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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10323
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Crítica imanente e a normatividade da performance |
Autor: | Alves, Ítalo Da Silva |
Primeiro orientador: | Weber, Thadeu |
Resumo: | O trabalho discute o papel de práticas não discursivas em um projeto de crítica social imanente, observando especialmente o problema da capacidade dessas práticas de levantarem reivindicações normativas. Sua questão central é: é possível identificar capacidade de reivindicação normativa no aspecto não discursivo de práticas sociais? A hipótese é positiva. Defende-se que o aspecto simbólico, ritualístico, estético ou, sob o enfoque específico do trabalho, performativo de práticas sociais não apenas expressa normas de ação socialmente estabelecidas, mas também reage a elas, sendo, portanto, capaz de apresentar reivindicações de normatividade. Empregando o método de investigação bibliográfica, o trabalho reconstrói as categorias metodológicas de “crítica imanente baseada em práticas” e de “reconstrução normativa” a partir da obra dos teóricos críticos contemporâneos Jürgen Habermas e Axel Honneth, apontando seus limites na teorização de aspectos performativos da ação. É oferecida uma contribuição à questão sobre o objeto da crítica social a partir do campo de estudos sobre performance, sobretudo a partir do trabalho de Erving Goffman. |
Abstract: | In this study, I discuss the role of non-discursive practices in a project of immanent social critique, paying special attention to the issue of the normative-claiming capacity of these practices. My central question is whether it is possible to identify normative-claiming capacity in the nondiscursive aspect of social practices. My hypothesis is positive. I argue that the symbolic, ritualistic, aesthetic, or—under the specific focus of this study—performative aspect of social practices not only expresses socially established norms of action but also reacts to them, and is therefore capable of raising normative claims. Employing the method of literature research, the study reconstructs the methodological categories of “practice-based immanent critique” and “normative reconstruction” from the works of contemporary critical theorists Jürgen Habermas and Axel Honneth, pointing out their limits in theorizing performative aspects of action. The study offers a contribution to the question concerning the object of social critique from the field of performance studies, especially from the work of Erving Goffman. |
Palavras-chave: | Crítica Imanente Reconstrução Performance Normatividade Teoria Crítica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho será publicado como artigo ou livro |
Prazo para liberar texto completo: | 60 meses |
Data para liberar texto completo: | 24/06/2027 |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10323 |
Data de defesa: | 27-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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