Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11249
Tipo do documento: Tese
Título: Marcas de autoria e espaço-tempo escritural : uma proposta analítica para artigos acadêmicos à luz da teoria da linguagem de Émile Benveniste
Título(s) alternativo(s): Marks of authorship and written space-time: an analytical proposal for academic papers based on the Theory of Language by Émile Benveniste
Présence de l'auteur et espace-temps scriptural : une proposition analytique pour les articles scientifiques à la lumière de la théorie du langage d'Émile Benveniste
Autor: Gonçalves, Patrícia Azevedo 
Primeiro orientador: Delanoy, Cláudio Primo
Resumo: A pesquisa de doutoramento aqui registrada teve por objetivo visibilizar as contribuições da linguística benvenistiana para a análise de textos do gênero artigo acadêmico. A partir das questões norteadoras “Quais conceitos da obra de Benveniste podem contribuir para a análise de textos acadêmicos? Em que medida determinadas noções apresentadas pelo autor são explanatória e metodologicamente aplicáveis à descrição e à avaliação de gêneros acadêmicos? É possível pensar em um instrumento de avaliação de textos que seja enunciativo?”, delimitou-se, como objetivo geral, a proposição, com base nos pressupostos da Teoria da Linguagem de Émile Benveniste (1976, 1989, 2014), de um dispositivo analítico com categorias e descritores que instrumentalizem a avaliação enunciativa de textos da esfera acadêmica, de modo focal artigos científicos produzidos por graduandos/graduados. Assim, esta pesquisa se insere em uma perspectiva teórica e aplicada, porque, da síntese do quadro teórico em tela, foi construído um instrumento analítico, o qual se constituiu em três eixos, que, por sua vez, se subdividiram nas seguintes categorias e subcategorias: (1) instâncias do discurso: (1.1) quadro figurativo e (1.2) espaço-tempo do texto; (2) conteúdo semantizado: (2.1) referenciação, (2.2) elaboração teórica e (2.3) unidade/progressão temática; (3) agenciamento das formas: (3.1) sintagmatização e (3.2) repertório/léxico. O instrumento proposto foi aplicado em um corpus de três artigos publicados na Revista Gatilho (UFJF) por estudantes de Letras. Considerando tanto os artigos citados quanto o próprio instrumento avaliativo como dados linguísticos a serem analisados, em nossos resultados e discussão, apresentamos a análise qualitativa dos textos, para, depois, discutir a própria funcionalidade, pertinência e organização das categorias elaboradas. Este estudo de doutorado, portanto, sustenta a tese de que, embora Émile Benveniste não tenha se dedicado diretamente ao estudo da escrita, seu posicionamento epistemológico e suas contribuições para a compreensão da linguagem e de como nela o homem se constitui como sujeito possibilitam a formulação de categorias analíticas para a avaliação de textos acadêmicos, contribuindo para a compreensão e o aperfeiçoamento da escrita de artigos científicos enquanto espaços-tempos escriturais nos quais os autores imprimem marcas de autoria
Abstract: The doctorate study registered here aimed to make apparent Benveniste’s linguistic contributions for the analysis and evaluation of texts in the academic paper genre. Based on the guiding questions “Which concepts from Benveniste’s work can contribute to the analysis of academic texts? To which extent certain notions presented by the author are explanatorily and methodologically applicable to the description and evaluation of academic genres? Is it possible to conceptualize an evaluation tool that is enunciative?”, we established, as the general objective, the proposition, based on the pillars of the Language Theory by Émile Benveniste (1976, 1989, 2014), of an analytical tool with categories and descriptors that enable the enunciative evaluation of academic texts, especially scientific papers written by undergraduate students/graduates. Thus, this study follows an applied and theoretical perspective, since, based on the synthesis of the theoretical framework aforementioned, we built an analytical tool, which comprises three spheres that, in turn, are subdivided into the following categories and sub-categories: (1) discourse instances: (1.1) figurative table and (1.2) space-time of the text; (2) semanticized