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dc.creatorVasconcelos, Rafael de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7533331449330918por
dc.contributor.advisor1Pimentel, Guilherme Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103881426999031por
dc.date.accessioned2021-12-07T18:23:58Z-
dc.date.issued2020-09-08-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9999-
dc.description.resumoRedes dinâmicas estão presentes em problemas de engenharia, biologia, economia, e modelam as interconexões dinâmicas que ocorrem dentro dos sistemas. A identificação do modelo da rede é uma ferramenta para aprimorar o controle e manuseio de sistemas complexos. Neste trabalho, será aplicado o conceito de identificação de redes dinâmicas em um pelotão de veículos autônomos. O objetivo da formação de um pelotão com os veículos é de minimizar o arrasto aerodinâmico e, assim, gerar economia de combustível e diminuição da emissão de poluentes. Para alcançar resultados significativos de economia, é necessário manter pequenos espaços entre os veículos e, para manter o menor espaçamento com segurança, o uso de veículos autônomos é aplicado. Nesta dissertação, duas topologias de rede serão apresentadas para descrever o pelotão de veículos, e o resultado da identificação por modelagem numérica das funções de transferência será apresentado para cada uma das topologias. A modelagem dos veículos é feita de forma que o coeficiente de arrasto aerodinâmico dos veículos também seja identificada. A topologia de rede influencia na variância dos parâmetros identificados, sendo a rede com maior profundidade a com melhor resultado.por
dc.description.abstractDynamic networks are present in systems from different areas, such as engineering, biology, economics, and model the dynamic connections that occur within the systems. The network model identification is a tool to improve the control and handling of complex systems. In this work, the concept of network identification will be applied in a platoon of autonomous vehicles. The objective of forming a platoon with vehicles is to minimize aerodynamic drag and thus generate fuel savings and decrease pollutant emissions. To achieve significant savings results it is necessary to maintain small spaces between vehicles, and to maintain the smallest spacing safely the use of autonomous vehicles is applied. In this work, two network topologies are presented to describe the vehicle platoon, and the result of the identification by numerical modeling of the transfer functions is presented for each of the topologies. The modeling of vehicles is done in such a way that the aerodynamic drag coefficient of the vehicles is also identified. We conclude that the network topology influences the variance of the identified signals, and the network with greater depth presents better results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Engenharia Elétrica ([email protected]) on 2021-11-30T16:56:06Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL DE VASCONCELOS_DIS.pdf: 3308439 bytes, checksum: 3a829a8f89281713d0718803edec59bf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-12-07T18:18:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAFAEL DE VASCONCELOS_DIS.pdf: 3308439 bytes, checksum: 3a829a8f89281713d0718803edec59bf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-07T18:23:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL DE VASCONCELOS_DIS.pdf: 3308439 bytes, checksum: 3a829a8f89281713d0718803edec59bf (MD5) Previous issue date: 2020-09-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182795/RAFAEL%20DE%20VASCONCELOS_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Pelotõespor
dc.subjectVeículos Autônomospor
dc.subjectIdentificação de Parâmetrospor
dc.subjectRedes Dinâmicaspor
dc.subjectVariáveis Instrumentaispor
dc.subjectCoeficiente de Arrasto Aerodinâmicopor
dc.subjectPlatoon Formationeng
dc.subjectAutonomous Vehicles Parameter Identificationeng
dc.subjectDynamic Networkseng
dc.subjectInstrumental Variableseng
dc.subjectAerodynamic Height Coefficienteng
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.titleIdentificação de redes dinâmicas : aplicada a pelotão de veículos autônomospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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