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dc.creatorSilva, Lucas Rech da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0149053922643716por
dc.contributor.advisor1Guilherme, Alexandre Anselmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0273416390435225por
dc.date.accessioned2022-11-17T13:26:53Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10550-
dc.description.resumoInspirado na Interculturalidade Crítica, mirada desde a Teoria Crítica Decolonial Latino Americana, construo neste texto etnográfico uma análise que reflete sobre os fatores que colaboram para que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço de Bitita (São Paulo, SP) seja considerada uma referência de boas práticas de inclusão para estudantes migrantes internacionais e como são afetados pelo contexto da pandemia da COVID-19. Esta etnografia trata dos desdobramentos deste contexto sócio-histórico nesta escola pública. Tem como objetivo a compreensão da cultura desta escola, como se constrói e se articula possibilitando tal reconhecimento. Através dos desafios enfrentados e das potencialidades que emergem neste espaço educativo sui generis, os eventos (reuniões, formações, lives, encontros, debates, conversas, entrevistas) aqui relatados e analisados ocorreram entre Novembro de 2019 e Agosto de 2021. Estes eventos são compreendidos aqui como espaços privilegiados de aprendizado e, sobretudo, de construção de conhecimentos para as teorias em Educação, desde sua práxis cotidiana, em um espaço público singular, porém plural. O trabalho de campo etnográfico que sustenta esta tese ocorreu de forma híbrida, com início presencial, assumindo a dinâmica remota on-line em função do momento histórico e foi finalizado in loco com o retorno presencial híbrido e os protocolos sanitários que inferiram sobre o cotidiano escolar. A etnografia acompanhou, desde o ponto de vista dos trabalhadores da Educação (professores, gestores, auxiliares técnicos de ensino), os anseios, angústias, lutos e lutas que se apresentaram nos difíceis anos de 2020/2021. A conjuntura brasileira, em meio à pandemia é colocada também como um fator de análise que atravessa esse momento e interfere no trabalho pedagógico desenvolvido em todo território, porém em especial neste que se posiciona de maneira crítica e reflexiva aos atrasos e retrocessos que sofrem a ciência, a educação, a cultura e toda a sociedade crítica do país durante o período. Ao longo do trabalho aponto as principais categorias analíticas que emergem desde o campo: a territorialidade na apresentação da escola; a educação continuada ao longo da vida; a Pedagogia transformadora de Bitita, através das potencialidades que os projetos e a cultura pedagógica inclusiva construída no Espaço de Bitita nos apresentam para pensar outra Educação e outra sociedade, onde exista um compromisso com a vida, com a diversidade e com a biodiversidade planetária, ademais de uma consciência social e de uma ação concreta contra as desigualdades de origem, raça, classe e gênero, desde onde seja possível construir um novo paradigma de educação para as próximas gerações; e, por último, as cooperações interinstitucionais que Bitita busca promover. Concluo apontando que estes elementos são os que possibilitam à Bitita a construção de uma cultura da escola que é reconhecida internacionalmente como exemplo de boas práticas de inclusão de estudantes migrantes internacionais.por
dc.description.abstractInspirándome en la Interculturalidad Crítica, vista desde la Teoría Crítica Decolonial Latinoamericana, construyo en este texto etnográfico un análisis que reflexiona sobre los factores que colaboran para que la Escuela Municipal de Enseñanza Primaria Espaço de Bitita (São Paulo, SP) sea considerada una referencia de buenas prácticas de inclusión para estudiantes migrantes internacionales y cómo se ven afectados por el contexto de la pandemia del COVID-19. Esta etnografía trata del desdoblamiento de este contexto sociohistórico en esta escuela pública y tiene como objetivo comprender la cultura de esta escuela, cómo se construye y se articula, posibilitando tal reconocimiento. A través de los desafíos enfrentados y las potencialidades que emergen en este espacio educativo sui generis, los eventos (encuentros, capacitaciones, vidas, encuentros, debates, conversaciones, entrevistas) aquí relatados y analizados tuvieron lugar entre noviembre de 2019 y agosto de 2021. Estos eventos se entienden estar aquí como espacios privilegiados de aprendizaje y, sobre todo, de construcción de saberes para las teorías en Educación desde su praxis cotidiana en un espacio público singular, pero plural. El trabajo de campo etnográfico que sustenta esta tesis se dio de manera híbrida, se inició presencialmente, asumió la dinámica remota en línea por el momento histórico y se completó in loco con el retorno híbrido presencial y los protocolos sanitarios que infirieron sobre la rutina escolar. La etnografía acompañó, desde el punto de vista de los trabajadores de la Educación (docentes, gestores, auxiliares técnicos docentes), las añoranzas, angustias, luchas y lutos que se presentaron en los difíciles años 2020/2021. La situación brasileña en medio de la pandemia también se coloca como factor de análisis que atraviesa este momento e interfiere en el trabajo pedagógico desarrollado en todo el territorio, pero especialmente en éste que se posiciona de manera crítica y reflexiva ante los retrasos. y