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Document type: Tese
Title: Influência do conhecimento do objetivo de leitura na compreensão leitora e na consciência textual de alunos de 6º ano do ensino fundamental
Author: Borges, Caroline Bernardes 
Advisor: Hubner, Lilian Cristine
Abstract (native): Esta tese, situada no âmbito dos estudos psicolinguísticos, tem como objetivo geral verificar a influência do conhecimento do objetivo de leitura, delineado pela instrução da tarefa, na produção do reconto, na compreensão leitora e na consciência textual. Por meio de pesquisa de natureza empírica, foram analisados os desempenhos no reconto (objetivo de leitura), os escores de compreensão leitora e os níveis de consciência textual dos participantes, bem como as correlações existentes entre esses dados, buscando compreender-se em que medida o conhecimento do objetivo de leitura contribui para a compreensão leitora e para a consciência textual, considerando as correlações intragrupos. A amostra foi constituída por 69 alunos (quatro turmas) de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no sul do Brasil e pela professora das turmas. Os alunos foram distribuídos de forma randomizada conforme os grupos de investigação: grupo 1 – conhecimento da instrução da tarefa (elaborar um reconto do texto) antes da realização da leitura do texto (OLA); e grupo 2 – conhecimento da instrução da tarefa depois da realização da leitura do texto (OLD). Seis instrumentos foram aplicados. a) Texto para a leitura e para elaboração do reconto, introduzido ou não pela instrução sobre o objetivo de leitura; b) Teste de compreensão leitora e consciência textual – conteúdo do texto; c) Teste de compreensão leitora e consciência textual – análise linguística; d) Questionário sobre hábitos de leitura e de escrita e sobre a elaboração de reconto; e) Questionário sobre o trabalho com a leitura e a escrita (reconto) em sala de aula (para a professora). Os resultados indicaram que a explicitação do objetivo de leitura aos alunos antes da realização da tarefa levou a um melhor desempenho no reconto entre os alunos do OLA – 76,67% na comparação com o desempenho dos alunos do grupo OLD – 63,51%. Quanto aos resultados de compreensão leitora e consciência textual, percebeu-se que OLA teve melhor desempenho em Compreensão Leitora – Conteúdo do Texto e Consciência Textual – Análise Linguística, enquanto o grupo OLD teve melhor desempenho em Consciência Textual – Conteúdo do Texto e Compreensão Leitora – Análise Linguística. Constatou-se ainda uma correlação positiva e significativa entre todos os três elementos investigados (objetivo de leitura (reconto), compreensão leitora e consciência textual) no OLA, exceto entre Reconto e Compreensão Leitora – Conteúdo do Texto, e, no grupo 2, a correlação foi positiva e significativa entre todos os elementos. Quanto às correlações significativas entre os três elementos do eixo de investigação da tese no grupo OLA e os hábitos de leitura e de escrita e sobre a elaboração de reconto, constatou-se correlação significativa: quanto à Compreensão Leitora – Conteúdo do Texto, com a frequência de utilização da biblioteca; quanto à Consciência Textual – Conteúdo do Texto, com a frequência de escrita; quanto à Compreensão Leitora – Análise Linguística com a frequência de leitura; e, quanto à Consciência Textual – Análise Linguística, com a frequência de utilização da biblioteca, com a frequência de leitura e com a frequência de escrita. As correlações significativas entre as próprias questões de hábitos de leitura e de escrita e sobre a elaboração de reconto no grupo OLA foram entre a frequência de utilização da biblioteca e a frequência de leitura; entre a frequência de utilização da biblioteca e a frequência de escrita; e entre a frequência de leitura e a frequência de escrita. Quanto às correlações significativas entre os três elementos do eixo de investigação da tese no grupo OLD e os hábitos de leitura e de escrita e sobre a elaboração de reconto, observou-se: quanto ao Reconto, com a frequência de utilização da biblioteca, com a frequência de leitura e com a frequência de escrita; quanto à Compreensão Leitora – Análise Linguística, com a frequência com que conhecem o objetivo de leitura previamente; e, quanto à Consciência Textual – Análise Linguística, com a frequência de escrita. As correlações significativas entre as próprias questões de hábitos de leitura, de escrita e de elaboração de reconto no grupo OLD foram entre a frequência de utilização da biblioteca e a frequência de leitura, e entre a frequência de leitura e a frequência de escrita. O estudo traz implicações para a sala de aula e para a literatura sobre o tema, entre eles a importância de o professor explicitar os objetivos de leitura antes das atividades e o impacto de hábitos de leitura e de escrita no desempenho na compreensão leitora e na consciência textual.
