Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerrão, Ana Carolina Schmidt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9351452113232511por
dc.contributor.advisor1Barberena, Ricardo Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4713324061573064por
dc.date.accessioned2022-09-21T15:18:24Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10481-
dc.description.resumoPesquisas como a de Regina Dalcastagné vêm apontando as limitações e os rótulos que compõem as mulheres das narrativas. A representação literária tem o poder de reforçar ou romper com os estereótipos sociais − salvas as ocasiões em que as reproduções de estigmas constituem estratégias narrativas para críticas e denúncias − a construção da personagem implicará no reflexo de um determinado discurso. A representação da personagem mulher, por sua vez, corresponde inúmeras vezes a uma série de estereótipos, que se encarregam de garantir o controle e a opressão de sua voz, seu corpo e sua subjetividade, inserindo-a num padrão imposto socialmente. Nesse sentido, a figura da mãe é historicamente configurada sob um viés idealizado, santificado e — como todo estereótipo — limitante. Inserido nesse debate, o presente trabalho busca analisar as obras “Uma Duas”, de Eliane Brum, “A morte de Paula D.”, de Brisa Paim, “O peso do pássaro morto”, de Aline Bei, “Quarenta dias”, de Maria Valéria Rezende, “A vida invisível”, de Eurídice Gusmão e “A Chave de Casa”, de Tatiana Salem Levy. No intuito de observar como a Literatura Brasileira Contemporânea escrita por mulheres aborda a maternidade e a mãe, pois como afirma Dalcastagnè (2010, p. 42), "O termo chave, nesse conjunto de discussões, é "representação", que sempre foi um conceito crucial dos estudos literários, mas que agora é lido com maior consciência de suas ressonâncias políticas e sociais". As obras serão lidas a partir de minha perspectiva feminista em diálogo com aportes teóricos que sustentem o estudo de temas como subjetividade, estereótipo, identidade, performances de gênero, por meio de autores como Elisabeth Badinter, Judith Butler, Stuart Hall, Homi Bhabha e Pierre Bourdieu. Para tal, traremos uma retrospectiva de representações da figura materna em obras clássicas da História da Literatura nacional, observando as características, semelhanças e rupturas na elaboração da personagem mãe, no intuito de constatar a ruptura com a representação sacralizada, fixa e desumanizante da maternidade. Em consonância com essas discussões apresento ainda uma coletânea de narrativas curtas de minha autoria, bem como cartas endereçadas a meu filho, inserindo assim o viés ficcional do trabalho.por
dc.description.abstractInvestigaciones como la de Regina Dalcastagné vienen señalando las limitaciones y etiquetas que configuran a las mujeres en las narrativas. La representación literaria tiene el poder de reforzar o romper con los estereotipos sociales -salvo las ocasiones en que la reproducción de estigmas constituyen estrategias narrativas de crítica y denuncia-, la construcción del personaje implicará el reflejo de un determinado discurso. La representación del personaje femenino, a su vez, corresponde en innumerables ocasiones a una serie de estereotipos, los cuales se encargan de garantizar el control y opresión de su voz, su cuerpo y su subjetividad, insertándola en un patrón socialmente impuesto. En este sentido, la figura de la madre se configura históricamente bajo un sesgo idealizado, santificado y, como todo estereotipo, limitante. Insertado en ese debate, el presente trabajo busca analizar las obras “Uma Duas”, de Eliane Brum, “A morte de Paula D.”, de Brisa Paim, “O peso do Pássaro Morado”, de Aline Bei, “Quarenta dias ”, de Maria Valéria Rezende, “A vida invisible”, de Eurídice Gusmão y “A Chave de Casa”, de Tatiana Salem Levy. Para observar cómo la Literatura Brasileña Contemporánea escrita por mujeres aborda la maternidad y la madre, porque como afirma Dalcastagnè (2010, p. 42), "El término clave, en este conjunto de discusiones, es "representación", que siempre ha sido un concepto crucial de los estudios literarios, pero que ahora se lee con mayor conciencia de sus resonancias políticas y sociales". Las obras serán leídas desde mi perspectiva feminista en diálogo con aportes teóricos que sustentan el estudio de temas como la subjetividad, el estereotipo, la identidad, las performances de género, a través de autoras como Elisabeth Badinter, Judith Butler, Stuart Hall, Homi Bhabha y Pierre Bourdieu. Para ello, traeremos una retrospectiva de las representaciones de la figura materna en obras clásicas de la Historia de la Literatura Nacional, observando las características, semejanzas y rupturas en la elaboración del personaje materno, a fin de constatar la ruptura con lo sagrado, representación fija y deshumanizante de la maternidad. En línea con estas discusiones, también presento una colección de relatos breves propios, así como cartas dirigidas a mi hijo, insertando así el sesgo ficcional de la obra.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2022-09-09T17:15:37Z No. of bitstreams: 1 Tese A putrefação das Flores - versão definitiva pucrs.pdf: 1367346 bytes, checksum: f696d2d5a61b1c7b449dff7af49dec39 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-09-21T15:13:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese A putrefação das Flores - versão definitiva pucrs.pdf: 1367346 bytes, checksum: f696d2d5a61b1c7b449dff7af49dec39 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-21T15:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese A putrefação das Flores - versão definitiva pucrs.pdf: 1367346 bytes, checksum: f696d2d5a61b1c7b449dff7af49dec39 (MD5) Previous issue date: 2022-06-29eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185514/Tese%20A%20putrefa%c3%a7%c3%a3o%20das%20Flores%20-%20vers%c3%a3o%20definitiva%20pucrs.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaternidadepor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectLiteratura Brasileirapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA Putrefação das flores : a maternidade na literatura brasileira contemporâneapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese A putrefação das Flores - versão definitiva pucrs.pdfANA_CAROLINA_SCHMIDT_FERRAO_TES1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.