reveses que sufren la ciencia, la educación, la cultura y toda la sociedad crítica del país durante el período. A lo largo del trabajo señalo las principales categorías analíticas que emergen del campo: territorialidad en la presentación de la escuela; educación continua a lo largo de la vida; la Pedagogía transformadora de Bitita a través del potencial que los proyectos y la cultura pedagógica inclusiva construida en el Espaço de Bitita nos presentan para pensar otra Educación y otra sociedad donde haya compromiso con la vida, con la diversidad y con la biodiversidad planetaria, además de una toma de conciencia social y acción concreta contra las desigualdades de origen, raza, clase y género desde donde sea posible construir un nuevo paradigma de educación para las próximas generaciones; y, finalmente, la cooperación interinstitucional que Bitita busca promover. Concluyo señalando que estos elementos son los que le permiten a Bitita construir una cultura escolar que sea reconocida internacionalmente como ejemplo de buenas prácticas para la inclusión de estudiantes migrantes internacionales.spa
dc.description.abstractInspired by Critical Interculturality, viewed from the Latin American Decolonial Critical Theory, I develop in this ethnographic text an analysis that reflects on the factors that collaborate so that the Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço de Bitita (São Paulo, SP) is considered a reference of good inclusion practices for international migrant students and how they are affected by the context of the COVID-19 pandemic. This ethnography deals with the unfolding of this socio-historical context in this public school and aims to understand the culture of this school, how it is built and articulated, enabling such recognition. Through the challenges faced and the potential that emerge in this sui generis educational space, the events (meetings, training, lives, meetings, debates, conversations, interviews) reported and analyzed here took place between November 2019 and August 2021. These events are understood to be here as privileged spaces for learning and, above all, for the construction of knowledge for theories in Education from their daily praxis in a singular, but plural, public space. The ethnographic fieldwork that supports this thesis took place in a hybrid way, started in person, took on the online remote dynamics due to the historical moment and was completed in loco with the hybrid face-to-face return and the health protocols that inferred about the school routine. Ethnography followed, from the point of view of Education workers (teachers, managers, teaching technical assistants), the anxieties, anxieties, mourning and struggles that appeared in the difficult years of 2020/2021. The Brazilian situation during the pandemic is also placed as a factor of analysis that goes through this moment and interferes with the pedagogical work developed throughout the territory, but especially in this one that is positioned in a critical and reflexive way to the delays and setbacks that science suffer, education, culture and the entire critical society of the country during the period. Throughout the work, I point out the main analytical categories that emerge from the field: territoriality in the presentation of the school; continuing education throughout life; the transforming Pedagogy of Bitita through the potential that the projects and the inclusive pedagogical culture built in the Espaço de Bitita present us to think about another Education and another society where there is a commitment to life, to diversity and to planetary biodiversity, in addition to an awareness social and concrete action against inequalities of origin, race, class and gender from where it is possible to build a new paradigm of education for the next generations; and, finally, the inter-institutional cooperation that Bitita seeks to promote. I conclude by pointing out that these elements are what enable Bitita to build a school culture that is internationally recognized as an example of good practices for the inclusion of migrant students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2022-11-10T18:25:42Z No. of bitstreams: 1 Tese - Lucas Rech.pdf: 3034219 bytes, checksum: f5725162490504bb890ea0767cf128f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-11-17T12:13:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Lucas Rech.pdf: 3034219 bytes, checksum: f5725162490504bb890ea0767cf128f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T13:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Lucas Rech.pdf: 3034219 bytes, checksum: f5725162490504bb890ea0767cf128f5 (MD5) Previous issue date: 2022-03-29eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185963/TES_LUCAS_RECH_DA_SILVA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnografia em Educaçãopor
dc.subjectInterculturalidade Crítica Decolonialpor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDiversidade Culturalpor
dc.subjectEthnography in Educationeng
dc.subjectCritical Decolonial Interculturalityeng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectCultural Diversityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBitita (re)existe : construindo uma educação intercultural, crítica e inclusivapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao17/11/2027por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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