Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJardim, Letícia Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440697553318325por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mirian-
dc.date.accessioned2023-01-11T17:31:32Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10588-
dc.description.resumoO compartilhamento do conhecimento deve ser estimulado nas empresas, pois não ocorrendo pode gerar perdas de produtividade, de negócios, financeiras e psicológicas. Quando não ocorre o compartilhamento do conhecimento, pode ocorrer a ocultação e a acumuluação do conhecimento. A ocultação de conhecimento é definida como o não compartilhamento do conhecimento intencionalmente que outros solicitaram. Enquanto que, o acúmulo de conhecimento é o não compartilhamento intencional de um conhecimento não solicitado por outros, mas que se compartilhado pode ser útil. As motivações para a ocultação ou a acumulação do conhecimento são fatores determinantes para o comportamento, e origina-se da vontade dos indivíduos em ter bons resultados nas organizações. O objetivo deste estudo é analisar e comparar as motivações para a ocultação e a acumulação do conhecimento e as ações pra desencorajar as mesmas. Para isso, foi desenvolvido um estudo qualitativo, onde vinte e duas entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com supervisors e subordinados. Foram encontradas nove motivações para ocultar e acumular conhecimento, sendo duas motivações que influenciam tanto a ocultação quando a acumulação do conhecimento. E, foram encontradas onze ações para desencorajar a ocultação ou a acumulação do conhecimento. Os resultados mostram que as ações sugeridas para que ocorra o desencorajamento da ocultação e da acumulação do conhecimento são coerentes com as motivações encontadas e, a medida que forem implementadas nas organizações, podem reduzir o não compartilhamento do conhecimentopor
dc.description.abstractThe knowledge sharing should be encouraged in companies, because if it does not occur, it can generate unproductivity, business, financial and psychological losses. When knowledge is not shared, it is hidden and accumulated. Knowledge hiding is defined as intentionally not sharing knowledge that others have requested while the accumulation of knowledge is the intentional non-sharing of knowledge not requested by others, but if shared, can be useful. The motivations for hiding or accumulating knowledge are determining factors for behavior and originate from the will of individuals to have good results in organizations. The objective of this study is to analyze and compare the motivations for hiding and accumulating knowledge and the actions to discourage them, from the perspective of leaders and followers, in companies of the service sector in Brazil. For this, a qualitative study was developed, where twenty-two semi-structured interviews were conducted in companies of the service sector in Brazil. Nine motivations for hiding and accumulating knowledge were found, being two motivations that influence both hiding and accumulating knowledge. And eleven actions were found to discourage hiding or accumulating knowledge. The results show that the suggested actions to discourage the hiding and accumulation of knowledge are consistent with the motivations found and, as they are implemented in organizations, tend to reduce the non-sharing of knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2022-12-22T20:15:49Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIA PEREIRA JARDIM_DIS.pdf: 1485506 bytes, checksum: b9dab0d059472590d0cc7722eab201da (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-01-11T14:27:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LETÍCIA PEREIRA JARDIM_DIS.pdf: 1485506 bytes, checksum: b9dab0d059472590d0cc7722eab201da (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T17:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LETÍCIA PEREIRA JARDIM_DIS.pdf: 1485506 bytes, checksum: b9dab0d059472590d0cc7722eab201da (MD5) Previous issue date: 2022-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/186221/LET%c3%8dCIA%20PEREIRA%20JARDIM_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOcultação do Conhecimentopor
dc.subjectAcumulação do Conhecimentopor
dc.subjectMotivaçõespor
dc.subjectSupervisores e Supervisionadospor
dc.subjectKnowledge Hidingeng
dc.subjectKnowledge Accumulationeng
dc.subjectMotivationseng
dc.subjectLeaders and Followerseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleMotivações e ações para ocultação e acumulação do conhecimento na perspectiva de líderes e liderados, em empresas do setor de serviços, no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA PEREIRA JARDIM_DIS.pdfLETÍCIA_PEREIRA_JARDIM_DIS1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.