Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10506
Document type: Dissertação
Title: Percepção dos stakeholders de um negócio de impacto social (NIS) acerca dos impactos sociais, ambientais e econômicos : um estudo de caso
Author: Cezere, Marcia Lima Santos de 
Advisor: Santos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos
Abstract (native): Esta pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, buscou entender como os impactos sociais, ambientais e econômicos se relacionam na percepção dos stakeholders de um Negócio de Impacto Social (NIS). A literatura sobre NIS apresenta o estudo dos impactos social, ambiental e econômico de forma mais global, como por exemplo impacto social, socioeconômico ou socioambiental. Assim, evidenciou-se a necessidade de especificar os impactos que frequentemente são limitados a uma única terminologia. Também foi percebida a oportunidade na literatura de compreender as percepções dos stakeholders em relação a cada um dos impactos. Como embasamento teórico, foi realizada uma revisão de literatura sobre conceito de negócios sociais, NIS, stakeholders e sua relação com os NIS, impactos sociais, ambientais e econômicos de negócios tradicionais e suas possíveis associações com os NIS. A estratégia de pesquisa escolhida foi o estudo de caso único classificado como revelador, em uma cooperativa central de algodão agroecológico que atua com abrangência nacional, cuja seleção dos participantes foi feita por meio da técnica bola de neve. A coleta de dados se realizou por meio de entrevistas a partir de roteiro não estruturado e a análise de documentos para compor a caracterização do objeto de estudo. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados encontrados contribuem academicamente por propor uma lista de impactos sociais, ambientais e econômicos referente a um NIS, aliados às percepções dos stakeholders e consequentes relações. Já as contribuições gerenciais, com a identificação de impactos sociais, ambientais e econômicos, positivos e negativos, oportunizam ações estratégicas no ambiente de NIS e em outras áreas.
Abstract (english): This research with qualitative nature and exploratory character, sought to understand as the economic, environmental and social impacts are related to the perception of the stakeholders of a Social Impact Business. The literature about Social Impact Business presents the study of economic, environmental and social impacts more globalized, such as socio-environmental, socioeconomic or social impact. So, it was emphasized the necessity of specifying the impacts that frequently are limited by an only terminology. It was also perceived the opportunity in the literature to understand the perceptions of the stakeholders in relation to each one of the impacts. As theoretical basis, it was done a review of the literature about the concept of social business, Social Impact Business, stakeholders and its relation to Social Impact Business, economic, environmental and social impacts of traditional business and their possible association with the Social Impact Business. The strategy of the selected research was the single case study classified as revealing, in a central cooperative of agro ecological cotton that works in nationwide of Brazil. The selection of the participants was done through snowball technique. The data collection was performed by means of interviews from the unstructured roadmap and the document analysis to make the characterization of the object of study. The analysis of the data was carried out through the technique of content analysis, with the help of the software ATLAS.ti. The results found contribute academically to propose a list of economic, environmental and social impacts concerning to a Social Impact Business, allied to the perceptions of the stakeholders and consequent relations. Now, the management contributions, with the identification of economic, environmental and social impacts, positive and negative, give opportunities of strategic actions in the ambient of Social Impact Business and in other areas.
Keywords: Impacto Social
Impacto Ambiental
Impacto Econômico
Negócio de Impacto Social
Stakeholders
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Negócios
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10506
Issue Date: 28-Oct-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIA_LIMA_SANTOS_CEZERE_DIS.pdfMARCIA_LIMA_SANTOS_CEZERE_DIS3.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.