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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intervenções em habilidades fonológicas auxiliam leitura e matemática? : um estudo com o aplicativo GraphoGame
Autor: Escobar, Vinícius Spencer 
Primeiro orientador: Xavier Arteche, Adriane
Primeiro coorientador: Buchweitz, Augusto
Resumo: Devido a pandemia de COVID-19, houve uma defasagem significativa no aprendizado da leitura e matemática, por consequência do fechamento das escolas e do isolamento social. Existem habilidades que são compartilhadas para o desempenho de tarefas em ambas essas áreas, e que juntas compõem o processamento fonológico. O processamento fonológico é responsável pela aquisição e transformação da linguagem oral e escrita, porém, também é necessário para realização de tarefas matemáticas. E já existem evidências comportamentais e neurais corroborando essa relação. Para o aprendizado das habilidades fonológicas, é necessário que se realize uma metodologia sistemática e fônica, abordando as relações entre letras e seus respectivos sons, e progredindo sucessivamente até a leitura de palavras e frases. É possível que o aprendizado tradicional em sala de aula não seja tão eficiente, e com o avanço da tecnologia novas ferramentas podem ser utilizadas para o ensino do método fônico. O aplicativo GraphoGame foi criado como um método de auxílio e promoção das habilidades fonológicas em crianças, promovendo um treinamento de conexão da linguagem escrita com os sons correspondentes da linguagem oral. O jogo é fundamentado e estruturado a partir do método fônico, iniciando com as correspondências entre grafemas e fonemas de letras, e avançando para sílabas, palavras e frases. As crianças jogam informando a letra, sílaba ou palavra que corresponde ao som escutado por ela. Evidências anteriores apontam o GraphoGame como uma ferramenta útil de apoio para a literacia e habilidades fonológicas. Entretanto, poucos estudos foram realizados com crianças mais velhas, e que precisaram interromper o seu aprendizado devido a pandemia. Além disso, cabe investigar se o auxílio nas habilidades fonológicas pode melhorar o desempenho em tarefas matemáticas que exigem processamento fonológico. Dessa forma, a presente dissertação de mestrado é composta por um artigo empírico que busca investigar se a intervenção com o GraphoGame em crianças do 4° ano do Ensino Fundamental pode ser uma ferramenta útil no desenvolvimento da leitura, habilidades fonológicas e matemática. Para isso, foi realizado um estudo quase experimental e longitudinal, com avaliação pré e pós intervenção com o aplicativo GraphoGame. Comparando pré e pós intervenção, não foram encontrados resultados significativos da utilização do GraphoGame. Porém, é possível que algumas limitações da escolha da amostra tenham influenciado esses achados. A metodologia e os resultados serão melhor discutidos na sessão do artigo empírico
Abstract: Due to the COVID-19 pandemic, there was a significant delay in learning reading and mathematics, as a result of school closures and social isolation. There are skills that are shared for the performance of tasks in both these areas, and that together make up phonological processing. Phonological processing is responsible for the acquisition and transformation of oral and written language, but it is also necessary for performing mathematical tasks. And there is already behavioral and neural evidence supporting this relationship. In order to learn phonological skills, it is necessary to carry out a systematic and phonic methodology, approaching the relationships between letters and their respective sounds, and successively progressing to the reading of words and phrases. It is possible that traditional learning in the classroom is not as efficient, and with the advancement of technology, new tools can be used to teach the phonic method. The GraphoGame application was created as a method to aid and promote phonological skills in children, promoting training in connecting written language with the corresponding sounds of oral language. The game is based on and structured based on the phonic method, starting with correspondences between letter graphemes and phonemes, and advancing to syllables, words and phrases. Children play by informing the letter, syllable or word that corresponds to the sound heard by them. Previous evidence points to GraphoGame as a useful support tool for literacy and phonological skills. However, few studies have been carried out with older children, who had to interrupt their learning due to the pandemic. In addition, it is worth investigating whether assistance with phonological skills can improve performance in mathematical tasks that require phonological processing. Thus, this master's thesis is composed of an empirical article that seeks to investigate whether the intervention with GraphoGame in children of the 4th year of Elementary School can be a useful tool in the development of reading, phonological and mathematics skills. For this, a quasi-experimental and longitudinal study was carried out, with pre and post intervention evaluation with the GraphoGame application. Comparing pre and post intervention, no significant results were found using GraphoGame. However, it is possible that some limitations in the choice of sample have influenced these findings. The methodology and results will be better discussed in the empirical article section.
Palavras-chave: Tecnologia
Processamento Fonológico
Matemática
Método Fônico
Technology
Phonological Processing
Mathematics
Phonic Method
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 29/05/2029
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11245
Data de defesa: 3-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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