Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10946
Document type: Dissertação
Title: Fatores que influenciam o compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos no Sul do Brasil
Author: Câncio, Eric Pestana
Advisor: Chaves, Marcírio Silveira
Abstract (native): As universidades e outros ambientes acadêmicos sofrem cada vez mais com a competição global. Essas organizações competem por recursos, talentos e projetos. Para fazer frente a forte concorrência no setor do ensino superior, os departamentos acadêmicos precisam ser mais inovadores lançando novos programas acadêmicos e desenvolvendo propostas de pesquisa inovadoras. Neste ambiente, faz-se necessário que estas organizações construam vantagens competitivas com relação a seus pares. O compartilhamento de conhecimento (CC) é um fator-chave na construção de vantagens competitivas e na capacidade de inovar. Sendo assim, se faz necessário entender como facilitar o CC em entre acadêmicos para tornar as universidades mais competitivas e inovadoras. Embora estudos tenham sido realizados sobre CC em universidades, não foram encontrados estudos que tenham analisado os fatores que influenciam positivamente o CC entre acadêmicos no Sul do Brasil. Além disso, observa-se que as iniciativas de gestão de conhecimento em universidades ainda são embrionárias. Esta pesquisa tem como objetivo entender quais fatores influenciam positivamente o CC entre acadêmicos no Sul do Brasil. Por meio de uma survey com 316 professores e pesquisadores em universidades no Sul do Brasil, este estudo analisou se a as Recompensas Organizacionais, a Qualidade do Sistema de Gestão, a Comunicação Aberta e a Comunicação interativa Face-a-face estão relacionados positivamente com o compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos no Sul do Brasil. Para analisar os dados, a técnica de PLS foi utilizada. Resultados mostram que a Qualidade do Sistema de Gestão de Conhecimento, a Comunicação Aberta e a Comunicação Interativa Face-a-Face são fatores que estão relacionados positivamente com o CC entre acadêmicos no Sul do Brasil
Abstract (english): Universities and other academic environments are increasingly facing global competition. These organizations compete for resources, talent, and projects. To confront the strong competition in the higher education sector, academic departments need to be more innovative by launching new academic programs and developing innovative research proposals. In this environment, it is necessary for these organizations to build competitive advantages compared to their peers. Knowledge sharing (KS) is a key factor in building competitive advantages and the ability to innovate. Therefore, it is necessary to understand how to facilitate KS among academics to make universities more competitive and innovative. Although studies have been conducted on KS in universities, no studies have been found that have analyzed the factors that positively influence KS among academics in southern Brazil. In addition, it is observed that knowledge management initiatives in universities are still in their early stages. This research aims to understand which factors positively influence KS among academics in southern Brazil. Through a survey with 316 professors and researchers in universities in southern Brazil, this study analyzed whether Organizational Rewards, Quality of the Management System, Open Communication, and Face-to-Face Interactive Communication are positively related to knowledge sharing among academics in southern Brazil. Partial Least Squares (PLS) technique was used to analyze the data. Results show that the Quality of the Knowledge Management System, Open Communication, and Face-to-Face Interactive Communication are factors that are positively related to KS among academics in southern Brazil.
Keywords: Compartilhamento do Conhecimento
PLS-SEM
Qualidade do Sistema de Gestão do Conhecimento
Comunicação Interativa Face-a-Face
Comunicação Aberta
Knowledge Sharing
PLS-SEM
Quality of Knowledge Management System
Face-to-Face Interactive Communication
Openness in Communication
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Negócios
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10946
Issue Date: 19-Jul-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRIC_PESTANA_CÂNCIO_DIS.pdfERIC_PESTANA_CANCIO_DIS544.6 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.