Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1024
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da carga inorgânica de resinas compostas de conteúdo nanométrico
Autor: Hörlle, Lucas
Primeiro orientador: Hirakata, Luciana Mayumi
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a carga inorgânica de resinas compostas de conteúdo nanométrico. Foi determinando o conteúdo de carga em peso incorporado a cada material (TGA), o conteúdo inorgânico através da microscopia eletrônica de varredura (MEV), suas dimensões e morfologia, além dos componentes em peso pelo teste de Espectrografia por Dispersão de Raios X (EDS). As resinas compostas Esthet X, Filtek Supreme XT e Grandio foram divididas em seis grupos de acordo com a marca da resina composta e a cor. Os valores do conteúdo de carga variaram de 75,75 a 87 Wt% para o grupo Esthet X D e o grupo Grandio E, respectivamente. À análise por EDS, os elementos O e Si foram observados em todos os grupos. Al foi observado nos grupos das resinas compostas Esthet X e Grandio e Ba não foi observado nos grupos Grandio E, Filtek Supreme E e Filtek Supreme D. Os resultados obtidos sobre os valores médios (μm) foram: Esthet X E 1,16в; Esthet X D 1,39в; Filtek Supreme E 0,6в; Filtek Supreme D 1,14в; Grandio E 2,05Aв e Grandio D 3,1A. Na análise da morfologia das partículas, as resinas compostas Esthet X e Grandio apresentaram características semelhantes entre si com grande quantidade de partículas de carga inorgânica irregulares, de morfologia heterogênea. Por outro lado, os grupos da resina Filtek Supreme XT apresentaram características diferentes das demais e semelhantes entre si, quanto à morfologia. Evidenciaram grande quantidade de partículas de carga inorgânica esféricas, regulares, com distribuição e tamanho homogêneos. Os resultados mostraram diferentes formas e tamanhos de partículas inorgânicas, independente do tipo de resina composta. Pôde-se concluir que as resinas compostas apresentaram características físicas de forma e tamanho das partículas de carga inorgânica nem sempre coincidindo com as apresentadas pelos fabricantes e comprovada pela literatura.
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
MATERIAIS DENTÁRIOS
RESINAS COMPOSTAS
MICROSCOPIA ELETRÔNICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: HÖRLLE, Lucas. Avaliação da carga inorgânica de resinas compostas de conteúdo nanométrico. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1024
Data de defesa: 20-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
418300.pdfTexto Completo3,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.