Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1016
Document type: Dissertação
Title: Dimensão volumétrica na região alveolar da fissura labiopalatina obtida pela análise da imagem tomográfica computadorizada com o software Image J
Author: Picolli, Patricia 
Advisor: Brücker, Marcia Rejane
Abstract (native): A Tomografia Computadorizada (TC) tem ocupado lugar de destaque em trabalhos científicos que demonstram sua utilização clínica, qualidade superior de imagem e precisão em medidas relativas aos ossos da face. No entanto, a utilidade da TC na avaliação de anomalias craniofaciais não depende apenas da precisão do método, mas também da sua reprodutibilidade entre diferentes observadores. A presente pesquisa analisa a capacidade de um software biomédico de domínio público em delimitar o defeito ósseo alveolar inerente à fissura labiopalatina e mensurá-lo volumetricamente. A amostra foi constituída de imagens tomográficas computadorizadas de vinte e um pacientes portadores de fissura labiopalatina transforame incisivo, sendo treze do gênero masculino e oito do gênero feminino, com média de idade de dez anos e cinco meses. Os arquivos DICOM foram acessados a partir de CD-R através do software IMAGE J 1.38, instalado em computador pessoal. Após a devida importação da seqüência de imagens tomográficas, visualização e estudo de todos os cortes, foram selecionados aqueles correspondentes à região de interesse para cada paciente. Procederam-se os delineamentos e suas respectivas mensurações. Os resultados demonstraram um volume médio do defeito ósseo alveolar inerente à fissura de 0,77± 0,17 cm³. Na avaliação do método, a concordância intra e inter-observadores foi de 95,2% e 90,5%, respectivamente. A partir da metodologia empregada e dos resultados obtidos, concluiu-se que é possível por meio do software Image J 1.38 a delimitação nas imagens tomográficas, de regiões de interesse de estruturas anatômicas faciais e o cálculo volumétrico da área delimitada.
Keywords: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
FISSURA LABIOPALATAL
ORTOPEDIA FACIAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: PICOLLI, Patricia. Dimensão volumétrica na região alveolar da fissura labiopalatina obtida pela análise da imagem tomográfica computadorizada com o software Image J. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1016
Issue Date: 18-Dec-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
412660.pdfTexto Completo7,01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.