Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10389
Tipo do documento: Dissertação
Título: Se não tem casa, nós ocupa : a cidadania a partir do movimento de luta nos bairros vilas e favelas - MLB
Autor: Pereira, Jaqueline de Abreu 
Primeiro orientador: Sobottka, Emil Albert
Resumo: O conceito de cidadania desde sua formulação tem se transformado ao longo do tempo com as mudanças sociais, culturais, econômicas, territoriais e políticas. O Brasil enquanto um país Latino-Americano enfrenta suas próprias contradições na prática da cidadania e na formulação de cidades que atendam a demanda da moradia. Pois tanto a cidadania, como a urbanização foram construídas sob a lógica colonial e capitalista que ainda hoje afeta o espaço urbano através da exclusão, segregação e financeirização. Desta forma, vários movimentos urbanos lutam por direitos na cidade e em um conceito de cidadania que os contemple. Mas essas mobilizações populares não se empenham apenas pela busca de uma moradia digna, vão além no seu quefazer político, à medida que entram em conflito com modelo de cidade e cidadania vigente. Esta dissertação visa então analisar através do aporte teórico, e da pesquisa qualitativa a cidadania que emerge das experiências de ocupação de moradia popular através do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas em Porto Alegre.
Abstract: El concepto de ciudadanía desde su formulación se ha transformando a lo largo del tiempo con cambios sociales, culturales, económicos, territoriales y políticos. Brasil como país latinoamericano enfrenta sus propias contradicciones en la práctica de la ciudadanía y en la formulación de ciudades que atiendan la demanda de vivienda. Porque tanto la ciudadanía como la urbanización se construyeron bajo la lógica colonial y capitalista que aún afecta el espacio urbano a través de la exclusión, la segregación y la financiarización. Así, varios movimientos urbanos luchan por los derechos en la ciudad y en un concepto de ciudadanía que los contemple. Pero estas movilizaciones populares no sólo apuestan por la búsqueda de una vivienda digna, sino que van más allá en su labor política, pues entran en conflicto con el actual modelo de ciudad y ciudadanía. Esta disertación tiene como objetivo analizar, a través de apoyo teórico y investigación cualitativa, la ciudadanía que emerge de las experiencias de ocupación de viviendas populares a través del Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas en Porto Alegre.
Palavras-chave: Cidadania
Movimentos Sociais
Moradia
Ocupação Urbana
Cidade
Ciudadanía
Movimientos Sociales
Vivienda
Ocupación Urbana
Ciudad
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10389
Data de defesa: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline_de_Abreu_Pereira_Dis.pdfJAQUELINE_DE_ABREU_PEREIRA_DIS2,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.