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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Caio Fernando Flores-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9289423160029571por
dc.contributor.advisor1Meyrer, Marlise Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8160991187326250por
dc.date.accessioned2023-05-18T11:38:21Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10758-
dc.description.resumoSão Sebastião do Caí desenvolveu-se no fim do séc. XIX como um porto fluvial no último trecho navegável do rio Caí para navios a vapor de médio calado. Foi, durante o período da navegação fluvial, a principal conexão entre a Estrada Rio Branco (que ia do baixo vale do Caí até Caxias do Sul) e a hidrovia do rio Caí que seguia até Porto Alegre. Ao longo de três séculos e flutuações econômicas de ápice e decadência, essa cidade à margem esquerda do rio se constituiu como espaço de habitação para a comunidade caiense. Porém, o convívio entre essa comunidade e o rio não decorreu sem percalços. Este estudo propõe uma análise histórica sobre a relação humano-paisagem da população que habita as margens do rio Caí e seu entorno. Para isso, buscamos compreender a história desse rio pelas transições de longa duração. Foram identificados eventos de curta duração e períodos conjunturais que marcaram a história caiense, como a navegação fluvial, o processo de industrialização, a organização urbana e o decréscimo econômico. No entanto, encontramos as enchentes na cidade como sendo a principal estrutura de permanência na contínua interação entre o rio e seus habitantes. Para realizar esta análise, foi utilizada a categoria de “percepção da paisagem”, uma adaptação do conceito de perception of the environment de Tim Ingold (2000), em que se tangencia a divisão entre mundo natural (do fato dado) e universo cultural (imaginado). Dessa forma, a paisagem é vista como um espaço relacional construído por meio da ação humana sobre o ambiente. Essa relação, porém, se dá em termos estéticos, a partir da percepção visual que faz sentido do horizonte que nos cerca. Neste intento, foram utilizadas diversas fontes documentais, cartográficas e imagéticas que versam sobre a forma como o rio é percebido, usado e modelado conforme as necessidades econômicas da região. Para isso, esta tese se divide em três partes: a primeira contextualiza o rio Caí e sua região desde os primórdios da colonização europeia até o início de sua industrialização antropocênica entre os séculos XVII e XIX; a segunda analisa o desenvolvimento econômico da cidade baseado na navegação comercial na virada do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX; e a terceira faz uma análise da reciprocidade do convívio com o rio, versando sobre a natureza que resiste às intervenções humanas, seja pelas cheias, seja pelo cultivo de uma memória e identidade locais que se afirmam a partir da presença e permanência do rio Caí e do cotidiano de suas águas entre 1854 e 2020.por
dc.description.abstractAt the 19 th Century’s end, São Sebastião do Caí developed as a haven on the last navigable stretch for medium-draft steamships of the Caí river. During the navigation period, this city was the main connection between Rio Branco road (which ran from the lower Caí valley to Caxias do Sul) and the Caí river waterway that followed to Porto Alegre. Over three centuries of peak and decline economic fluctuations, this city was constituted as a living space for the community on the left bank of the river. However, the coexistence between this community and the river did not run smoothly. This study proposes a historical analysis of the human-landscape relationship between the population inhabiting the Caí river and its surroundings. For this, we seek to understand the history of this river through the lens of the longue durée . Events (of short duration) and conjunctural periods that marked the history of the Caí population were identified, such as river navigation, the industrialization process, urban organization and economic decline. However, we find the city's floods as the main permanence structure in the continuous interaction between the river and its inhabitants. To carry out this analysis, the category of perception of the landscape was used, an adaptation of the concept of perception of the environment by Tim Ingold (2000), where the division between the natural world (of the given fact) and the (imaginary) cultural universe is tangential. In this way, the landscape is seen as a relational space built through human action on the environment. This relationship, however, takes place in aesthetic terms, based on the visual perception that makes sense of the horizon that surrounds us. In this attempt, several documentary, cartographic and imagery sources were used to deal with the way the river is perceived, used and modeled according to the regional economic needs. Therefore, this thesis is divided into three parts: the first contextualizes the Caí river and its region from the beginnings of European colonization to the beginning of its anthropocenic industrialization between the 17 th and 19 th centuries; the second analyzes the economic development of the city based on commercial navigation at the turn of the 19 th century and first decades of the 20 th century; and the third analyzes the reciprocity process of living with the river, dealing with the nature that resists human interventions, either by the floods, or by the cultivation of a local memory and identity that assert themselves of the presence and permanence of the Caí river,and the daily life of its waters between 1854 and 2020.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2023-05-10T11:23:38Z No. of bitstreams: 1 CAIO_ FERNANDO_ FLORES_COELHO_TES .pdf: 11319850 bytes, checksum: 7ac742eb96748d16e7f90ba1ab393623 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2023-05-18T11:28:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAIO_ FERNANDO_ FLORES_COELHO_TES .pdf: 11319850 bytes, checksum: 7ac742eb96748d16e7f90ba1ab393623 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-18T11:38:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAIO_ FERNANDO_ FLORES_COELHO_TES .pdf: 11319850 bytes, checksum: 7ac742eb96748d16e7f90ba1ab393623 (MD5) Previous issue date: 2023-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/187485/CAIO_%20FERNANDO_%20FLORES_COELHO_TES%20.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPercepção da Paisagempor
dc.subjectAntropocenoeng
dc.subjectLonga Duraçãopor
dc.subjectPerception of the Landscapeeng
dc.subjectAnthropoceneeng
dc.subjectLongue Duréeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleApologia do fluxo, ou sobre o antropoceno no Rio Grande do Sul e a percepção da paisagem no rio Caípor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
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