Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEsidio, Emilly Cavalheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715883973749945por
dc.contributor.advisor1França, Marco Túlio Aniceto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2933541593062202por
dc.date.accessioned2021-10-28T13:24:23Z-
dc.date.issued2021-07-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9942-
dc.description.resumoO presente trabalho é composto por dois ensaios, os quais concentram-se nas temáticas de resultados educacionais dos jovens participantes através do impacto causado pela idade de entrada na escola, e do bem estar subjetivo dos estudantes, utilizando para tanto diferentes ferramentais econométricos. Para tanto a base de dados fornecida pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) realizado em 2018 é utilizada em ambas as análises. O primeiro ensaio objetiva avaliar os efeitos da idade de entrada sobre as notas dos alunos em matemática, ciências e leitura. Para tal utiliza-se a abordagem de Variáveis Instrumentais. Os resultados encontrados indicam que há um favorecimento em termos de desempenho para os alunos que entram mais velhos dado o cut off para todas as disciplinas analisadas. No segundo ensaio, as três dimensões do bem estar: satisfação com a vida, efeito positivo e efeito negativo são estimadas via Análise Fatorial Exploratória. O artigo então busca investigar possíveis diferenças entre os gêneros nos níveis dos três componentes mencionados. A estimação indica que meninas apresentam um menor nível de bem estar subjetivo que seus pares masculinos nos aspectos de efeito positivo e efeito negativo.por
dc.description.abstractThis work is composed by two essays that focus on the themes of educational outcome of the participating students caused by entry school age and of the students’ subjective wellbeing, using for that different econometric tools. For that, the database from the 2018 Programme for International Student Assessment (PISA) is used for both papers. The first evaluates the effects of the school entry age over the students performance in mathematics, science and reading, using a instrumental variables approach. The results indicate a better performance from the students that joined school at a later age, for all disciplines. In the second essay, the three dimensions of wellbeing – life satisfaction, positive effect and negative effect are estimated through Exploratory Factor Analysis. The paper then further explores differences between genres on the three forementioned dimensions of wellbeing. The estimates indicate a lower level of subjective wellbeing on girls for the positive effect and negative effect aspects when compared to their male counterparts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2021-10-26T20:21:34Z No. of bitstreams: 1 EMILLY_CAVALHEIRO_ESIDIO_DIS.pdf: 703493 bytes, checksum: 1f855b8a030e499be2939cefcf44e881 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-10-28T13:20:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EMILLY_CAVALHEIRO_ESIDIO_DIS.pdf: 703493 bytes, checksum: 1f855b8a030e499be2939cefcf44e881 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-28T13:24:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMILLY_CAVALHEIRO_ESIDIO_DIS.pdf: 703493 bytes, checksum: 1f855b8a030e499be2939cefcf44e881 (MD5) Previous issue date: 2021-07-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182475/EMILLY_CAVALHEIRO_ESIDIO_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdade de Entrada Escolarpor
dc.subjectBem Estar Subjetivopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectSchool Age Entryeng
dc.subjectSubjective Well Beingeng
dc.subjectYoutheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleBem estar subjetivo e efeito de idade em notas padronizadas : uma análise do PISA 2018por
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILLY_CAVALHEIRO_ESIDIO_DIS.pdfEMILLY_CAVALHEIRO_ESIDIO_DIS687 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.