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Tipo do documento: Dissertação
Título: Virilidade vigilante : representação de masculinidades brasileiras contemporâneas a partir do longa-metragem O Doutrinador (2018)
Autor: Faccini, Gabriel de Mesquita 
Primeiro orientador: Silva, Melina Aparecida dos Santos
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a representação de masculinidades brasileiras a partir do longa-metragem O Doutrinador (Bonafé, 2018). Adaptação de uma HQ homônima, de conteúdo explicitamente político e de extrema-direita, o filme dialoga com a tendência contemporânea dos filmes de super-herói. Por meio de procedimentos da análise fílmica contextual, o presente trabalho aciona conceitos dos estudos de gênero para compreender de que formas o filme articula os elementos da linguagem cinematográfica para construir seus personagens masculinos. Para tanto, são estabelecidos os parâmetros de masculinidade hegemônica, conforme formulado por Raewyn Connell (2005), em uma investigação do contexto cultural e ideológico em que o filme é concebido. Considerando uma abordagem multiculturalista e multiperspectívica (KELLNER, 2001), o trabalho analisa como a tradição dos filmes de ação hollywoodianos e as histórias de super heróis transpostas para o cenário brasileiro influencia a performance (BUTLER, 2003) das práticas de gênero em O Doutrinador. A perspectiva pós-colonial serve de enquadramento para pensar como o filme reflete e contribui para o imaginário das masculinidades brasileiras contemporâneas.
Abstract: This dissertation aims to analyze the representation of Brazilian masculinities as portrayed in the feature film The Awakener (Bonafé, 2018). An adaptation from a homonymous comic book with explicitly political and far-right content, the film dialogues with the trend of contemporary superhero films. Through procedures of contextual film analysis, the present work utilizes concepts from gender studies to understand how the film articulates the elements of cinematic language to construct its male characters. Therefore, it establishes the parameters of hegemonic masculinity, as formulated by Raewyn Connell (2005), in an investigation of the film's cultural and ideological context. Considering a multiculturalist and multiperspective approach (KELLNER, 2001), the work analyzes how the tradition of Hollywood action films and superhero narratives, transposed to the Brazilian scenario, influences the performance (BUTLER, 2003) of gender practices in The Awakener. A post-colonial perspective serves as the framework for how the film reflects and contributes to the ideology of contemporary Brazilian masculinities.
Palavras-chave: Comunicação
Cinema Brasileiro
Masculinidades
Representação
Gênero
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10169
Data de defesa: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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