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dc.creatorRypl, Victor Ramires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8708444622560756por
dc.contributor.advisor1Pase, André Fagundes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459123297426461por
dc.date.accessioned2022-04-29T20:45:36Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10172-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa busca entender como sistemas de simulação social são utilizados em jogos digitais narrativos single-player, através do funcionamento dos non-player characters (NPCs), amparado em uma análise do game Vampyr (Dontnod Entertainment, Focus Home Interactive, 2018). Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento dos NPCs, suas capacidades sociais e os diferentes tipos de representações sociais dentro dos jogos digitais. A metodologia escolhida para a análise de Vampyr foi a Análise de Blocos, de Clara Fernandez-Vara, criada especificamente para os jogos, e que permite entender como diferentes elementos da linguagem se relacionam. Os resultados evidenciaram o papel fundamental dos NPCs no aprofundamento da narrativa e na criação do mundo do jogo. A estrutura da simulação social potencializa a capacidade do jogo de desenvolver os temas escolhidos pelos desenvolvedores, dependente dos verbos e ações disponibilizadas ao jogador, demonstrando a possível importância deste tipo de mecânica e da linguagem dos jogos para o campo da comunicação.por
dc.description.abstractThis research aims to understand how social simulation systems are utilized in single player narrative digital games, through the functioning of the non-player characters (NPCs), supported by an analysis of the game Vampyr (Dontnod Entertainment, Focus Home Interactive, 2018). This work is aided by a bibliography review on the development of non-player characters (NPCs), their social skills and different social representations within games.The chosen methodology for this analysis was the building blocks method suggested by Clara Fernandez-Cara, developed specifically for games, which allows one to understand how different elements of the language relate to one another. The results show the fundamental role NPCs play in deepening the narrative and the creation of the game’s world. The structure social simulation provides also enhances the game’s capacity of expanding the themes selected by the developers, showing the potential this mechanic and games as a whole have in contributing to the communications field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2022-04-26T20:26:00Z No. of bitstreams: 1 Victor Ramires Rypl - Dissertação para Biblioteca Final.pdf: 3330004 bytes, checksum: 55126998343b31426dd7095eef67219b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-04-29T20:38:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Victor Ramires Rypl - Dissertação para Biblioteca Final.pdf: 3330004 bytes, checksum: 55126998343b31426dd7095eef67219b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-29T20:45:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Victor Ramires Rypl - Dissertação para Biblioteca Final.pdf: 3330004 bytes, checksum: 55126998343b31426dd7095eef67219b (MD5) Previous issue date: 2022-03-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/183762/Victor%20Ramires%20Rypl%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20para%20Biblioteca%20Final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectJogos Digitaispor
dc.subjectSimulação Socialpor
dc.subjectNPCspor
dc.subjectVampyrpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleOs NPCS de vampyr : a simulação social em jogos digitais narrativospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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Victor Ramires Rypl - Dissertação para Biblioteca Final.pdfVICTOR_RAMIRES_RYPL_DIS3.25 MBAdobe PDFThumbnail

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