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Tipo do documento: Dissertação
Título: Evolução tecnológica e experiência do usuário na realidade estendida : análise de dispositivos de realidade mista a partir de publicações oficiais e da cobertura de portais de tecnologia
Autor: Fernandes, Anna Cláudia Bueno 
Primeiro orientador: Pellanda, Eduardo Campos
Resumo: Esta dissertação investiga como as tecnologias de Realidade Estendida (XR) evoluíram para melhor se adaptarem às experiências humanas, a partir de uma revisão histórica da mídia e da coleta de documentos e publicações online sobre dispositivos contemporâneos. A trajetória histórica da XR é explorada desde as suas origens conceituais, no espaço das artes, até o desenvolvimento dos dispositivos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Mista (RM) mais atuais. Para abordar o atual estado da tecnologia, foram escolhidos cinco dispositivos, Google Glass, Microsoft Hololens, Magic Leap, Meta Quest Pro e Apple Vision Pro, analisados por meio da divulgação oficial das empresas e da cobertura de portais on-line de notícias de tecnologia. Inspirada na arqueologia da mídia, a pesquisa faz, primeiro, um exame da história desses dispositivos e um mapeamento de questões relacionadas ao seu desenvolvimento, sua interface e seus contextos de uso, para, então, serem analisados os efeitos na experiência do usuário, como questões de usabilidade e fatores humanos envolvidos no seu uso. O objetivo da pesquisa é entender a evolução e os mecanismos de funcionamento da XR, compreender as características humanas que permeiam a sua pesquisa e explorar os desafios para a sua adoção. Para isso, a dissertação se apoia nas definições relacionadas ao desenvolvimento tecnológico da comunicação como a ecologia da mídia, a remediação, a interface, a interação humano-computador e a experiência do usuário, utilizando autores como McLuhan (1979), Bolter e Grusin (1999), Scolari (2021), Johnson (2001) e Barbosa et al. (2021). Espera-se que a pesquisa apresente, além de alguns marcos no desenvolvimento da XR e tendências atuais, uma visão mais ampla sobre a percepção e a interação dos usuários com essas tecnologias, contribuindo para o debate sobre novas tecnologias, seus desafios e seu impacto na cultura e na sociedade
Abstract: This dissertation investigates how Extended Reality (XR) technologies have evolved to better adapt to human experiences, based on a historical review of the media and the collection of documents and online publications about contemporary devices. The historical trajectory of XR is explored from its conceptual origins, in the arts, to the development of the most current Virtual Reality (VR) and Mixed Reality (MR) devices. To address the current state of technology, five devices were chosen, Google Glass, Microsoft Hololens, Magic Leap, Meta Quest Pro and Apple Vision Pro, analyzed through the companies' official disclosure and coverage on online technology news portals. Inspired by media archaeology, the research first examines the history of these devices and maps issues related to their development, their interface and their contexts of use, and then analyzes the effects on the user experience, such as usability issues and human factors involved in its use. The goal of the research is to understand the evolution and working mechanisms of XR, understand the human characteristics that permeate its research and explore the challenges for its adoption. To achieve this, the dissertation is based on definitions related to the technological development of communication such as media ecology, remediation, interface, human-computer interaction and user experience, using authors such as McLuhan (1979), Bolter and Grusin ( 1999), Scolari (2021), Johnson (2001) and Barbosa et al. (2021). It is expected that the research will present, in addition to some milestones in the development of XR and current trends, a broader view of users' perception and interaction with these technologies, contributing to the debate on new technologies, their challenges and their impact on culture and society
Palavras-chave: Comunicação Social; Experiência do Usuário; Realidade Estendida; Realidade Virtual; Realidade Mista; Realidade Aumentada.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11263
Data de defesa: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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