Abstract (english): This thesis, situated within the scope of psycholinguistic studies, has as its general objective to verify the influence of knowing reading objectives, delineated by the instruction of the task, in the production of text retelling, reading comprehension and textual awareness. By means of an empirical research, the performance in the story retelling (reading objective), the reading comprehension scores and the participants’ textual awareness levels were analyzed, as well as the existing correlations between these data, seeking to understand to what extent knowing the reading objectives contributes to reading comprehension and textual awareness, considering intragroup correlations. The sample consisted of 69 sixth graders (four classes) from a public Elementary School situated in the South of Brazil, as well as by the teacher of the classes. The students were randomly distributed according to the research groups: group 1 – knowledge of the task instruction (to prepare a retelling of the text) before reading the text (reading objective before - ROB); and group 2 – knowledge of task instruction after reading the text (reading objective after – ROA). Six instruments were administered: a) text for reading and for elaboration of the retelling, introduced or not by the instruction about the reading objective; b) Reading comprehension and textual awareness test – the content of the text; c) Reading comprehension and textual awareness test – linguistic analysis; d) Questionnaire on reading and writing habits and retelling habits; e) Questionnaire about tasks on reading and writing (retelling) in the classroom (for the teacher). The results indicated that making explicit the reading objectives to students before carrying out the task led to a better performance in retelling among ROB students – 76.67% in comparison with the performance of students in the ROA group – 63.51%. As for the results of reading comprehension and textual awareness, students in the ROB group performed better in Reading Comprehension - Text Content and Textual Awareness - Linguistic Analysis, while the ROA group performed better in Textual Awareness - Text Content and Reading Comprehension - Linguistic Analysis. There was also a positive and significant correlation between all three elements investigated (reading objective (retelling), reading comprehension and textual awareness) in the ROB group, except between Retelling and Reading Comprehension - Text Content, and, in group 2, the correlation was positive and significant among all elements. As for the significant correlations among the three elements of the research axis of this dissertation regarding the ROB group and reading and writing habits and retelling habits, relevant correlations were found: Reading Comprehension - Text Content, with the frequency of library use; as for Textual Awareness – Text Content, with the frequency of writing; Reading Comprehension – Linguistic Analysis with reading frequency; and, as for Textual Awareness – Linguistic Analysis, with the frequency of using the library, and also with the frequency of reading and writing. The significant correlations among reading and writing habits and retelling habits in the ROB group were between the frequency of library use and the frequency of reading; between the frequency of using the library and the frequency of writing; and between the reading and writing frequency. As for the significant correlations between the three elements of the research axis of this dissertation, in the ROA group and reading habits, writing habits and retelling habits, it was observed that: as for Retelling, it was correlated with the frequency of use of the library, with the reading and the writing frequency; as for Reading Comprehension – Linguistic Analysis, the correlations were with prior knowledge of the reading objective; and, as for Textual Awareness – Linguistic Analysis, with the frequency of writing. The significant correlations between the reading writing and retelling habits in the ROA group were between the frequency of library use and the frequency of reading, and between the frequency of reading and the frequency of writing. This study has implications for classroom management and for the literature on the topic, including the importance of the teacher making explicit the reading objectives before the activities and the impact of reading and writing habits on the performance in reading comprehension and textual awareness.
Keywords: Compreensão Leitora
Objetivo de Leitura
Consciência Textual
CNPQ Knowledge Areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 36 meses
Date to release fulltext: 20/04/2025
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10151
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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