three teachers. And the pedagogical coordinator in each educational context. As results, it was possible to identify practices such as: education as collective action, between schools, families and cultural and social communities as an enhancer of social relations and the development of empathy, such as awareness, cultural identification and self-valuation in interculturality; attribution of socio-historical and cultural meanings of the territory in the curriculum; problematizing practices based on reading the world and questioning the coloniality of subjugated cultures with a critical construction of their action in the world; identification of their potential with respect and appreciation of the school space and its professionals, stimulating a love of studying and responsibilities for their future; the development of social awareness, culture, environmental education and the culture of peace, not only in projects, but as a principle; among others. This work also stresses the importance of teacher qualification and its challenges, both in initial and ongoing development, as a vital component of quality education. The text identifies that in schools where teachers' practices were disconnected from their speeches, continued training was more fragile, with infrequent and less structured sessions. The need to reflect on the initial training of teachers is also highlighted, considering the challenges faced in this process, including the devaluation of the profession, both social and economic, as well as the precariousness of the teaching offered in universities, which needs to maintain balance and quality between theory and practice. School is understood as an important space of possibilities for change, but not the only one, for quality education that fosters a more fair, humanized, and egalitarian society, considering that Transformative Education is a pedagogical approach that represents a historical and ethical commitment to promote an education that not only instructs but also empowers and transforms, preparing students to be agents of change in their communities and in society at large. May this work inspire new reflections on Brazilian schools and their practices in order to expand our vision of the real possibilities for transformation
Palavras-chave: Educação Transformadora
Pedagogia Crítica
Formação de Professores
Comunidades Educativas
Educación Transformadora
Pedagogía Crítica
Formación de profesores
Comunidades Educativas
Transformative Education
Critical Pedagogy
Teacher Professional Development
Educational Communities
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11337
Data de defesa: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena_Machado_Nascimento_TES.pdf LORENA_MACHADO_DO_NASCIMENTO_TES3,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.