Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKorman, Rafael Faermann-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134573909868428por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170por
dc.date.accessioned2021-10-19T13:26:22Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9914-
dc.description.resumoO uso de diversos tipos de dados na tomada de decisão educacional se tornou uma poderosa força na busca pela melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é essencial entender que dados não são apenas números, mas um conjunto de evidências de aprendizagem originadas desde o trabalho em sala de aula até as conversas entre professores sobre sua atividade, e que existe um papel exercido pelo ambiente de trabalho sobre como se dá a prática com o uso de dados, influenciando as relações sociais entre os colaboradores. O objetivo desse trabalho foi avaliar quais os impactos que têm a aplicação do Data Wise Improvement Process (DWIP) no trabalho do professor de uma escola privada de ensino básico. O método de pesquisa foi uma pesquisa-ação com uma equipe de seis colaboradores, três professores de matemática do Ensino Médio e três colaboradores do setor de Tecnologia Educacional (TE). Na coleta de dados foram realizadas entrevistas iniciais com cada participante; foi feita a descrição do processo de melhoria; foram aplicados questionários sobre a aprendizagem do processo de melhoria; e foram realizadas entrevistas finais com cada membro da equipe, após a finalização do processo. Na análise dos dados, foram transcritas as gravações das entrevistas e das reuniões da equipe, aplicando-se a técnica da análise de conteúdo e codificando-se os temas mais relevantes. Os resultados mostraram que o objetivo geral dessa tese foi cumprido. Os envolvidos conseguiram compreender o processo de implantação da tomada de decisão baseada em dados na escola, a partir da vivência do DWIP, demonstrando um entendimento de cada uma de suas etapas e definindo, juntos, o seu problema de investigação e plano de ação. Percebeu-se que, antes da pesquisa, os participantes pouco utilizavam dados em seu trabalho, pois entendiam que estes estavam relacionados somente com estatística e trabalhos acadêmicos. Entendeu-se que os professores perceberam o seu trabalho como solitário e que o DWIP abre novas possibilidades para o trabalho colaborativo. Nesse sentido, os participantes revelaram como os protocolos bem estruturados contribuíram para que as pessoas trabalhassem juntas de um modo mais efetivo e para que perdessem o medo de sair de suas zonas de conforto, sem o temor de serem julgados ou culpados, assumindo uma postura de responsabilização individual e coletiva. Por fim, foram apontadas implicações para futuros trabalhos para auxiliar na implantação do DWIP com outras equipes desta e de outras escolas.por
dc.description.abstractThe use of various types of data in educational decision making has become a powerful force in the search for improving student learning. In this sense, it is essential to understand that data are not only numbers, but a set of learning evidence stemming from classroom work to conversations between teachers about their activity, and that there is a role played by the work environment on how the practice takes place with the use of data, influencing social relationships among employees. The objective of this work was to evaluate the impacts that the application of the Data Wise Improvement Process (DWIP) has on the work of the teachers of a private elementary school. The research method was an action research with a team of six collaborators, three high school mathematics teachers and three employees from the Educational Technology (TE) sector. In the data collection, initial interviews were conducted with each participant; a description of the improvement process was made; questionnaires were applied on learning the improvement process; and final interviews were conducted with each team member after the completion of the process. In the data analysis, the recordings of the interviews and team meetings were transcribed, applying the technique of content analysis and coding the most relevant themes. The results showed that the overall objective of this thesis was fulfilled. Those involved were able to understand the process of implementing data-based decision-making at school, from the experience of DWIP, demonstrating an understanding of each of its stages and defining, together, its research problem and action plan. It was noticed that, before the research, the participants used little data in their work, because they understood that they were related only to statistics and academic papers. It was understood that the teachers perceived their work as solitary and that the DWIP opens new possibilities for collaborative work. In this sense, the participants revealed how well-structured protocols contributed to people working together more effectively and to lose the fear of leaving their comfort zones, without the fear of being judged or guilty, assuming a posture of individual and collective accountability. Finally, implications for future work were pointed out to assist in the implementation of the DWIP with other teams of this and other schools.eng
