Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10196
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cinema brasileiro, circulação internacional e diplomacia cultural : trajetórias, interseções, dilemas e rupturas
Autor: Nicoletti, Manuela Fetter 
Primeiro orientador: Silva, João Guilherme Barone Reis
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a circulação internacional do cinema brasileiro, estabelecendo relações com dinâmicas de diplomacia cultural, a partir da observação de processos característicos da cadeia produtiva cinematográfica, com ênfase naqueles voltados para o alcance do mercado externo. Para tal, as ideias aqui expostas são posicionadas dentro do contexto hipermoderno, firmado por Gilles Lipovetsky e refletidas a partir dos sistemas de trocas simbólicas de Pierre Bourdieu, na esfera de reflexão do fato cinematográfico exposto por Cristian Metz. Baseia-se em autores que tratam sobre as estruturas base de circulação do cinema brasileiro, como João Guilherme Barone e Hadija Chalupe. Bem como, no texto sobre a conceptualização da diplomacia cultural brasileira de Edgard Telles Ribeiro. As argumentações teóricas servem ao uso de metodologias da pesquisa observacional e exploratória, através de dados obtidos em buscas documentais e bibliográficas. O ponto de partida é organizar um entendimento dos cenários que caracterizam padrões universais nas operações de internacionalização do cinema, através de um olhar genealógico sobre o sistema de valor na cadeia cinematográfica, seus processos de distribuição e consequentes movimentos de circulação no exterior. Na sequência, uma abordagem sobre a diplomacia cultural no Brasil busca elucidar seus principais conceitos teóricos, para identificar suas práticas e principais interseções com o cinema. Ao final, uma análise dos cenários de impactos e rupturas gerados pela crise que se estabelece no meio cinematográfico brasileiro, no período entre 2018-2021, contemplando a paralização estrutural, por conta da pandemia Covid-19; os movimentos de desmonte e desinstitucionalização das políticas públicas federais para o setor; a geração de impactos e rupturas, pela aceleração tecnológica, sobre a circulação cinematográfica.
Abstract: This dissertation presents a study on the international circulation of Brazilian cinema, establishing relations with dynamics of cultural diplomacy, from the observation of characteristic processes of the cinematographic production chain, with emphasis on those aimed at reaching the foreign market. To this end, the ideas presented here are positioned within the hypermodern context, established by Gilles Lipovetsky and reflected from Pierre Bourdieu's systems of symbolic exchanges, in the sphere of reflection of the cinematographic fact exposed by Cristian Metz. It is based on authors who deal with the basic structures of circulation of Brazilian cinema, such as João Guilherme Barone and Hadija Chalupe. As well as in the text on the conceptualization of Brazilian cultural diplomacy by Edgard Telles Ribeiro. The theoretical arguments serve the use of observational and exploratory research methodologies, through data obtained in documental and bibliographic searches. The starting point is to organize an understanding of the scenarios that characterize universal patterns in the operations of internationalization of cinema, through a genealogical look at the value system in the cinematographic chain, its distribution processes and consequent movements of circulation abroad. Next, an approach to cultural diplomacy in Brazil seeks to elucidate its main theoretical concepts, to identify its practices and main intersections with cinema. At the end, an analysis of the scenarios of impacts and ruptures generated by the crisis that is established in the Brazilian cinema, in the period between 2018-2021, contemplating the structural stoppage, due to the Covid-19 pandemic; the dismantling and deinstitutionalization movements of federal public policies for the sector; the generation of impacts and ruptures, through technological acceleration, on cinematographic circulation.
Palavras-chave: Cinema Brasileiro
Circulação Cinematográfica
Distribuição Internacional
Diplomacia Cultural
Políticas Públicas Cinematográficas
Tecnologias Audiovisuais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10196
Data de defesa: 28-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Manuela Fetter Nicoletti_Final Revisada Pós-Banca.pdfMANUELA_FETTER_NICOLETTI_DIS1,9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.