Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10728
Tipo do documento: Tese
Título: Aprendizagem socioemocional : um olhar dos professores da educação básica
Autor: Santos, Diana Leonhardt dos 
Primeiro orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Resumo: Historicamente, os aspectos cognitivos da aprendizagem, como o desempenho em testes e provas de conhecimento relacionados à leitura, escrita e matemática, sempre tiveram destaque nos currículos escolares. Entretanto, essa visão vem se modificando nos últimos anos. Desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira em 1996 (BRASIL, 1996), tem-se tensionado a necessidade de as escolas da educação básica atuarem na formação integral dos estudantes. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, o incentivo ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes tornou-se mais evidente. Diante desse panorama, a presente tese tem como objetivo geral investigar as concepções de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre aprendizagem socioemocional e como trabalham com essa temática na escola que atuam. Os objetivos específicos são: (a) investigar quais são as concepções de aprendizagem socioemocional dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano); (b) analisar quais são as estratégias pedagógicas que os professores utilizam para o desenvolvimento socioemocional de seus estudantes; (c) investigar se os professores se sentem preparados e amparados pela escola para o trabalho com a aprendizagem socioemocional; (d) propor, com base nas necessidades encontradas, temas centrais para formação continuada dos professores. Para alcançar os objetivos da tese, realizou-se um estudo de caso em uma escola particular de educação básica da cidade de Porto Alegre. Participaram 54 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que responderam a três instrumentos: (a) Teachers’s Perceptions of Schooling Socio-Emotional Needs Inventory (MOREIRA et al., 2013); (b) Teacher SEL Beliefs Scale (BRACKETT et al., 2012); (c) Questionário elaborado pela doutoranda nomeado como “Questionário de Práticas Pedagógicas Voltadas para a Aprendizagem Socioemocional”. Os instrumentos a e b foram traduzidos por uma especialista da área, visto que são instrumentos inicialmente elaborados na língua inglesa. Para análise dos dados quantitativos, realizou-se um levantamento de frequência de respostas, já para os dados qualitativos, utilizou-se os princípios da análise de conteúdo de Bardin. Os achados mostraram que os professores, em sua maioria, entendem a aprendizagem socioemocional relacionada tanto aos aspectos intrapessoais (reconhecimento e gerenciamento das emoções) como aos aspectos interpessoais (cuidado e preocupação com os outros, estabelecimento de relações saudáveis e resolução de conflitos de maneira assertiva). A maioria dos professores apontaram que as necessidades socioemocionais que observam em seus estudantes são de ordem intrapessoal, ou seja, relacionadas às dimensões de autoconsciência e autogerenciamento. A pandemia foi citada como um dos fatores que acentuou as dificuldades dos estudantes. Sobre as estratégias mais utilizadas pelos participantes para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, a abertura de espaços de escuta e de diálogo foi a principal estratégia citada. Os dados coletados permitiram pensar em temas centrais para a formação continuada dos professores dos Anos Iniciais voltada para a temática investigada.
Abstract: Historically, cognitive aspects of learning such as test performance and knowledge tests related to reading, writing and math have always been prominent in school curriculums. However, this view has been changing over the years. Since the launch of the Law of Directives and National Educational Bases in 1996 (BRAZIL, 1996), the need for basic education schools to act on the full formation of students has been stressed. With the homologation of the National Core Curriculum in 2017, the incentive towards socio-emotional development of students has become more evident. In face of this scenario, the present thesis has as its general objective to investigate the conceptions of primary school teachers on socio-emotional learning and how they approach this theme at the schools they work. The specific objectives are: (a) to investigate what the conceptions of primary school (1st to 5th year) teachers on socio-emotional learning are; (b) to analyze what pedagogic strategies teachers use for the students’ socio-emotional development; (c) to investigate if the teachers feel prepared and supported by the school to work with socio-emotional learning; (d) propose, based on the needs found, central themes for continuous teacher training. In order to achieve the objectives of this thesis, we carried out a case study in a private basic education school in the city of Porto Alegre. 54 primary school teachers participated, being subjected to three tools: (a) Teacher’s Perceptions of Schooling Socio-Emotional Needs Inventory (MOREIRA et al., 2013); (b) Teacher SEL Beliefs Scale (BRACKETT et al., 2012); (c) Questionnaire made by the Ph.D. candidate named “Questionnaire of Pedagogic Practices for Socio-Emotional Learning”. Tools (a) and (b) were translated by a specialist from the area, as these are tools originally created in English. For quantitative data analysis, we carried out a survey of the frequency of responses; for qualitative data, we used the principles of Bardin’s content analysis. The findings showed that most teachers understand socio-emotional learning as related to both intra-personal aspects (recognition and management of emotions) and inter-personal aspects (caring and worrying towards others, establishment of healthy relationships and assertive conflict resolution). Most teachers pointed out that the socio-emotional needs they observe in their students are intra-personal, i.e. related to self-conscience and self-management. The pandemic was mentioned as one of the factors that accentuated the students’ difficulties. Regarding the strategies most used by the participants for students’ socio-emotional development, giving room for listening and dialogue was the strategy mostly mentioned. The collected data allowed us to think about central themes for continuous primary school teacher training concerning the investigated topic.
