Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10727
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação profissional e transformadora : os fatores para permanência discente em cursos técnicos a distância
Autor: Alves, Julliana Cunha 
Primeiro orientador: Santos, Bettina Steren dos
Resumo: Por se tratar de uma proposta com possibilidade para flexibilização de horários, onde o estudante pode realizar a sua gestão do tempo com autonomia, a educação a distância torna-se a saída viável para democratização e acesso de estudantes, que até então, não teriam condições de se dirigir à instituições de ensino presenciais. As instituições de ensino estão buscando desenvolver estratégias para garantir o acesso e principalmente a permanência dos estudantes, entre elas compreender as motivações e fatores que contribuem para o sucesso discente. Diante disso, o tema desta pesquisa caracteriza-se por compreender os motivos que podem interferir na decisão de permanência dos estudantes. A problemática da pesquisa consiste em responder quais os principais fatores motivacionais para a permanência discente em cursos técnicos a distância, a partir do objetivo geral de compreender quais os fatores motivacionais que interferem na decisão discente de permanecer nos cursos técnicos a distância. Nesta dissertação foi realizada uma análise a partir de Bardin (2011). Os principais achados dessa pesquisa indicaram que os fatores que interferem na decisão de permanência dos estudantes perpassam as relações sociais, familiares e de trabalho; quanto às realizações pessoais, a pandemia mostrou-se como período ideal para iniciar a concretização de sonhos e aproveitar a flexibilidade para priorizar a qualificação profissional. Os cursos técnicos apresentam um valor de investimento menor que outras modalidades de ensino, por se tratar da educação a distância onde gastos com deslocamento e acesso aos espaços educativos não são necessários torna-se mais atrativo ainda aos estudantes interessados. O trabalho também é fator decisivo para a permanência, considerando que os cursos técnicos possibilitam novas oportunidades após a conclusão, ainda assim, trabalhar e estudar é um desafio para os estudantes.
Abstract: As it is a proposal with the possibility of flexibility of schedule, where the student can carry out his time management autonomously, the distance education becomes viable for democratization and access for the student, who at that moment would not be able to go to institutions face-to-face teaching. Educational institutions are seeking to develop strategies to ensure access and especially the permanence of students, including understanding the motivations and factors that contribute to student success. Therefore, the theme of this research is characterized by understanding the reasons that can interfere in the decision to stay two students. The research problem consists of answering what are the main motivational factors for the student to remain in distance technical courses, starting from the general objective of understanding what are the motivational factors that interfere in the student's decision to remain in distance technical courses. For this dissertation, an analysis based on Bardin (2011) was carried out. The main themes of this research will indicate that the factors that interfere in the decision of two students to remain pervade their social, family and work relationships; With regard to personal achievements, the pandemic proved to be the ideal period to start making dreams come true and take advantage of the flexibility to prioritize professional qualification. Technical courses represent a lower investment value than other teaching modalities, as they are distance education where expenses with travel and access to educational spaces are not necessary, it becomes even more attractive to interested students. Employment is also a decisive factor for permanence, considering that technical courses offer new opportunities after completion, even so, working and studying is a challenge for students.
Al tratarse de una propuesta con posibilidad de flexibilidad de horario, donde el estudiante puede realizar su gestión de tiempo de manera autónoma, la educación a distancia se vuelve viable para la democratización y acceso del estudiante, que en ese momento no podría acudir a las instituciones presencialmente. enseñanza presencial. Las instituciones educativas buscan desarrollar estrategias para garantizar el acceso y especialmente la permanencia de los estudiantes, incluyendo la comprensión de las motivaciones y factores que contribuyen al éxito de los estudiantes. Por lo tanto, el tema de esta investigación se caracteriza por comprender las razones que pueden interferir en la decisión de permanecer dos estudiantes. El problema de investigación consiste en responder cuáles son los principales factores motivacionales para que el estudiante permanezca en los cursos técnicos a distancia, partiendo del objetivo general de comprender cuáles son los factores motivacionales que interfieren en la decisión del estudiante de permanecer en los cursos técnicos a distancia. Para esta disertación se realizó un análisis basado en Bardin (2011). Los ejes temáticos de esta investigación señalarán que los factores que interfieren en la decisión de dos estudiantes de permanecer impregnan sus relaciones sociales, familiares y laborales; En cuanto a los logros personales, la pandemia demostró ser el período ideal para comenzar a hacer realidad los sueños y aprovechar la flexibilidad para priorizar la calificación profesional. Los cursos técnicos representan un valor de inversión menor que otras modalidades de enseñanza, al ser educación a distancia donde no son necesarios los gastos de desplazamiento y acceso a los espacios educativos, se vuelve aún más atractivo para los estudiantes interesados. El empleo también es un factor determinante para la permanencia, considerando que las carreras técnicas ofrecen nuevas oportunidades luego de su finalización, aun así, trabajar y estudiar es un desafío para los estudiantes.
Palavras-chave: Permanência
Evasão
Educação a Distância
Ensino Técnico
Educação Profissional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10727
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação JullianaCAlves.pdfJULIANA_CUNHA_ALVES_DIS2,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.