dc.description.abstractEl uso de diversos tipos de datos en la toma de decisiones educativas se ha convertido en una fuerza poderosa en la búsqueda de mejorar el aprendizaje de los estudiantes. En este sentido, es esencial entender que los datos no son sólo números, sino un conjunto de evidencias de aprendizaje derivadas del trabajo en el aula hasta las conversaciones entre los profesores sobre su actividad, y que hay un papel desempeñado por el ambiente de trabajo en cómo se lleva a cabo la práctica con el uso de los datos, influyendo en las relaciones sociales entre los empleados. El objetivo de este trabajo fue evaluar los impactos que la aplicación del Data Wise Improvement Process (DWIP) tiene en el trabajo del docente de una escuela primaria privada. El método de investigación fue una investigación-acción con un equipo de seis colaboradores, tres profesores de matemáticas de secundaria y tres empleados del sector de Tecnología Educativa (TE). En la recolección de datos, se realizaron entrevistas iniciales con cada participante; se hizo una descripción del proceso de mejora; se aplicaron cuestionarios para el aprendizaje del proceso de mejora; y se realizaron entrevistas finales con cada miembro del equipo después de la finalización del proceso. En el análisis de los datos se transcribieron las grabaciones de las entrevistas y reuniones de equipo, aplicando la técnica de análisis de contenidos y codificando los temas más relevantes. Los resultados mostraron que el objetivo general de esta tesis se cumplió. Los involucrados pudieron comprender el proceso de implementación de la toma de decisiones basada en datos en la escuela, a partir de la experiencia de DWIP, demostrando una comprensión de cada una de sus etapas y definiendo, en conjunto, su problema de investigación y plan de acción. Se observó que, antes de la investigación, los participantes utilizaban pocos datos en su trabajo, porque entendían que estaban relacionados sólo con la estadística y los trabajos académicos. Se entendió que los docentes percibieron su trabajo como solitario y que el DWIP abre nuevas posibilidades para el trabajo colaborativo. En este sentido, los participantes revelaron cómo los protocolos bien estructurados contribuyeron a que las personas trabajaran juntas de manera más efectiva y a perder el miedo a salir de sus zonas de confort, sin el temor de ser juzgados o culpables, asumiendo una postura de responsabilidad individual y colectiva. Por último, se señalaron las consecuencias para el trabajo futuro a fin de ayudar en la aplicación del DWIP con otros equipos de esta y otras escuelas.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-10-18T13:11:49Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_Os impactos da tomada decisão baseada em dados_RAFAEL KORMAN.pdf: 4313136 bytes, checksum: d9369312f75f5ab27ded81ac3cafe547 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-10-19T13:16:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_Os impactos da tomada decisão baseada em dados_RAFAEL KORMAN.pdf: 4313136 bytes, checksum: d9369312f75f5ab27ded81ac3cafe547 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-19T13:26:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_Os impactos da tomada decisão baseada em dados_RAFAEL KORMAN.pdf: 4313136 bytes, checksum: d9369312f75f5ab27ded81ac3cafe547 (MD5) Previous issue date: 2021-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182309/TESE%20FINAL_Os%20impactos%20da%20tomada%20decis%c3%a3o%20baseada%20em%20dados_RAFAEL%20KORMAN.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTomada de Decisão Baseada em Dadospor
dc.subjectTrabalho Colaborativo em Educaçãopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectDWIPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs impactos da tomada de decisão baseada em dados sobre o trabalho dos professores : uma pesquisa-ação usando o data wise improvement processpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL_Os impactos da tomada decisão baseada em dados_RAFAEL KORMAN.pdfRAFAEL_FAERMANN_KORMAN_TES4,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.