Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11044
Tipo do documento: Tese
Título: Irmã, por que há sangue saindo da sua cabeça? Discursos sobre a loucura feminina nos filmes O que terá acontecido a Baby Jane?, O bebê de Rosemary e O exorcista.
Autor: Freitas, Muriel Rodrigues de 
Primeiro orientador: Meyrer, Marlise Regina
Resumo: Esta pesquisa trata dos discursos sobre a loucura feminina no cinema de terror estadunidense das décadas de 1960 e 1970. Tomamos de empréstimo as categorias foucaultianas de dispositivos, enunciados e práticas discursivas tendo como objetivo principal observar, identificar e analisar de que forma os diferentes enunciados sobre gênero e loucura podem ser percebidos em personagens e discursos dos filmes O que terá acontecido a Baby Jane? (1962), baseado no livro de Henry Farrel e dirigido por Robert Aldrich; O bebê de Rosemary (1968), adaptado do livro de Ira Levin e dirigido pelo polonês Roman Polanski; e O Exorcista (1973), inspirado no livro de Willian Peter Blatty e dirigido por William Friedkin. Os filmes são tratados aqui como documentos históricos importantes, pesquisados através da análise das tecnologias de gênero, conceito adaptado pela teórica Teresa de Lauretis (1987) a partir das concepções de tecnologias sexuais de Michel Foucault (1988). O intuito foi verificar se o cinema de terror deu seguimento a uma tradição muito antiga de ligar as mulheres, discursiva e imageticamente, ao mal e à anormalidade analisando também de que forma o medo pode ser instrumentalizado a partir dos estereótipos da loucura feminina criados pelos discursos médico-psiquiátricos do século XIX. Ao focar no cinema norte-americano das décadas de 60 e 70, buscamos evidenciar que foi em um contexto de intensas lutas sociais por direitos que alguns dos maiores clássicos deste gênero foram criados. Também investigamos como diferentes campos de atuação, como o religioso e o médico, foram mobilizados nestas películas visando reforçar hierarquias de gênero, tendo o campo cinematográfico como aliado. Temas associados ao feminino como a maternidade, sexualidade, comportamento e aparência foram analisados por meio dos Estudos de gênero e sexualidade, da História cultural, História das Mulheres e da Loucura.
Abstract: This research addresses the discourses about female madness in American Horror movies in the decades of 1960 and 1970. We borrowed foucaultian categories of dispositive, announcements and discursive practices aiming mostly to watch, identify and analyze the ways in which differentannouncements around gender and madness can be perceived in characters and discourses of the movies What Ever Happened to Baby Jane? (1962), based on Henry Farrel book and directed by Robert Aldrich; Rosemary’s Baby (1968), adapted from Ira Levin book anddirected by Roman Polanski; and The Exorcist (1973), inspired by Willian Peter Blatty book and directed by William Friedkin. These movies are treated as important historical documents, researched through the analysis of gender technology, a concept adapted by Teresa de Lauretis (1987) from er conceptions around Michel Foucault’s sexual technologies (1988). The purpose was to verify if Horror Movie followed the ancient tradition to connect women to evil and abnormality, in discourse and images, analyzing also in which ways the fear could be instrumented from female madness stereotypes created by physician and psychiatric discourses in the 19thcentury. As we focus on American movies from the 1960s and 1970s, we also try to point out that some of the most classical movies of this gender were developed in a context of intense social struggles for rights. We also investigated how different fields as religious and medical were mobilized in these movies, trying to reinforce gender hierarchies, using cinematographic field as an ally. Themes associated with the feminine, such as maternity, sexuality, behavior and appearance were analyzed through the Gender and Sexuality Studies, Cultural History, Women and Madness History
Esta investigación aborda los discursos sobre la locura femenina en el cine de terror estadounidense de las décadas de 1960 y 1970. Sobre el género y la locura se pueden percibir en personajes y discursos de las películas ¿Qué pasó con Baby Jane? (1962), basada en el libro de Henry Farrell y dirigida por Robert Aldrich; El bebé de Rosemary (1968), adaptada de un libro de Ira Levin y dirigida por el director polaco Roman Polanski; y El exorcista (1973), inspirada en el libro de William Peter Blatty y dirigida por William Friedkin. Las películas son tratadas aquí como importantes documentos históricos, investigados a través del análisis de las tecnologías de género, concepto adaptado por la teórica Teresa de Lauretis (1987) a partir de las concepciones de Michel Foucault sobre las tecnologías sexuales (1988). El objetivo era comprobar si el cine de terror seguía una tradición muy antigua de vincular discursiva e imagenísticamente a la mujer con el mal y la anormalidad, analizando también de qué manera se puede instrumentalizar el miedo a partir de los estereotipos de locura femenina creados por los discursos médico-psiquiátricos de la siglo 19. Al centrarnos en el cine norteamericano de los años 60 y 70, buscamos mostrar que fue en un contexto de intensas luchas sociales por los derechos que se crearon algunos de los más grandes clásicos de este género. También investigamos cómo diferentes campos de acción, como el religioso y el médico, se movilizaron en estas películas para reforzar las jerarquías de género, con el campo cinematográfico como aliado. Temas asociados a lo femenino como la maternidad, la sexualidad, el comportamiento y la apariencia fueron analizados a través de estudios de género y sexualidad, Historia Cultural, Historia de la Mujer y Locura
Palavras-chave: Mulheres
Loucura
Cinema
Terror
Discursos
Women
Madness
Cinema
Terror
Discourses
Mujeres
Locura
Cine
Terror
Discursos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11044
Data de defesa: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MURIEL_ RODRIGUES_ DE_ FREITAS_TES.pdfMURIEL_RODRIGUES_DE_FREITAS_TES3,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.