Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10759
Document type: Dissertação
Title: O instagram do shopping Iguatemi de Porto Alegre no distanciamento social da COVID-19 : de vitrine on-line para revista de moda
Author: Albrecht, Regina Martins 
Advisor: Pellanda, Eduardo Campos
Abstract (native): Esta pesquisa busca entender a transformação da comunicação adotada por empresas com foco em varejo de moda em função do distanciamento social na pandemia da Covid-19. Para isso, escolheu-se a comunicação via redes sociais, tendo como ambiente o Instagram. Como corpus, será trabalhado o perfil do Shopping Iguatemi de Porto Alegre, o primeiro shopping da Região Sul do Brasil. Através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), são estudados os meses de janeiro a maio de 2020 e janeiro a maio de 2022, que a autora denomina como períodos pré e pós-isolamento social. Nota-se que o perfil passou por uma alteração em seu conteúdo na busca de ampliar os laços sociais (RECUERO, 2018) com o público, mesmo quando o shopping estava fechado em função do distanciamento social. Para o estudo, são utilizados ainda autores como Canclini (1997) e Fontenelle (2017) para falar de consumo, Chiavenato (2003) sobre tecnologia e ainda Pellanda (2005, 2009), Primo (2003, 2007) e Santaella (2016) dissertando sobre internet móvel, interatividade e ciberespaço. Viu-se que uma das estratégias do Shopping Iguatemi de Porto Alegre para transformar seu conteúdo no Instagram foi apropriar-se do que já vinha acontecendo nos ambientes físicos, passando de “grandes templos de consumo” para “grandes templos de experiências”
Abstract (english): This research seeks to understand the transformation of communication adopted by companies focused on fashion retail due to social distancing in the Covid-19 pandemic. For this, communication via social networks was chosen, with Instagram as the environment. As a corpus, the profile of Shopping Iguatemi in Porto Alegre, the first mall in the southern region of Brazil, will be worked on. Through Content Analysis (BARDIN, 2011), the months from January to May 2020 and January to May 2022 are studied, which the author calls pre and post social isolation periods. It is noted that the profile underwent a change in its content in the quest to expand social ties (RECUERO, 2018) with the public, even when the mall was closed due to social distancing. For the study, authors such as Canclini (1997) and Fontenelle (2017) are used to talk about consumption, Chiavenato (2003) about technology and even Pellanda (2005, 2009), Primo (2003, 2007) and Santaella (2016) lecturing about mobile internet, interactivity and cyberspace. It was seen that one of the strategies of Shopping Iguatemi in Porto Alegre to transform its content on Instagram was to appropriate what was already happening in physical environments, moving from “great temples of consumption” to “great temples of experiences"
Keywords: Criação de Conteúdo
Pandemia
Distanciamento Social
Instagram
Moda e Beleza
Content Creation
Pandemic
Social Distancing
Instagram
Fashion and Beauty
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Comunicação, Arte e Design
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10759
Issue Date: 29-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Regina Albrecht.pdfREGINA_MARTINS_ALBRECHT_DIS3.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.