Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1079
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da dureza e rugosidade superficial de material reembasador resiliente submetido a agente químico de limpeza e a escovação simulada
Autor: Beck Neto, Joaquim Luiz de Lima 
Primeiro orientador: Mota, Eduardo Gonçalves
Resumo: Os objetivos deste estudo in vitro, foram avaliar e comparar a rugosidade e a dureza Shore A de um material reembasador resiliente (Ufi Gel P) submetido à escovação simulada com e sem aplicação de seu selante de superfície (Ufi Gel P), desinfetados ou não com hipoclorito de sódio 2,5% em até 28 dias. Para confecção das amostras, o material reembasador resiliente foi aplicado em uma espessura de 2 mm sobre uma barra de resina acrílica ativada quimicamente (JET). Foram confeccionados 30 amostras do material Ufi Gel P (2 mm de espessura) sobre a barra de resina acrílica e divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=10) de acordo com o tratamento aplicado: Ufi Gel P com selante (Grupo 1); Ufi Gel P com selante submetido à desinfecção com hipoclorito de sódio 2,5% por 28 minutos, a cada 7 dias (Grupo 2); Ufi Gel P sem selante submetido à desinfecção com hipoclorito de sódio 2,5% por 28 minutos, a cada 7 dias (Grupo 3). Os 3 grupos foram armazenados em saliva artificial em estufa á 37°C durante 28 dias. A rugosidade e dureza Shore A foram verificados no tempo inicial, 7, 14, 21, 28 dias. As medidas da rugosidade média (Ra) foram realizadas com um rugosímetro SJ 201 (Mitutoyo) e as de dureza através de um durômetro Teclok Shore A. Os resultados foram analisados com ANOVA e Tukey ( =0,05). Analisando os resultados de rugosidade (Ra) ao longo dos 28 dias pode-se observar que não houve diferença estatisticamente significante entre os tempos e entre os grupos quando submetidos à Análise de Variância (p>0,05). Ao comparar as médias de dureza entre os grupos e entre tempos, houve diferença estatisticamente significante (p<0,05). Assim, pode-se concluir que os valores de rugosidade não se alteraram nos 28 dias (p>0,05) e que o material condicionador de tecido tem um aumento significativo nos valores de dureza nos primeiros 21 dias, não havendo diferença significante após este período (p>0,05).
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
MATERIAIS DENTÁRIOS
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS (ODONTOLOGIA)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: BECK NETO, Joaquim Luiz de Lima. Avaliação da dureza e rugosidade superficial de material reembasador resiliente submetido a agente químico de limpeza e a escovação simulada. 2009. 53 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1079
Data de defesa: 12-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425710.pdfTexto Completo4,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.