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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10203
Tipo do documento: Tese
Título: As representações visuais da beleza atlética olímpica : da antiguidade ao instagram
Autor: Teixeira, Carlos Roberto Gaspar 
Primeiro orientador: Tietzmann, Roberto
Resumo: A partir das imagens de atletas olímpicos, esta tese investiga como esse tipo específico de beleza atlética (GUMBRECHT, 2007) vem sendo representada visualmente ao longo da história milenar dos Jogos Olímpicos. Traz como principal objetivo o estabelecimento das possíveis continuidades e rupturas dessas representações, tendo como objetivos secundários: a) definir o conceito entendido como Beleza Atlética Olímpica e suas diferenças nos Jogos Antigos e Modernos; b) estabelecer as continuidades e as rupturas entre as representações visuais dessa beleza atlética antiga e moderna; c) analisar o processo evolutivo da exploração da imagem dos atletas ao longo da história Olímpica. Como objeto, analisa imagens de 588 artefatos arqueológicos referentes aos Jogos Antigos, assim como mais de 80 mil fotografias publicadas nos perfis oficiais do Instagram de 389 atletas olímpicos que buscavam classificação para os Jogos Tóquio 2020, entre os anos de 2012 e 2020, considerando apenas as modalidades individuais referentes às edições de Verão. Está dividida em cinco capítulos, sendo o primeiro a introdução. O segundo capítulo, estabelece a base conceitual, contemplando teorias de viés metodológico, a partir das Humanidades Digitais e da Analítica Cultural (Cultural Analytics) (MANOVICH, 2020), assim como as perspectivas acerca da beleza na Antiguidade e na Modernidade, aproximando sua compreensão ao ponto de vista esportivo, atlético e olímpico. O terceiro capítulo, descreve todo o processo metodológico, juntamente com as ferramentas computacionais utilizadas, entre elas a plataforma autoral GENUS. Já o quarto capítulo, apresenta as análises das imagens coletadas, respeitando os dois principais períodos dos Jogos Olímpicos (Antiguidade e Modernidade), considerando aspectos visuais, temáticos e interpretativos. Por fim, são apontadas as considerações finais. Como resultado, considera que as representações visuais da Beleza Atlética Olímpica têm afastado gradativamente o pensamento idealista olímpico clássico, reforçando, de forma cada vez mais intensa, características utilitaristas (comerciais/econômicas) do esporte profissional e competitivo. Ao longo do tempo, essas representações imagéticas dos atletas cumpriram, e continuam cumprindo, um papel midiático cultural determinante no contexto olímpico. Porém, ao serem analisadas pelo prisma comunicacional, uma série de características podem ser destacadas nas concepções interpretativas desse processo midiatizado ressaltando, principalmente, os aspectos referentes a elementos: a) midiáticos visuais/artísticos; b) que remetem a vitórias e conquistas esportivas; e c) econômicos.
Abstract: Based on Olympic athletes’ images, this thesis investigates how such type of athletic beauty (GUMBRECHT, 2007) has been visually represented throughout the millenary history of the Olympic Games. Thus, the study primarily aims to establish the possible continuities and ruptures of these representations. The secondary objectives are: a) to define the concept of ‘Olympic Athletic Beauty’ and its differences between the Ancient and Modern Games; b) to establish the continuities and ruptures among the visual representations of the Ancient and Modern Athletic Beauty; c) to analyze the development behind the exploring process of the athletes’ image throughout Olympic history. The corpus of analyzed photographs are 588 archaeological artifacts related to the Ancient Games, as well as more than 80 thousand photographs published on the official Instagram profiles of 389 Olympic athletes who pursued classification to Tokyo 2020 Olympics. The selection criteria considered only individual events related to the Summer Editions between the years of 2012 and 2020. The thesis is divided into five chapters: (1st) the Introduction; (2nd) the Theoretical Framework, including methodological concepts of the Digital Humanities and Cultural Analytics (MANOVICH, 2020), as well as the perspectives on beauty in Antiquity and Modernity to enclose the understanding regarding sports, athletics and Olympic point of views; (3rd) the Methodological Aspects, included the computational tools used in the study, such as the GENUS, an authorial platform; (4th) the Analysis of the collected images, including the two main analyzed Olympic Games periods (Antiquity and Modernity), take into consideration the visual, the thematic and the interpretative aspects; and (5th) the Final Remarks. The study results understand that ‘Olympic Athletic Beauty’ visual representations have been gradually moved away from the classical thoughts regarding Olympic ideal, gradually reinforcing, a utilitarian (commercial/economic) characteristic of professional and competitive modern sport. Over time, these athletes’ imagery representations have been fulfilling an important cultural media role in the Olympic context. However, when these images are analyzed into the communicational concept, a series of characteristics can be highlighted regarding the interpretative conceptions of a mediatized process, i.e., the aspects referring to elements such as: a) visual/artistic media; b) related to sport victories and achievements; and c) economic aspects.
Palavras-chave: Comunicação
Humanidades Digitais
Jogos Olímpicos
Atletas
Instagram
Communication
Digital Humanities
Olympic Games
Athletes
Instagram
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10203
Data de defesa: 23-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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