Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10213
Document type: Dissertação
Title: O pedagogo e a construção do conhecimento científico no contexto da bimodalidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Author: Picoli, Gabriela dos Santos 
Advisor: Ferraro, José Luis Schifino
Abstract (native): Considerando o fato de vivermos em uma sociedade influenciada sobretudo pela tecnologia e pela ciência, surge a necessidade de que o ensino das Ciências Naturais oportunize aos estudantes o contato com conceitos que vão além do seu cotidiano, reconhecendo situações científicas em que esses conceitos possam ser compreendidos e relacionados aos enunciados da área, para além da memorização de definições, que reduzem não apenas à própria ciência, bem como as potencialidades do fazer científico. Sendo assim, a premissa desta pesquisa é que a educação em ciências pode contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, tecnológico e científico da sociedade em que vivemos. Por isso, o investimento para que os estudantes possam criar condições para o enfrentamento das exigências do mundo contemporâneo por meio da educação em ciências é de significativa importância. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo analisar como os pedagogos têm colaborado para a promoção do conhecimento científico nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da bimodalidade, devido ao Ensino Remoto Emergencial imposto pela pandemia da Covid-19. Para auxiliar nesta compreensão, foi realizado um “Estado do Conhecimento” a partir de bancos de dados brasileiros acerca da temática. As buscas tomam como referência publicações de artigos científicos, teses e dissertações, utilizando o SciELO, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD-IBICT). Os descritores que utilizamos na pesquisa foram: “Letramento Científico”, “Alfabetização Científica”, “Letramento Científico” AND “Anos Iniciais”, “Alfabetização Científica” AND “Anos Iniciais”. Foi determinado um período de busca, tomando como referência a implantação da BNCC e, ainda, foi realizada uma busca pelo termo “Séries Iniciais”. Entendendo que a busca pelo letramento científico da área de Ciências da Natureza necessita estar relacionada à construção de uma formação mais sólida pela crítica e pela reflexividade do estudante em relação ao mundo que o cerca, para a efetivação do trabalho, foram realizadas observações de aulas de ciências em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na qual os professores das turmas observadas também responderam um questionário constituído como um instrumento de crenças e atitudes epistêmico-metodológico relacionado à educação em ciências e ao letramento científico – que também contou com perguntas que possibilitaram a construção de um perfil dos docentes. Ainda, os professores das turmas observadas – de 1º, 3º e 5º anos – participaram de entrevistas não diretivas e semiestruturadas. Os dados foram coletados, registrados, e analisados a partir da Análise de Conteúdo (AC), resultando em quatro categorias emergentes: I) Considerações sobre o papel do professor pedagogo; II) O ensino de Ciências nos anos iniciais, um olhar para o letramento científico; III) As aulas de Ciências no contexto da Bimodalidade; e IV) Percepções sobre os estudantes – aprendizagem e postura. A partir da problematização em cada uma das categorias, percebeu-se a relevância de um ensino de ciências que oportunize a construção do conhecimento de maneira reflexiva, problematizadora, instigadora, estimulante e transformadora. Desse modo, percebe-se o professor pedagogo como um dos agentes dos processos de ensino e aprendizagem, que necessita adotar uma postura de mediador e problematizador, que contribua na formação de estudantes letrados cientificamente, estimulando seus protagonismos. Ao mesmo tempo, a ação do professor deve ressignificar as formas de interação dos estudantes com seus objetos de estudo, incrementando suas experiências nas aulas de ciências frente a desafios como a ausência de formação específica na área, o contexto pandêmico no qual a pesquisa foi realizada, o tempo destinado no planejamento para a área de Ciências da Natureza e a redução ou ausência de atividades práticas investigativas, apresentados na presente dissertação.
Abstract (english): Considering the fact that we live in a society influenced mainly by technology and science, the need for the teaching of Natural Sciences arises to give students the opportunity to have contact with concepts that go beyond their everyday life – recognizing scientific situations in which these can be understood and related to the statements of the area; beyond the memorization of definitions that reduce not only the science itself, but the potential of scientific making. Thus, the premise is that science education can contribute to the human, cultural, technological, and scientific development of the society in which we live. From this point of view, the investment in science education is of significant importance, so that students can create conditions to face the demands of the contemporary world. In this sense, this dissertation aims to analyze how pedagogues have collaborated to promote scientific literacy in the early years of elementary school. To aid in this understanding, a “State of the Knowledge” was conducted based on Brazilian databases on the theme. The searches take as reference publications of scientific articles, theses and dissertations, using SciELO, Google Scholar and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (BDTD-IBICT). The keywords being used in the research are: “Scientific Literacy”, “Scientific Literacy”, “Scientific Literacy” AND “Early Years”, “Scientific Literacy” AND “Early Years”. A search period was determined, taking the implementation of the BNCC as a reference, and a search for the term “Early Years” was also carried out. Understanding that the search for scientific literacy in the area of Natural Sciences needs to be related to the construction of a more solid education through criticism and reflexivity of the student in relation to the world around him/her, for the accomplishment of the work, observations of science classes in a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, were carried out, in which the teachers observed also answered a questionnaire constituted as an instrument of epistemic-methodological beliefs and attitudes related to science education and scientific literacy – which also included questions that allowed the construction of a profile of the teachers. Also, the teachers of the observed classes – 1 st, 3rd and 5th grades – participated in non-directive and semi-structured interviews. The data were collected, recorded, and analyzed using Content Analysis (CA), resulting in four emerging categories: I) Considerations about the role of the pedagogical teacher; II) Science teaching in the early years, a look at scientific literacy; III) Science classes in the context of Bimodality; and IV) Perceptions about students – learning and attitude. From the problematization in each of the categories, it was realized the relevance of a science teaching that provides an opportunity for the construction of knowledge in a reflective, problematizing, instigating, stimulating and transforming way. Presenting the pedagogical teacher as one of the agents of the teaching and learning processes, who needs to adopt a mediating and problematizing posture, which contributes to the formation of scientifically literate students, stimulating their protagonism. At the same time, the teacher’s action should resignify the forms of interaction of students with their objects of study, increasing their experiences in science classes facing challenges such as the absence of specific training in the area, the pandemic context in which the research was conducted, the time allocated in the planning for the area of Natural Sciences and the reduction or absence of investigative practical activities, presented in this dissertation
Keywords: Educação
Ensino de Ciências
Letramento Científico
Pedagogo
Anos Iniciais
Ensino Remoto Emergencial
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola Politécnica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10213
Issue Date: 3-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA DOS SANTOS PICOLI DISSERTAÇÃO EDUCEM 2022.pdfGABRIELA_DOS_SANTOS_PICOLI_DIS1.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.