Históricamente, aspectos cognitivos del aprendizaje tales como el desempeño en exámenes y pruebas de conocimiento relacionados con lectura, escritura y matemáticas, siempre se han destacado en los currículos escolares. Esta visión, sin embargo, viene modificándose los últimos años. Desde la publicación de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Brasileña en 1996 (BRASIL, 1996), se ha planteado la necesidad de que las escuelas de educación básica actúen en la formación integral de los estudiantes. Con la homologación de la Base Nacional Común Curricular en 2017, el incentivo al desarrollo socioemocional de los estudiantes se volvió más evidente. Frente a tal panorama, la presente tesis tiene el objetivo general de investigar las concepciones de profesores de los Años Iniciales de la Educación Primaria sobre el aprendizaje socioemocional y cómo trabajan con el tema en la escuela donde actúan. Los objetivos específicos son: (a) investigar cuáles son las concepciones de aprendizaje socioemocional de los profesores que actúan en los Años Iniciales de la Educación Primaria (del 1º al 5º año); (b) analizar cuáles son las estrategias pedagógicas que estos utilizan para el desarrollo socioemocional de sus estudiantes; (c) investigar si se sienten preparados y amparados por la escuela para trabajar con el aprendizaje socioemocional; (d) proponer, con base en las necesidades encontradas, temas centrales para la formación continua de los profesores. Para lograr los objetivos de la tesis, se llevó a cabo un estudio de caso en una escuela particular de educación básica de la ciudad de Porto Alegre. Participaron 54 profesores que actúan en los Años Iniciales de la Educación Primaria respondiendo tres instrumentos: (a) Teachers’s Perceptions of Schooling Socio-Emotional Needs Inventory (MOREIRA et al., 2013); (b) Teacher SEL Beliefs Scale (BRACKETT et al., 2012); (c) Cuestionario elaborado por la doctoranda llamado “Cuestionario de Prácticas Pedagógicas Pensadas para el Aprendizaje Socioemocional”. Los instrumentos a y b fueron traducidos por una especialista en el área, ya que son instrumentos inicialmente elaborados en inglés. Para analizar los datos cuantitativos, se llevó a cabo un estudio de frecuencia de respuestas, mientras que, para los datos cualitativos, se emplearon los principios del análisis de contenido de Bardin. Los hallazgos mostraron que la mayoría de los profesores entiende el aprendizaje socioemocional relacionado tanto con los aspectos intrapersonales (reconocimiento y gestión de las emociones) como con los aspectos interpersonales (cuidado y preocupación con los demás, establecimiento de relaciones saludables y resolución de conflictos asertiva). Gran parte de los profesores indicó que las necesidades socioemocionales que observan en sus estudiantes son de orden intrapersonal, o sea, relacionadas con las dimensiones de autoconsciencia y autogestión. La pandemia fue citada como uno de los factores que acentuaron las dificultades de los estudiantes. Sobre las estrategias más utilizadas por los participantes para el desarrollo socioemocional de sus alumnos, la abertura de espacios de escucha y diálogo fue la principal estrategia citada. Los datos recogidos permitieron pensar en temas centrales para una formación continua de los profesores de los Años Iniciales dedicada al tema investigado.
Palavras-chave: Aprendizagem Socioemocional
Prática Pedagógica
Educação Básica
Teoria Contextualista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10728
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Diana Santos.pdfDAIANA_LEONHARDT_DOS_SANTOS_TES6,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.