Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11275
Document type: Tese
Title: A remição da pena pela leitura como politica criminal global
Author: Castilhos, Aline Pires de Souza Machado de 
Advisor: Söhngen, Clarice Beatriz da Costa
Abstract (native): A presente tese tem como objetivo demonstrar que, em razão do escopo que atinge o instituto da remição da pena pela leitura, o instituto deve ser recomendado aos países pela Organização das Nações Unidas, por estar adequado aos objetivos da organização no que tange ao combate às mazelas geradas pela pena de prisão em escala global. Nesse viés, o problema de pesquisa da presente tese é: constitui-se a remição da pena pela leitura um instituto de interesse global? E ainda: está a remição da pena pela leitura adequada aos parâmetros estabelecidos pela Organização das Nações Unidas como uma política criminal apta a ser recomendada pela instituição? E, em um panorama global, qual a abrangência do instituto da remição penal, considerando as diferentes modalidades aplicadas em âmbito internacional, e, nesse contexto, qual a aceitação e nível de interesse de aplicação da remição da pena pela leitura para além das fronteiras brasileiras? Assim, o tema abordado é, fundamentalmente, considerando o viés de reinserção social através da educação e conduzido pela leitura, a inserção do instituto da remição da pena pela leitura para além das fronteiras brasileiras, bem como uma análise global da remição penal, a fim de traçar um panorama geral do instituto. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, sintetizando o conhecimento no campo da criminologia, aumentando a qualidade do processo para que as conclusões possam servir de base para outros autores e outras pesquisas, e serem replicadas com maior facilidade. Quanto à delimitação do tema, a presente tese realizou um estudo exploratório acerca dos diversos modelos de remição penal existentes pelo mundo, a fim de traçar um panorama do instituto, verificando-se as razões pelas quais alguns estados não possuem, em suas legislações, institutos semelhantes ao aplicado no Brasil. Objetivou-se, ainda, analisar a possibilidade de inserção da remição da pena pela leitura em outros sistemas jurídicos. Importante ressaltar que o objetivo não é o de esgotar o tema, listando todas as formas de remição penal utilizadas globalmente. Tal tarefa seria invencível, até mesmo pela própria natureza e objetivo do instituto da remição, que é o de ser o mais amplo possível, em razão de seus fins e objetivos. O trabalho ainda teve como escopo, a partir das formas de remição penal encontrar e entendidas como relevantes, entender as ausências; as razões pelas quais nações negam o direito à leitura e à educação às pessoas encarceradas ou não possuem, em seus ordenamentos jurídicos, quaisquer formas de remição penal ou políticas educacionais de redução de pena, ainda que possuam graves problemas de ordem execucional penal, tais como violações de direitos humanos e superencarceramento. Por fim, a tese analisou as políticas criminais da Organização das Nações Unidas para pessoas em restrição de liberdade e seus objetivos, bem como a visão da ONU acerca da remição da pena pela leitura, a fim de verificar a viabilidade do instituto como política criminal global.
Abstract (english): This thesis aims to demonstrate that, due to the scope of the institute of sentence remission through reading, the institute should be recommended to countries by the United Nations, as it is appropriate to the organization's objectives in terms of combating harm caused by prison sentences on a global scale. In this sense, the research problem of this thesis is: is the remission for reading an institute of global interest? And also: is the remission of the sentence based on the appropriate reading of the parameters established by the United Nations a criminal policy capable of being recommended by the institution? And, in a global panorama, what is the scope of the institute of criminal remission, considering the different modalities applied internationally, and, in this context, what is the acceptance and level of interest in applying the remission of the sentence through reading beyond Brazilian borders? Thus, the topic addressed is, fundamentally, considering the bias of social reintegration through education and led by reading, the insertion of the institute of sentence remission through reading beyond Brazilian borders, as well as a global analysis of criminal remission, in order to to outline a general overview of the institute. To this end, a literature review was carried out, synthesizing knowledge in the field of criminology, increasing the quality of the process so that the conclusions can serve as a basis for other authors and other research, and be replicated more easily. Regarding the delimitation of the theme, this thesis carried out an exploratory study on the diferente models of criminal remission that exist around the world, in order to outline an overview of the institute, verifying the reasons why some states do not have, in their legislation, institutes similar to that applied in Brazil. The objective was also to analyze the possibility of inserting the remission of the sentence through reading in other legal systems. It is important to emphasize that the objective is not to exhaust the topic, listing all forms of criminal redress used globally. Such a task would be invincible, even due to the very nature and objective of the redemption institute, which is to be as broad as possible, due to its aims and objectives. The work also had the scope, based on the forms of criminal remission found and understood as relevant, to understand the absences, reasons why nations deny the right to reading and education to incarcerated people or do not have any forms of remission in their legal systems. penal or educational policies to reduce sentences, even if they have serious criminal enforcement problems, such as human rights violations and over-incarceration. Finally, the thesis analyzed the criminal policies of the United Nations for people with restricted freedom and their objectives, as well as the UN's vision regarding the remission of sentences through reading, in order to verify the viability of the institute as a global criminal policy.
