Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10307
Tipo do documento: Dissertação
Título: O caixão
Autor: Furlanetto, Ana Luiza Pereira 
Primeiro orientador: Madarasz, Norman Roland
Resumo: Como é comum na área de concentração da Escrita Criativa, esta dissertação é construída em duas partes: uma narrativa intitulada O caixão e um ensaio reflexivo a respeito da escrita da novela, chamado A concha. O caixão se inicia com o retorno de Érica à sua cidade natal para o enterro da tia, Helena. Ao chegar, ela descobre que o caixão será enterrado sem corpo. A narrativa, então, acompanha Érica ao lidar com o luto, problemas familiares e amorosos. A concha é composto por reflexões feitas pela escritora durante o processo de escrita da narrativa, e levanta questões sobre autoria e escrita em período pandêmico, além de assuntos específicos da novela O caixão, como a escolha do espaço e a repetição. O ensaio utiliza como principais fontes teóricas livros O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, de Carola Saavedra (2021), A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios, de Glória Anzaldúa (2021) e Roland Barthes por Roland Barthes, de Roland Barthes (1975).
Abstract: As it is common in Creative Writing programs, this dissertation is built in two parts: a narrative titled The coffin and a reflective essay named The shell. The coffin begins when Érica returns to her hometown for her aunt’s funeral. When she gets there, she finds out there is no body to be buried, and the coffin is empty. The story follows Érica dealing with grief, familiar and romantic problems. The shell contains the author’s reflections during the writing process of the narrative, and it raises questions about authorship and writing during a pandemic state, as well as meditations specific to the writing of The coffin, such as the choice of space and repetition. The essay uses as primary sources the books O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, by Carola Saavedra (2021), A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios, by Gloria Anzaldúa (2021) and Roland Barthes by Roland Barthes, by Roland Barthes (1975).
Palavras-chave: Escrita Criativa
Novela
Ensaio
Processo Criativo
Creative Writing
Narrative
Essay
Creative Process
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 13/06/2027
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10307
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ANA_LUIZA_PEREIRA_FURLANETTO_CONFIDENCIAL.pdfANA_LUIZA_PEREIRA_FURLANETTO_DIS297,98 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.