Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Cristina Baum da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9202590567485390por
dc.contributor.advisor1Sarlet, Gabrielle Bezerra Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638814642817946por
dc.date.accessioned2023-09-06T22:09:11Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10982-
dc.description.resumoPor intermédio do streaming, dos algoritmos de pagamento de direitos autorais e dos algoritmos de recomendação de playlists, o Spotify vem violando normas de direitos fundamentais culturais, de direitos fundamentais de autor e a dignidade da pessoa humana dos compositores musicais. O presente trabalho foi realizado através do método hipotético-dedutivo e é introduzido apresentando-se como o streaming, uma tecnologia de transmissão instantânea de dados, transformou a indústria da música que estava à beira da falência com os incontroláveis uploads e downloads via Napster, μTorrent e o The Pirate Bay. Diante da relevância do uso das tecnologias sobre os direitos fundamentais e seguindo a área de concentração “Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado” deste PPGD, no primeiro capítulo é discorrido sobre os direitos culturais sob a perspectiva internacional, constitucional, e demais normas jurídicas de proteção à cultura, bem como a preocupação da UNESCO com a discriminação algorítmica que ocorre na indústria da música. No segundo capítulo é feita uma revisão história e bibliográfica dos direitos autorais, da indústria fonográfica, assim como é tratado sobre o papel do ECAD na gestão coletiva de direitos autorais no Brasil. Finaliza-se esse capítulo apontando a eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas entre compositores e gravadoras. No terceiro capítulo é narrado a história do Spotify, como a empresa vem se comportando com as demandas dos compositores musicais em relação ao valor do streamshare, o rateio dos direitos autorais e como a plataforma vem atuando para auxiliar no crescimento dos artistas. Conclui-se que o Spotify é uma empresa de tecnologia que visa ao seu crescimento no mercado de ações e vem instrumentalizando os compositores musicaispor
dc.description.abstractThrough streaming, royalty payment algorithms, and playlist recommendation algorithms, Spotify has been violating norms of fundamental cultural rights, fundamental copyright and the human dignity of music composers. The present work was carried out through the hypothetical-deductive method and is introduced by presenting how streaming, a technology of instant data transmission, transformed the music industry that was on the verge of bankruptcy with the uncontrollable uploads and downloads via Napster, μTorrent and The Pirate Bay. Given the relevance of the use of technologies on fundamental rights and following the area of concentration “Constitutional Foundations of Public Law and Private Law” of this Graduate Program in Law, the first chapter discusses cultural rights from the international, constitutional, and other legal norms of protection of culture, as well as UNESCO's concern with the algorithmic discrimination that occurs in the music industry. In the second chapter, a historical and bibliographic review of copyright, of the phonographic industry is made, as well as it is treated on the role of ECAD in the collective management of copyright in Brazil. This chapter concludes by pointing out the effectiveness of fundamental rights in the private relations between composers and record labels. In the third chapter, the history of Spotify is narrated, explaining how the company has been behaving with the demands of musical composers in relation to the value of streamshare, the apportionment of copyright and how the platform has been acting to assist in the growth of artists. It is concluded that Spotify is a technology company that aims at its growth in the stock market and has been instrumentalizing musical composers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Direito ([email protected]) on 2023-08-04T13:51:36Z No. of bitstreams: 1 CRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS.pdf: 2061508 bytes, checksum: cdf8626cc9d38c0ca61ae58d12008c7d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido, devido à divergência no título nas folhas: capa institucional, folha de rosto, ficha catalográfica, folha da banca. on 2023-08-15T17:57:34Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Direito ([email protected]) on 2023-08-18T18:33:10Z No. of bitstreams: 1 CRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS.pdf: 2022565 bytes, checksum: 4e72252973c39f966ee9c80b25dc2298 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido, devido à divergência no título nas folhas: capa institucional, folha de rosto, ficha catalográfica, folha da banca on 2023-08-22T13:17:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Direito ([email protected]) on 2023-08-31T15:29:11Z No. of bitstreams: 1 CRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS.pdf: 2055705 bytes, checksum: c69d0883cd379c876f86200fa8bf6765 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-09-06T21:59:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS.pdf: 2055705 bytes, checksum: c69d0883cd379c876f86200fa8bf6765 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-06T22:09:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS.pdf: 2055705 bytes, checksum: c69d0883cd379c876f86200fa8bf6765 (MD5) Previous issue date: 2023-03-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/188901/CRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Direitopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlgoritmospor
dc.subjectDireitos Autoraispor
dc.subjectDireitos Fundamentaispor
dc.subjectDiscriminação Algorítmicapor
dc.subjectSpotifypor
dc.subjectAlgorithmspor
dc.subjectAlgorithmic Discriminationpor
dc.subjectCopyrighteng
dc.subjectFundamental rightseng
dc.subjectSpotifyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleO uso do streaming musical sob o enfoque da lei de direitos autorais brasileiro : uma análise do spotify à luz da teoria dos direitos humanos e fundamentaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS.pdfCRISTINA_BAUM_DA_SILVA_DIS2.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.