Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10950
Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas de pais sobre a abordagem Reggio Emilia em uma escola de educação infantil bilíngue
Autor: Rosa, Gabriely de Sousa 
Primeiro orientador: Morosini, Marilia Costa
Resumo: A relação família-escola dentro da abordagem pedagógica Reggio Emilia é presente desde a fundação das primeiras escolas no período do pós-guerra. A presença de familiares dentro do ambiente escolar permeia o sistema de ensino italiano como um todo, inspirando escolas no contexto brasileiro de ensino. A partir disso, com o objetivo de compreender a contribuição do vínculo família-escola na formação da afetividade na educação de crianças com a participação da família, o presente trabalho utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho descritivo para um estudo de caso, coletando dados a partir da análise bibliográfica e aplicação de questionário a pais de alunos matriculados. A análise se baseou em eixos formativos propostos pelo Projeto Político Pedagógico da escola e divididos em afetividade, bilinguismo, interculturalidade e Reggio Emilia. Autores como MOROSINI (2006); EDWARDS, GANDINI, FORMAN (2016); BRASIL (2016, 2018, 2022) e UNESCO (2016) representam as principais fontes utilizadas nas referências bibliográficas da dissertação, a fim de explicar os conceitos dos eixos formativos. As questões aplicadas representaram a unânime resposta da importância e necessidade da criação de vínculos afetivos dentro do ambiente escolar, proporcionando uma educação intercultural e de qualidade na Educação Infantil. O estudo do caso da escola de Educação Infantil bilíngue, conclui que a participação da família e o posicionamento da escola perante as relações de afeto desenvolvidas dentro do ambiente escolar auxiliam na promoção de uma educação intercultural que se comunica com a globalização e o conceito de Cidadania Global dentro da filosofia da abordagem Reggio Emilia.
Abstract: The family-school relationship within the Reggio Emilia pedagogical approach is present since the foundation of the first schools in the post-war period. The presence of family members in the school environment permeates the Italian teaching aspect as a whole, inspiring schools that use the pedagogical aspect in the Brazilian context of teaching. From this, in order to understand the configurations of the Reggio Emilia approach in the formation of affectivity between family-school in an internationalized Early Childhood Education Educational Center, the present work used the methodology of qualitative research of descriptive nature for a case study, collecting data from the bibliographic analysis and application of questionnaires to parents of enrolled students. The elaboration of the State of Knowledge, proved the scarcity of works produced in the thematic of the work, needing to use legislative and bibliographical documents for writing the work. The analysis was based on formative axes proposed by the Political Pedagogical Project of the school and divided into Affectivity, Bilingualism, Interculturality and Reggio Emilia. Authors as MOROSINI (2006); EDWARDS, GANDINI, FORMAN (2016); BRASIL (2016, 2018, 2022) e UNESCO (2016) sources used in the bibliographical references of the dissertation, in order to explain the concepts of the formative axes. The questions applied represented the unanimous response of the importance and necessity of creating affective bonds within the school environment, providing an intercultural and quality education in early childhood education. The case study of the bilingual Early Childhood Education, concludes that the participation of the family and the positioning of the school towards the relationships of affection developed within the school environment help in the promotion of an intercultural education that communicates with globalization and the concept of Global Citizenship within the philosophy of approach Reggio Emilia
Palavras-chave: Reggio Emilia
Afetividade
Educação Infantil
Família-Escola
Interculturalidade
Bilíngue
Internacionalização at Home
Reggio Emilia
Affectivity
Early Childhood Education
Family-School
Interculturality
Bilingual
Internacionalisation at Home
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10950
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriely de Sousa Rosa.pdfGABRIELY_DE_SOUSA_ROSA_DIS1,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.