Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10307
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O caixão |
Autor: | Furlanetto, Ana Luiza Pereira |
Primeiro orientador: | Madarasz, Norman Roland |
Resumo: | Como é comum na área de concentração da Escrita Criativa, esta dissertação é construída em duas partes: uma narrativa intitulada O caixão e um ensaio reflexivo a respeito da escrita da novela, chamado A concha. O caixão se inicia com o retorno de Érica à sua cidade natal para o enterro da tia, Helena. Ao chegar, ela descobre que o caixão será enterrado sem corpo. A narrativa, então, acompanha Érica ao lidar com o luto, problemas familiares e amorosos. A concha é composto por reflexões feitas pela escritora durante o processo de escrita da narrativa, e levanta questões sobre autoria e escrita em período pandêmico, além de assuntos específicos da novela O caixão, como a escolha do espaço e a repetição. O ensaio utiliza como principais fontes teóricas livros O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, de Carola Saavedra (2021), A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios, de Glória Anzaldúa (2021) e Roland Barthes por Roland Barthes, de Roland Barthes (1975). |
Abstract: | As it is common in Creative Writing programs, this dissertation is built in two parts: a narrative titled The coffin and a reflective essay named The shell. The coffin begins when Érica returns to her hometown for her aunt’s funeral. When she gets there, she finds out there is no body to be buried, and the coffin is empty. The story follows Érica dealing with grief, familiar and romantic problems. The shell contains the author’s reflections during the writing process of the narrative, and it raises questions about authorship and writing during a pandemic state, as well as meditations specific to the writing of The coffin, such as the choice of space and repetition. The essay uses as primary sources the books O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, by Carola Saavedra (2021), A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios, by Gloria Anzaldúa (2021) and Roland Barthes by Roland Barthes, by Roland Barthes (1975). |
Palavras-chave: | Escrita Criativa Novela Ensaio Processo Criativo Creative Writing Narrative Essay Creative Process |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho será publicado como artigo ou livro |
Prazo para liberar texto completo: | 60 meses |
Data para liberar texto completo: | 13/06/2027 |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10307 |
Data de defesa: | 30-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS_ANA_LUIZA_PEREIRA_FURLANETTO_CONFIDENCIAL.pdf | ANA_LUIZA_PEREIRA_FURLANETTO_DIS | 297,98 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.