Esta tesis tiene como objetivo demostrar que, debido al alcance del instituto de la remisión de penas a través de la lectura, el instituto debería ser recomendado a los países por las Naciones Unidas, ya que es apropiado para los objetivos de la organización en términos de combatir los daños causados por las penas de prisión em una escala global. En este sentido, el problema de investigación de esta tesis es: ¿la remisión de la pena por lectura es un instituto de interés global? Y también: ¿la remisión de la pena basada en la lectura adecuada de los parámetros establecidos por Naciones Unidas es una política criminal susceptible de ser recomendada por la institución? Y, en un panorama global, ¿cuál es el alcance de la institución de la remisión penal, considerando las diferentes modalidades aplicadas internacionalmente, y, en ese contexto, cuál es la aceptación y el nivel de interés en aplicar la remisión de la pena a través de la lectura más allá del brasileño? Así, el tema abordado es, fundamentalmente, considerar el sesgo de la reinserción social a través de la educación y liderada por la lectura, la inserción del instituto de la remisión de la pena a través de la lectura más allá de las fronteras brasileñas, así como un análisis global de la remisión penal, con el fin de describir una visión general del instituto. Para ello se realizó una revisión de la literatura, sintetizando el conocimiento en el campo de la criminología, aumentando la calidad del proceso para que las conclusiones puedan servir de base a otros autores y otras investigaciones, y ser replicadas más fácilmente. En cuanto a la delimitación del tema, esta tesis realizó un estudio exploratorio sobre los diferentes modelos de remisión penal que existen alrededor del mundo, con el fin de trazar un panorama general del instituto, verificando las razones por las cuales algunos estados no cuentan, en su legislación. , institutos similares al que se aplica en Brasil. El objetivo también fue analizar la posibilidad de insertar la remisión de la pena mediante la lectura en otros ordenamientos jurídicos. Es importante enfatizar que el objetivo no es agotar el tema, enumerando todas las formas de reparación penal utilizadas a nível mundial. Semejante tarea sería invencible, incluso por la propia naturaleza y objetivo del instituto de redención, que debe ser lo más amplio posible, por sus fines y objetivos. El trabajo también tuvo el alcance, a partir de las formas de remisión penal encontradas y entendidas como relevantes, comprender las ausencias, razones por las cuales las naciones niegan el derecho a la lectura y a la educación a las personas privadas de libertad o no cuentan con ninguna forma de remisión en sus ordenamientos jurídicos. políticas penales o educativas para reducir las sentencias, incluso si tienen sérios problemas de ejecución penal, como violaciones de derechos humanos y encarcelamiento excesivo. Finalmente, la tesis analizó las políticas criminales de las Naciones Unidas para personas con libertad restringida y sus objetivos, así como la visión de la ONU respecto de la remisión de penas mediante la lectura, con el fin de verificar la viabilidad del instituto como política criminal global.
Cette thèse vise à démontrer que, en raison de la portée de l'institut de remise de peine par la lecture, cet institut devrait être recommandé aux pays par les Nations Unies, car il est approprié aux objectifs de l'organisation en matière de lutte contre les dommages causés par les peines de prison sur une échelle mondiale. En ce sens, la problématique de recherche de cette thèse est la suivante: la remise de peine pour lecture est-elle um institut d’intérêt mondial ? Et aussi: la remise de peine fondée sur une lecture appropriée des paramètres établis par les Nations Unies est-elle une politique pénale susceptible d'être recommandée par l'institution ? Et, dans un panorama global, quelle est la portée de l'institut de remise de peine, compte tenu des différentes modalités appliquées au niveau international, et, dans ce contexte, quel est l'acceptation et le niveau d'intérêt pour l'application de la remise de peine à travers une lecture au-delà du Brésil frontières? Ainsi, le thème abordé est, fondamentalement, de considérer le biais de réinsertion sociale par l'éducation et mené par la lecture, l'insertion de l'institut de la rémission de peine par la lecture au-delà des frontières brésiliennes, ainsi qu'une analyse globale de la rémission pénale, afin de présenter un aperçu général de l’institut. À cette fin, une revue de la littérature a été réalisée, synthétisant les connaissances dans le domaine de la criminologie, augmentant la qualité du processus afin que les conclusions puissent servir de base à d'autres auteurs et à d'autres recherches, et être reproduites plus facilement. Concernant la délimitation du thème, cette thèse a réalisé une étude exploratoire sur les différents modèles de rémission pénale qui existent dans le monde, afin de dresser un aperçu de l'institut, en vérifiant les raisons pour lesquelles certains États n'ont pas, dans leur législation, instituts similaires à celui appliqué au Brésil. L'objectif était également d'analyser la possibilité d'insérer la remise de peine par lecture dans d'autres systèmes juridiques. Il est important de souligner que l’objectif n’est pas d’épuiser le sujet en énumérant toutes les formes de recours pénaux utilisées dans le monde. Une telle tâche serait invincible, même en raison de la nature et de l'objectif même de l'institut de rédemption, qui doit être aussi large que possible, em raison de ses buts et objectifs. Le travail avait également pour objectif, à partir des formes de rémission criminelle trouvées et considérées comme pertinentes, de comprendre les absences, les raisons pour lesquelles les nations refusent le droit à la lecture et à l'éducation aux personnes incarcérées ou n'ont aucune forme de rémission dans leurs systèmes juridiques. .des politiques pénales ou éducatives visant à réduire les peines, même si elles se heurtent à de graves problèmes d'application des lois pénales, tels que des violations des droits de l'homme et une incarcération excessive. Enfin, la thèse a analysé les politiques pénales des Nations Unies pour les personnes à liberté restreinte et leurs objectifs, ainsi que la vision de l'ONU concernant la remise de peine par la lecture, afin de vérifier la viabilité de l'institut en tant que politique pénale globale.
