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Tipo do documento: Tese
Título: Assessing pragmatic competence : a rating scale for academic written text production in portuguese as an additional language
Autor: Antunes, Aline Jéssica 
Primeiro orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Resumo: Classroom-based language assessment is an endless theme for teachers. Similarly, pragmatics researchers have been continually deepening their studies in order to find sharpest solutions to the development of pragmatic competence in additional language learners. These two areas of study are the realm from which this dissertation emerged. It is organized into three main chapters, which have different proposals despite being interdependent. The core subject focuses on research into the teaching and learning of Brazilian Portuguese as an additional language and on Second Language Acquisition studies. To accomplish this, the empirical research methodology of Constructive Grounded Theory was adopted to support the studies developed in the other chapters of this dissertation. Throughout the research, a reflective practice study was developed since the nature of this study is related to Applied Linguistics. Firstly, there is a process of reflexivity about the decisions made during the research and the teaching practices prior to and concomitant with the writing of this work, which guided the initial assumptions and discussions. Subsequently, it explores the use of pragmatic markers in academic articles written in Brazilian Portuguese through data-driven analysis of a corpus. During this second stage, specific pragmatic theories and methodologies - such as Interlanguage Pragmatics and Corpus Pragmatics - are used to verify the occurrence of the object of study in the selected texts. This process resulted in a list of the ten most used pragmatic markers in articles written in Portuguese. Ultimately, this list was used to create a rating scale based on the parameters of text organization and mechanisms, content, vocabulary and language use, and pragmatic competence. At the end of this doctoral dissertation, the findings of the research have been transformed into a single assessment device, which aims to verify the levels of pragmatic, linguistic and communicative competencies of students of Brazilian Portuguese as an additional language in an academic context.
Abstract: A avaliação de línguas em sala de aula é um tema recorrente entre professores. Do mesmo modo, pesquisadores da pragmática têm continuamente aperfeiçoado seus estudos a fim de encontrar respostas mais claras quanto ao desenvolvimento de competência pragmática em aprendizes de línguas adicionais. Essas duas áreas de estudo são preocupações das quais emergiram a presente tese, que está organizada em três capítulos principais, os quais possuem propostas distintas apesar de serem interdependentes. A temática principal centra-se na pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de Português Brasileiro como língua adicional e nos estudos de Aquisição de Segunda Língua. Para tornar isso possível, a metodologia de pesquisa empírica da Constructive Grounded Theory foi adotada para dar suporte aos estudos desenvolvidos nos demais capítulos desta tese. Ao longo da pesquisa, foi desenvolvido um estudo de prática reflexiva, uma vez que a natureza desta tese se alia à Linguística Aplicada. Em um primeiro momento, há um processo de reflexividade acerca das decisões tomadas ao longo da pesquisa e das práticas docentes anteriores e concomitantes à escrita da tese e que guiaram os pressupostos iniciais e as discussões realizadas. Na sequência, busca-se analisar o uso de marcadores pragmáticos em artigos acadêmicos escritos em português brasileiro por meio de análises orientadas por dados oriundos de um corpus. Nesta segunda etapa, faz-se uso de teorias e metodologias específicas da pragmática – como a Pragmática da Interlíngua e a Pragmática de Corpus – para que fosse possível verificar a ocorrência do objeto de estudo nos textos selecionados. Deste estudo resultou a lista dos dez marcadores pragmáticos mais utilizados em artigos escritos em língua portuguesa. Por fim, a lista supracitada forneceu subsídios para a criação de uma escala de avaliação baseada em critérios de organização e mecanismos do texto, conteúdo, vocabulário e língua em uso, e competência pragmática. Ao fim da presente tese de doutorado, os diversos dados observados ao longo da pesquisa se tornam um único instrumento avaliativo cuja proposta é verificar os níveis de competências pragmática, linguística e comunicativa de aprendizes de português brasileiro como língua adicional em contexto acadêmico.
Palavras-chave: Pragmatic Competence
Pragmatic Markers
Classroom-Based Language Assessment
Portuguese as an Additional Language
Brazilian Portuguese
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 22/01/2029
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11087
Data de defesa: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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