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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10079
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um framework para implementação da gestão do conhecimento em instituições bancárias públicas no Brasil
Autor: Santos Júnior, Darci de Borba
Primeiro orientador: Chaves, Marcirio Silveira
Resumo: O conhecimento tem se tornado um ativo relevante no mercado. O interesse se deve em grande parte à sua notória capacidade de gerar inovação e vantagem competitiva. Por conta disso, a Gestão do Conhecimento (GC) se mostra como uma abordagem necessária para que as empresas de serviços possam se diferenciar perante os clientes, seja com intuito de ampliar ou de manter a fatia de mercado já conquistada. Diante da recente crise econômica que desequilibrou a matriz de resultados e dos avanços tecnológicos que abriram o setor para novos entrantes, o segmento bancário vem buscando formas de se reinventar diante de um cenário com mudanças aceleradas, redução das margens, aumento da inadimplência e perda de prestígio junto aos clientes. As escassas pesquisas sobre o tema GC que contemplem o setor bancário e as recorrentes alegações de falta de aplicabilidade dos modelos de implementação propostos na literatura, são apoiadas por índices decrescentes da participação dos gestores nas pesquisas de GC. Foi elaborado o Framework para Implementação da Gestão do Conhecimento em Instituições Financeiras (FIGCIF) com 60 fatores oriundos da análise e crítica das 10 estruturas existentes na literatura e as práticas de GC adotadas nas instituições financeiras a partir de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa e exploratória. Além de contribuir com novas variáveis e estruturas para compor os modelos de pesquisas acadêmicas, tais como as escolas de negócios e a adequação da linguagem, o FIGCIF inova em sugerir medidas de desempenho aplicáveis aos diferentes níveis de maturidade da implementação da GC. Os profissionais que atuam na GC ou nas Universidades Corporativas, dentro dos bancos, poderão encontrar orientação para planejar ou melhorar o processo de implementação da GC nas suas instituições, projeto que poderá ser facilitado pelo fluxograma apresentado nas contribuições gerenciais. O fato de o estudo ter sido realizado no contexto bancário permitiu a reflexão sobre elementos críticos e específicos do setor, aumentando o grau de assertividade das soluções relacionadas.
Abstract: Knowledge has become a relevant asset in the market. The interest is largely due to its notorious ability to generate innovation and competitive advantage. Because of this, Knowledge Management (KM) is shown as a necessary approach so that service companies can differentiate themselves from customers, whether with the intention of expanding or maintaining the market share already conquered. In view of the recent economic crisis that unbalanced the results matrix and the technological advances that opened the sector to new entrants, the banking segment has been looking for ways to reinvent itself in the face of a scenario with accelerated changes, reduced margins, increased default and loss of prestige with customers. The scarce research on the KM theme that contemplates the banking sector and the recurring allegations of lack of applicability of the implementation models proposed in the literature, are supported by decreasing rates of the participation of managers in KM research. The Framework for Implementing Knowledge Management in Financial Institutions (FIKMFI) was developed with 60 factors from the analysis and criticism of the 10 existing structures in the literature and the KM practices adopted in financial institutions based on empirical research with a qualitative and exploratory approach. In addition to contributing with new variables and structures to compose academic research models, such as business schools and language adequacy, FIKMFI innovates in suggesting performance measures applicable to different levels of KM implementation maturity. Professionals working at KM or at Corporate Universities, within banks, can find guidance to plan or improve the process of implementing KM in their institutions, a project that can be facilitated by the flowchart presented in management contributions. The fact that the study was carried out in the banking context allowed for reflection on critical and specific elements of the sector, increasing the degree of assertiveness of the related solutions.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Frameworks de Implementação
Bancos Públicos
Modelos de Implementação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Negócios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10079
Data de defesa: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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