Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10143
Document type: Dissertação
Title: O futebol enquanto instância midiática da publicidade social : uma análise do discurso das campanhas do Esporte Clube Bahia
Author: Bertoncello, Soraya Damasio 
Advisor: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Abstract (native): Devido ao seu alcance popular, o futebol é um espaço privilegiado para a discussão de temas socialmente relevantes e o crescente número de estudos sobre a modalidade prova que ele é uma importante ferramenta de análise e compreensão da sociedade. A publicidade, assim como o futebol, também trabalha diretamente com as emoções, utilizando-se de técnicas próprias para criar ou fomentar desejos, construir ou fortalecer tendências e pautar temas de discussão. A proposta deste estudo é discutir as possibilidades do futebol como instância para publicidade de caráter social. Para tanto, se vale da análise dos discursos dos anúncios do clube de futebol brasileiro Esporte Clube Bahia, que trazem como tema o racismo, o machismo e a LGBTfobia. A escolha do Bahia não foi por acaso: desde 2018, o clube possui um Núcleo de Ações Afirmativas e desenvolve campanhas e atividades de cunho social. Este estudo é realizado através da técnica de pesquisa bibliográfica e documental (LAKATOS; MARCONI, 1987), responsável por dar suporte a temas como a publicidade social (BALONAS, 2006; COVALESKI, 2015; SALDANHA, 2018); o futebol como fenômeno social e cultural (DA MATTA, 1982; HELAL 1990; DAMO, 2001); e as reflexões acerca do racismo, machismo e LGBTfobia (BOURDIEU, 2002; BUTLER, 2003; HALL, 2003). O levantamento bibliográfico também é empregado para consolidar conceitos acerca de Análise do Discurso e o discurso das mídias, que contribui para organizar um protocolo de análise, sustentado na abordagem semiolinguística (CHARAUDEAU, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2012). Por fim, a análise de discurso se dá em um corpus de 10 vídeos divulgados pelo clube (2018 a 2021), em que se aprofundam as interpretações acerca do futebol atuando como instância midiática da propaganda social. Como principais resultados, evidencia-se que o E. C. Bahia articula e organiza pautas sociais em seus anúncios por meio de estratégias discursivas que ora o colocam como o principal mobilizador, ora dão voz aos sujeitos envolvidos nos temas – como modo de significar o empoderamento de suas causas. Também é possível perceber que, embora o clube seja um dos principais articuladores destes temas no meio futebolístico, ainda prevalecem discursos agendados por calendários comemorativos ou mesmo como resposta a situações factuais.
Abstract (english): Debido a su alcance popular, el fútbol es un espacio privilegiado para la discusión de temas socialmente relevantes, y el creciente número de estudios sobre este deporte demuestra que es una herramienta importante para análisis y comprehensión de la sociedad. Así como el fútbol, la publicidad también trabaja directamente con las emociones a través de técnicas propias utilizadas para crear o fomentar deseos, construir o potenciar tendencias y orientar temas de discusión. El objetivo de este estudio es discutir las posibilidades del fútbol como instancia de publicidad social. Para eso, utiliza el análisis de los discursos de los anuncios del club de fútbol brasileño Esporte Clube Bahia, que traen como tema el racismo, el machismo y la LGBTfobia. La elección de Bahía no fue casual: desde 2018, el club cuenta con un Centro de Acción Afirmativa y desarrolla campañas y actividades sociales. Este estudio se realiza a través de la técnica de investigación bibliográfica y documental (LAKATOS; MARCONI, 1987), que sostiene temas como la publicidad social (BALONAS, 2006; COVALESKI, 2015; SALDANHA, 2018); el fútbol como fenómeno social y cultural (DA MATTA, 1982; HELAL 1990; DAMO, 2001); y reflexiones acerca del racismo, del machismo y de la LGBTfobia (BOURDIEU, 2002; BUTLER, 2003; HALL, 2003). El levantamiento bibliográfico también se utiliza para consolidar conceptos sobre el Análisis del Discurso y el discurso mediático, lo que ayuda a organizar un protocolo de análisis basado en el enfoque semiolingüístico (CHARAUDEAU, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2012). Finalmente, el análisis del discurso se desarrolla en un corpus de 10 videos difundidos por el club (2018 a 2021), en los que se profundizan las interpretaciones sobre el fútbol actuando como instancia mediática de la publicidad social. Como principales resultados, se evidencia que EC Bahia articula y organiza temas sociales en sus anuncios a través de estrategias discursivas que a veces lo ubican como principal movilizador, a veces dan voz a los sujetos involucrados en los tópicos - como forma de significar el empoderamiento de sus causas También es posible percibir que, si bien el club es uno de los principales articuladores de estos temas en el campo futbolístico, aún prevalecen los discursos programados por fechas conmemorativas o como respuesta a situaciones puntuales.
Keywords: Comunicação
Publicidade Social
Análise do Discurso
Futebol Brasileiro
E.C. Bahia
Fútbol Brasileño
Publicidad Social
Análisis del Discurso
E.C. Bahia
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10143
Issue Date: 8-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_SORAYA_DAMASIO_BERTONCELLO_COMPLETO.pdfSORAYA_DAMASIO_BERTONCELLO_DIS2.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.