Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10484
Tipo do documento: Tese
Título: Modeling an empathetic embodied conversational agent
Autor: Knob, Paulo Ricardo 
Primeiro orientador: Musse, Soraia Raupp
Resumo: Empathy can be seen as a complex socio-emotional behavior, which is a result from the interaction between both cognitive and affective devices and is responsible, for instance, for one person being able to identify and mimicry others emotion. Moreover, the human memory is a powerful tool which allows for each person to be able to store and retrieve information about almost everything that happens. Equipping an embodied conversational agent (ECAs) with the ability of empathy, as well other features like memory, can help to make the interaction with humans smoother and more natural. This work aims to propose and build an empathetic conversational agent endowed with a human-like memory. Besides being able to chat with a person, it is also able to show some extent of empathy by such person. Also, this model endow the virtual agent with a few other abilities, like recognizing the person it is talking to by its face and store/retrieve information based on a human memory model. Some experiments were conducted to gather both quantitative and qualitative information, which show that the proposed model works as intended. Finally, a few avenues for future work are also presented, elucidating what it is planned to do aiming to improve the quality of this work.
Abstract: A empatia pode ser vista como um comportamento sócio-emocional complexo, que é resultado da interação entre tanto dispositivos cognitivos como afetivos e é responsável pelo fato de uma pessoa ser capaz de identificar e imitar emoções de outras pessoas, por exemplo. Além disso, a memória humana é uma ferramenta poderosa que permite a cada pessoa armazenar e recuperar informações sobre quase tudo o que acontece em sua vida. Equipar um agente conversacional incorporado (ECAs) com a capacidade de empatia, assim como outros recursos como memória, podem ajudar a tornar a interação com seres humanos mais fácil e natural. Este trabalho tem como objetivo propor e construir um agente conversacional empático dotado de uma memória similar à humana. Além de poder conversar com uma pessoa, é também capaz de mostrar certa extensão de empatia por essa pessoa. Além disso, este modelo dota o agente virtual com algumas outras habilidades, como reconhecer a pessoa com quem está conversando pela face e armazenar/recuperar informações com base em um modelo de memória humana. Alguns experimentos foram realizados para coletar informações quantitativas e qualitativas, as quais mostram que o modelo proposto funciona como pretendido. Finalmente, alguns caminhos para futuros trabalhos também são apresentados, esclarecendo o que está planejado ser feito para melhorar a qualidade deste trabalho.
Palavras-chave: Virtual Agent
Simulation
Face Recognition
Emotion Detection
Chat
Empathetic Agent
Embodiment Conversational Agent
Memory
Agente Virtual
Simulação
Reconhecimento de Faces
Detecção de Emoções
Bate-Papo
Agente Empático
Agente Conversacional Incorporado
Memória
Área(s) do CNPq: CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO
Idioma: eng
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10484
Data de defesa: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_PAULO_RICARDO_KNOB_COMPLETO.pdfPAULO_RICARDO_KNOB_TES11,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.