Questa tesi mira a dimostrare che, data la portata dell'istituto della remissione dela pena attraverso la lettura, l'istituto dovrebbe essere raccomandato ai paesi dalle Nazioni Unite, in quanto adeguato agli obiettivi dell'organizzazione in termini di lotta ai danni causati dalle pene detentive in una scala globale. In questo senso, il problema di ricerca di questa tesi è: la remissione della pena per la lettura è un istituto di interesse globale? E ancora: la remissione della pena basata sulla lettura adeguata dei parametri stabiliti dalle Nazioni Unite è una politica criminale suscettibile di essere raccomandata dall'istituzione? E, in un panorama globale, qual è la portata dell’istituto della remissione penale, considerando le diverse modalità applicate a livello internazionale, e, in questo contesto, qual è l’accettazione e il livello di interesse nell’applicazione della remissione della pena attraverso la lettura oltre il brasiliano confini? Pertanto, il tema affrontato è, fondamentalmente, considerare la distorsione del reinserimento sociale attraverso l’educazione e guidato dalla lettura, l’inserimento dell’istituto della remissione della pena attraverso la lettura oltre i confini brasiliani, nonché un’analisi globale della remissione penale, al fine di delineare un quadro generale dell’istituto. A tal fine, è stata effettuata una revisione della letteratura, sintetizzando le conoscenze nel campo dela criminologia, aumentando la qualità del processo in modo che le conclusioni possano servire come base per altri autori e altre ricerche, ed essere replicate più facilmente. Per quanto riguarda la delimitazione del tema, nella presente tesi è stato effettuato uno studio esplorativo sui diversi modelli di remissione penale esistenti nel mondo, al fine di delineare un quadro d'insieme dell'istituto, verificando le ragioni per cui alcuni Stati non prevedono, nella propria legislazione, istituti simili a quello applicato in Brasile. L'obiettivo è stato anche quello di analizzare la possibilità di inserire la remissione dela pena tramite lettura in altri ordinamenti giuridici. È importante sottolineare che l’obiettivo non è quello di esaurire l’argomento, elencando tutte le forme di ricorso penale utilizzate a livello globale. Un simile compito sarebbe invincibile anche per la natura e l'obiettivo stesso dell'istituto del riscatto, che deve essere il più ampio possibile, per quanto riguarda le sue finalità e i suoi obiettivi. Il lavoro ha avuto anche lo scopo, sulla base delle forme di remissione penale riscontrate e intese come rilevanti, di comprendere le assenze, le ragioni per cui le nazioni negano il diritto alla lettura e all'istruzione ai detenuti o non dispongono di alcuna forma di remissione nei propri ordinamenti giuridici. politiche penali o educative per ridurre le pene, anche se presentano seri problemi di applicazione della pena, come violazioni dei diritti umani e sovra-incarcerazione. Infine, la tesi ha analizzato le politiche penali delle Nazioni Unite nei confronti delle persone con limitazioni di libertà e i loro obiettivi, nonché la visione delle Nazioni Unite in mérito alla remissione delle sentenze attraverso la lettura, al fine di verificare la fattibilità dell'istituto come politica penale globale.
Keywords: Remição
Leitura
Educação
Prisão
Política Criminal
Criminologia
ONU - Organização das Nações Unidas
Redemption Through Reading
Reading
Education
Criminal Policy
Prison
Criminology
UN - United Nations Organizations
Remisión
Lectura
Educación
Prisión
Política Criminal
Criminología
Naciones Unidas
Organización de las Naciones Unidas
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Direito
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 60 meses
Date to release fulltext: 13/06/2029
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11275
Issue Date: 20-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_ALINE_PIRES_DE_SOUZA_MACHADO_DE_CASTILHOS_CONFIDENCIAL.pdfALINE_PIRES_DE_SOUZA_MACHADO_DE_CASTILHOS_TES504.71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.