Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10608
Tipo do documento: Tese
Título: Constituição da identidade docente na trajetória de professores de ciências da natureza que atuam por meio da pesquisa em sala de aula
Autor: Thomaz, Estrella Marlene da Silva
Primeiro orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Primeiro coorientador: Guimarães, Gleny Terezinha Duro
Resumo: No mundo globalizado, a complexidade das trajetórias subjetivas e objetivas envolvidas na constituição das identidades exige pensar como o sujeito da atualidade sofre, experimenta e vivencia a diversidade de influências culturais nas quais está imerso. Neste contexto, escolheu-se como objeto de estudo, compreender como essa complexidade de processos perpassa a constituição de identidade docente, em especial, de professores que associam as suas atuações ao ensino por meio da pesquisa como princípio educativo. Assim, esta investigação relaciona-se ao fazer docente, às atitudes de professores, aos seus posicionamentos em sala de aula e ao modo como ensinam, acreditando que esse posicionamento está diretamente relacionado ao processo de constituição de sua identidade que, por sua vez, é resultado da apropriação de significados historicamente construídos. Consequentemente, a investigação tem como objetivo compreender o processo de constituição da identidade docente de professores que atuam na área de Ciências da Natureza, com vistas à sua atuação em sala de aula por meio de ações de pesquisa. Nesta investigação, a utilização de Histórias Orais (HO) ofereceu uma possibilidade de compreender, por meio dos depoimentos de dois professores, que atuam por meio da pesquisa em suas atividades docentes, os fatores que influenciaram e têm influenciado na constituição de sua identidade profissional. O corpus de análise foi constituído pelos relatos de fatos e experiências determinantes sobre a trajetória de vida desses profissionais. No tratamento analítico das informações a produção de sentidos deu-se por meio da análise das práticas discursivas com base em Mary Jane Paris Spink (2000, 2004). Segundo a autora, é necessário entender como o pensamento individual se enraíza no social e como um e outro se modificam mutuamente. Os relatos autobiográficos contribuíram para a compreensão de que o processo de identidade docente pode ser desencadeado desde os primeiros anos de socialização com importantes saberes teóricos e práticos, a respeito da dimensão afetiva intrínseca ao processo de constituição do docente.
Abstract: In the globalized world, the complexity of subjective and objective trajectories involved in the constitution of identities requires thinking about how the subject of today suffers experiences and experiences the diversity of cultural influences in which he is immersed. In this context, the figure of the teacher was chosen as an object of study, to know how this complexity of processes permeates the constitution of their teaching identity, especially when their actions are associated with teaching through research as an educational principle. Thus, this investigation is related to teaching, the attitudes of teachers, and their positions in the classroom and the way they teach, believing that this position is directly related to the process of constituting their identity, which, in turn, is result of the appropriation of historically constructed meanings. Consequently, the investigation aims to understand the process of constitution of the teaching identity of professors who work in the area of Natural Sciences, with a view to their performance in the classroom, through research actions. In this investigation, the use of Oral Histories (OH) offered a possibility of understanding, through the testimonies of two professors, who work through research in their teaching activities, the factors that influenced and have influenced the constitution of their professional identity. The corpus of analysis was constituted by the reports of facts and decisive experiences about the life trajectory of these professionals. In the analytical treatment of information, the production of meanings took place through the analysis of discursive practices based on Mary Jane Spink (2000, 2004). According to the author, it is necessary to understand how individual thinking is rooted in the social and how one and the other are mutually affected. The autobiographical reports contributed to the understanding that the process of teacher identity can be raised from the first years of socialization with important theoretical and practical knowledge, regarding the affective dimension intrinsic to the process of teacher constitution.
En el mundo globalizado, la complejidad de las trayectorias subjetivas y objetivas involucradas en la constitución de las identidades exige pensar cómo el sujeto de hoy sufre, vive y experimenta la diversidad de influencias culturales en las que está inmerso. En ese contexto, se eligió como objeto de estudio, comprender cómo esta complejidad de procesos permea la constitución de la identidad docente, especialmente de los docentes que asocian su actuar a la enseñanza a través de la investigación como principio educativo. Así, esta investigación se relaciona con la enseñanza, las actitudes de los docentes, sus posiciones en el aula y la forma en que enseñan, creyendo que esta posición está directamente relacionada con el proceso de constitución de su identidad, que, a su vez, es resultado de la apropiación de significados históricamente construidos. En consecuencia, la investigación tiene como objetivo comprender el proceso de constitución de la identidad docente de los profesores que actúan en el área de Ciencias Naturales, con miras a su actuación en el aula a través de acciones de investigación. En esta investigación, el uso de las Historias Orales (HO) ofreció la posibilidad de comprender, a través de los testimonios de dos profesores, que trabajan a través de la investigación en su actividad docente, los factores que influyeron y han influido en la constitución de su identidad profesional El corpus de análisis estuvo constituido por los relatos de hechos y experiencias decisivas sobre la trayectoria de vida de estos profesionales. En el tratamiento analítico de la información, la producción de significados se dio a través del análisis de prácticas discursivas a partir de Mary Jane Spink (2000, 2004) e Spink e Medrano (2022). Según el autor, es necesario comprender cómo el pensamiento individual se arraiga en el social y cómo uno y otro se modifican mutuamente. Los relatos autobiográficos contribuyeron a la comprensión de que el proceso de identidad docente puede desencadenarse desde los primeros años de socialización con importantes conocimientos teóricos y prácticos, con relación a la dimensión afectiva intrínseca al proceso de constitución docente.
Palavras-chave: Identidade Docente
Ciências da Natureza
Práticas Discursivas
Pesquisa Como Princípio Educativo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10608
Data de defesa: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL REVISADA ESTRELLA THOMAZ 08092022 ENVIADA AO PPG.pdfESTRELLA_MARLENE_DA_SILVA_THOMAZ_TES2,76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.