Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10946
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fatores que influenciam o compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos no Sul do Brasil |
Autor: | Câncio, Eric Pestana |
Primeiro orientador: | Chaves, Marcírio Silveira |
Resumo: | As universidades e outros ambientes acadêmicos sofrem cada vez mais com a competição global. Essas organizações competem por recursos, talentos e projetos. Para fazer frente a forte concorrência no setor do ensino superior, os departamentos acadêmicos precisam ser mais inovadores lançando novos programas acadêmicos e desenvolvendo propostas de pesquisa inovadoras. Neste ambiente, faz-se necessário que estas organizações construam vantagens competitivas com relação a seus pares. O compartilhamento de conhecimento (CC) é um fator-chave na construção de vantagens competitivas e na capacidade de inovar. Sendo assim, se faz necessário entender como facilitar o CC em entre acadêmicos para tornar as universidades mais competitivas e inovadoras. Embora estudos tenham sido realizados sobre CC em universidades, não foram encontrados estudos que tenham analisado os fatores que influenciam positivamente o CC entre acadêmicos no Sul do Brasil. Além disso, observa-se que as iniciativas de gestão de conhecimento em universidades ainda são embrionárias. Esta pesquisa tem como objetivo entender quais fatores influenciam positivamente o CC entre acadêmicos no Sul do Brasil. Por meio de uma survey com 316 professores e pesquisadores em universidades no Sul do Brasil, este estudo analisou se a as Recompensas Organizacionais, a Qualidade do Sistema de Gestão, a Comunicação Aberta e a Comunicação interativa Face-a-face estão relacionados positivamente com o compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos no Sul do Brasil. Para analisar os dados, a técnica de PLS foi utilizada. Resultados mostram que a Qualidade do Sistema de Gestão de Conhecimento, a Comunicação Aberta e a Comunicação Interativa Face-a-Face são fatores que estão relacionados positivamente com o CC entre acadêmicos no Sul do Brasil |
Abstract: | Universities and other academic environments are increasingly facing global competition. These organizations compete for resources, talent, and projects. To confront the strong competition in the higher education sector, academic departments need to be more innovative by launching new academic programs and developing innovative research proposals. In this environment, it is necessary for these organizations to build competitive advantages compared to their peers. Knowledge sharing (KS) is a key factor in building competitive advantages and the ability to innovate. Therefore, it is necessary to understand how to facilitate KS among academics to make universities more competitive and innovative. Although studies have been conducted on KS in universities, no studies have been found that have analyzed the factors that positively influence KS among academics in southern Brazil. In addition, it is observed that knowledge management initiatives in universities are still in their early stages. This research aims to understand which factors positively influence KS among academics in southern Brazil. Through a survey with 316 professors and researchers in universities in southern Brazil, this study analyzed whether Organizational Rewards, Quality of the Management System, Open Communication, and Face-to-Face Interactive Communication are positively related to knowledge sharing among academics in southern Brazil. Partial Least Squares (PLS) technique was used to analyze the data. Results show that the Quality of the Knowledge Management System, Open Communication, and Face-to-Face Interactive Communication are factors that are positively related to KS among academics in southern Brazil. |
Palavras-chave: | Compartilhamento do Conhecimento PLS-SEM Qualidade do Sistema de Gestão do Conhecimento Comunicação Interativa Face-a-Face Comunicação Aberta Knowledge Sharing PLS-SEM Quality of Knowledge Management System Face-to-Face Interactive Communication Openness in Communication |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Negócios |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10946 |
Data de defesa: | 19-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÉRIC_PESTANA_CÂNCIO_DIS.pdf | ERIC_PESTANA_CANCIO_DIS | 544,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.