Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10316
Tipo do documento: Dissertação
Título: Economia criativa : os efeitos no mercado de trabalho sob a ótica da indústria criativa no Estado do Rio Grande do Sul (2011-2020)
Autor: Pereira, Joyci dos Santos
Primeiro orientador: Sampaio, Cláudio Hoffmann
Primeiro coorientador: Souza, Osmar Tomas de
Resumo: Este estudo tem por objetivo entender os efeitos que a economia criativa gerou no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul. A priori, é importante compreender de fato do que se trata a economia criativa, o que a diferencia de outros segmentos que fomentam as políticas públicas. Na maneira que ao analisar e contextualizar a economia criativa dentro do estado do Rio Grande do Sul, é necessário compreender e observar a maneira como é apresentada no plano da secretaria de economia criativa no Brasil e os potenciais modelos que podem ser aplicados. Para a divisão correta deste trabalho, delimitou-se a pesquisa entre os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (COREDES), separando pelas maiores participações em postos de trabalhos, e empreendimentos criativos que os representam. Ao longo do estudo é feito uma revisão bibliográfica de literatura, compreendendo a economia criativa desde que surgiu como âmago em reuniões nacionais e internacionais. Utilizam-se diversas bases de dados para a coleta de informações capazes de responder e contribuir ao tema o qual este trabalho se propõe. É observado ao final, a importância de um desenvolvimento econômico como um todo, e um uso da criatividade como balizadora de desenvolvimento.
Abstract: This study aims to understand the effects that the creative economy has generated on the labor market. A priori, it is important to really understand what the creative economy is about, which differentiates it from other segments that promote public policies. In the way of analyzing and contextualizing the creative economy within the state of Rio Grande do Sul, it is necessary to understand and observe the way it is presented in the plan of the creative economy secretariat in Brazil and the potential models that can be applied. For the correct division of this work, the research was limited among the Regional Development Councils of the State of Rio Grande do Sul (COREDES), parting by the greater participation in jobs, and creative enterprises that represent it. Throughout the study, a literature review is made, understanding the creative economy since it emerged as the core in national and international meetings. Several databases are used to collect information capable of responding and contributing to the theme that this work proposes. It is observed in the end, the importance of an economic development as a whole, and a use of creativity as a beacon of development
Palavras-chave: Economia Criativa
Indústrias Criativas
COREDES
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Negócios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10316
Data de defesa: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOYCI_DOS_SANTOS_PEREIRA_DIS.pdfJOYCI_DOS_SANTOS_PEREIRA_DIS1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.