content: (2.1) referencing, (2.2) theoretical formulation and (2.3) thematic unit/progression; (3) agency of forms: (3.1) syntagmatization and (3.2) repertoire/lexicon. The proposed tool was applied to a corpus of three papers published at the Gatilho Journal (UFJF) by Language undergraduate students. Considering both the papers mentioned and the evaluative tool itself as linguistic data for analysis, in our results and discussion we present the qualitative analysis of the texts so that, afterward, we are able to discuss the functionality, pertinence and organization of the established categories. This Doctorate study, thus, supports the thesis that, even though Émile Benveniste did not directly dedicate his work to the study of writing, his epistemological stance and contributions concerning language comprehension and how in it the man constitutes himself as subject enable the formulation of analytical categories for the evaluation of academic texts, contributing to the comprehension and the improvement of the writing of scientific papers as written space-times in which the authors imprint marks of authorship
La recherche doctorale présentée ici avait pour objectif de rendre visibles les contributions de la linguistique benvenistienne à l'analyse et à l'évaluation des textes du genre article scientifique. À partir des questions directrices "Quels concepts de l'oeuvre de Benveniste peuvent contribuer à l'analyse des textes académiques ? Dans quelle mesure certaines notions présentées par l'auteur sont-elles applicables de manière explicative et méthodologique à la description et à l'évaluation des genres académiques ? Est-il possible de penser à un instrument d'évaluation des textes qui soit énonciatif ?", l'objectif général a été délimité comme la proposition, sur la base des présupposés de la théorie du langage d'Émile Benveniste (1976, 1989, 2014), d'un dispositif analytique avec des catégories et des descripteurs qui instrumentalisent l'évaluation énonciative des textes du domaine académique, en se concentrant particulièrement sur les articles scientifiques produits par des étudiants et des étudiants diplômés. Ainsi, cette recherche s'inscrit dans une perspective théorique et appliquée, car à partir de la synthèse du cadre théorique en question, un instrument analytique a été construit, constitué de trois axes, qui se sont à leur tour subdivisés en catégories et sous-catégories suivantes : (1) instances du discours : (1.1) cadre figuratif et (1.2) espace-temps du texte ; (2) contenu sémantisé : (2.1) référenciation, (2.2) élaboration théorique et (2.3) unité/progression thématique ; (3) agencement des formes : (3.1) syntagmatisation et (3.2) répertoire/lexique. L'instrument proposé a été appliqué à un corpus de trois articles publiés dans la revue Revista Gatilho (UFJF) par des étudiants en Lettres. En considérant à la fois les articles cités et l'instrument d'évaluation lui-même comme des données linguistiques à analyser, dans nos résultats et discussions, nous présentons l'analyse qualitative des textes, puis discutons de la fonctionnalité, de la pertinence et de l'organisation des catégories élaborées. Cette étude doctorale soutient donc la thèse selon laquelle, bien qu'Émile Benveniste ne se soit pas consacré directement à l'étude de l'écriture, sa position épistémologique et ses contributions à la compréhension du langage et de la manière dont l'homme s'y constitue comme sujet permettent la formulation de catégories analytiques pour l'évaluation des textes académiques, et cela contribue à la compréhension et à l'amélioration de l'écriture des articles scientifiques en tant qu'espaces-temps scripturaux dans lesquels les auteurs inscrivent des marqueurs qui signalent la présence de l'auteur
Palavras-chave: Benveniste
Enunciação Escrita
Escrita Acadêmica
Artigo Acadêmico
Avaliação
Benveniste
Written Statement
Academic Writing
Academic Paper
Evaluation
Benveniste
Énonciation Écrite
L'écriture Académique
Article Scientifique
Évaluation
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11249
Data de defesa: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Patrícia Azevedo Gonçalves_Versão Final.pdfPATRÍCIA_AZEVEDO_GONÇALVES_TES1,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.