Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10764
Tipo do documento: Tese
Título: O Ensino Remoto Emergencial e o Desenvolvimento de Competências e Habilidades Digitais : um estudo de caso com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental
Autor: Peixoto, Raquel Thais Soares 
Primeiro orientador: Kampff, Adriana Justin Cerveira
Resumo: No início do ano de 2020, o mundo abalou-se com o contexto da pandemia de COVID-19, que trouxe inúmeras incertezas e desafios à esfera educacional, em especial aos docentes e à sua prática educativa. A partir desse cenário, a formação docente apresentou um propósito de maior ênfase, devido aos processos de ensino e de aprendizagem receberem novos delineamentos através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). De acordo com a situação, fez-se necessário proporcionar capacitação e formação aos docentes para que desenvolvessem as competências e as habilidades digitais tão necessárias ao panorama da contemporaneidade. Dessa maneira, a presente pesquisa busca compreender “Como se configuraram as competências e habilidades em TDICs das professoras de 1º ano dos anos iniciais no contexto da pandemia no Ensino Remoto Emergencial durante o primeiro semestre do ano de 2020?”. Frente a essa questão, o estudo tem por objetivo investigar como as professoras de 1ºano dos anos iniciais perceberam e significaram o desenvolvimento de competências e habilidades digitais docentes diante do contexto de pandemia. Para isso, é proposta uma pesquisa apoiada em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, em um colégio privado de Porto Alegre, tendo como participantes professoras de 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolveu através de análises documentais, realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um instrumento (questionário eletrônico) elaborado a partir do framework autoavaliativo, DigCompEdu, baseado e adaptado do Quadro Europeu, versão em português, do ano de 2018. Os dados foram coletados e, após registros, analisados a partir do método de análise de conteúdo, e das observações desenvolvidas na investigação, foram propiciados elementos para organização e planejamento de formações docentes baseadas no desenvolvimento de competências e habilidades digitais associadas ao fazer docente.
Abstract: At the beginning of 2020, the world was shaken by the context of the COVID-19 pandemic, which brought countless uncertainties and challenges to the educational sphere, especially to teachers and their educational practice. From this scenario, teacher training presented a purpose of greater emphasis, due to the teaching and learning processes receiving new outlines through Digital Information and Communication Technologies (TDICs). Depending on the situation, it was necessary to provide training and education to teachers so that they could develop the skills and digital skills that are so necessary in the contemporary landscape. In this way, the present research seeks to understand “How were the competences and skills in DICTs of the 1st year teachers of the initial years configured in the context of the pandemic in Emergency Remote Teaching during the first half of 2020?”. Faced with this question, the study aims to investigate how the 1st year teachers of the early years perceived and meant the development of teaching digital skills and abilities in the face of the pandemic context. For this, a research based on a case study is proposed, with a qualitative approach, in a private school in Porto Alegre, with 1st year teachers as participants in the early years of Elementary School. The research was developed through document analyses, conducting semi-structured interviews and applying an instrument (electronic questionnaire) based on the self-assessment framework, DigCompEdu, based on and adapted from the European Framework, Portuguese version, for the year 2018. The data were collected and, after records, analyzed from the content analysis method, and from the observations developed in the investigation, elements were provided for the organization and planning of teaching training based on the development of digital skills and abilities associated with teaching.
Palavras-chave: Pandemia de COVID-19
Formação Docente
Competências Digitais Docentes
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 12 meses
Data para liberar texto completo: 18/05/2024
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10764
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_RAQUEL_THAIS_SOARES_PEIXOTO_COMPLETO.pdfRAQUEL_THAIS_SOARES_PEIXOTO_TES1,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.