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dc.creatorCunha, Tiago Lorenzini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150674172857468por
dc.contributor.advisor1Silva Filho, José Carlos Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410429186457225por
dc.contributor.advisor-co1Morrison, Wayne Joseph-
dc.date.accessioned2021-09-22T13:19:29Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9881-
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre as possíveis práticas ou atitudes culturais em volta da transgressão e intermediadas pelo personagem estatal magistrado, enquanto um sujeito tardo-moderno, a fim negociar estilo, significado e poder, em termos de recompensas e de estratégias simbólicas em um contexto macroestrutural. Nesse sentido, ao investigarmos a seguinte questão, por que e como o ator público juiz decide se tornar um sujeito tardo-moderno que negocia com uma série de atitudes culturais ao redor da transgressão, ressignificando e transitando entre práticas modernistas e pós-modernistas, defendemos a necessidade de resgate do termo transgressão e de análises específicas da chamada Criminologia Cultural, a fim de aproximar as reflexões acerca de práticas estatais e culturais em uma dimensão tardo-moderna. Para concretizar tal proposta de trabalho, abordamos dois obstáculos ou consequências criminológicas que dificultam a apreciação de práticas culturais em torno da transgressão e protagonizadas pelo ator estatal magistrado no que diz respeito ao tardo-moderno, quais sejam, o entendimento positivista cultural e próximo de um determinismo criminológico radical de expressões como cultura e transgressão na modernidade tardia, bem como o entendimento no qual o personagem público juiz teria uma capacidade humana ausente ou reduzida para encenar práticas culturais ao redor da transgressão em comparação com personagens não magistrados (sociedade tardo-moderna). Assim sendo, como tese principal, investigamos a existência de uma batalha por e entre estilos culturais na sociedade do presente e conectada com as atitudes do ator público juiz, motivo pelo qual, dependendo do estilo cultural escolhido por cada personagem julgador, suas motivações e estratégias simbólicas para a obtenção desse ou outro estilo irão continuar a girar, de acordo com essa escolha humana. Nesse sentido, sendo parte da sociedade da modernidade tardia, o personagem estatal magistrado divide com ela práticas e significados, porém em diferentes proporções e focos visuais. Assim sendo, elaboramos diferentes práticas culturais em volta da transgressão em face do personagem público juiz e do que denominamos de batalha por e entre estilos culturais a partir de um rol exemplificativo e não exaustivo de pesquisa, a materialização dessas disputas culturais no tempo presente, a exemplo do estilo parológico e imperialista, do estilo contingente, do estilo da ação-limítrofe e anárquica e do estilo genocida de uma fantasia de extrema transgressão tardo-moderna (crimefrei).por
dc.description.abstractThis word discusses the available cultural practices or attitudes around transgression and mediated by a judge as both a state character and a late-modern subject, to negotiate style, meaning and power, in terms of symbolic rewards and strategies in a macro-structural context. In this sense, by investigating the following question, why and how a judge as a public actor decides to become a late-modern subject that negotiates with a series of cultural attitudes around transgression, resignifying and transiting between modernist and post-modernist practices, we defend the need to revalue the term transgression and specific analyses of the so-called Cultural Criminology, in order to bring closer the reflections about state and cultural practices in a late-modern dimension. To materialize such work approach, we address two obstacles or criminological consequences that make it difficult the appreciation of cultural practices around transgression and played by a magistrate as a state actor at a late modern level, which are, the cultural positivist understanding and close to a radical criminological determinism of expressions such as culture and transgression in late modernity, as well as the understanding in which the a judge as a public character would have an absent or reduced human capacity to stage cultural practices around transgression in comparison with non-judge characters (late modern society). Therefore, as a main thesis, we investigate the existence of a battle for and in between cultural styles in the contemporary society and connected with the attitudes of a judge as a public actor, which is why, depending on the cultural style chosen by each judge character, their symbolic motivations and strategies for obtaining this or another style will continue to spin, according to each and different human choice. In this sense, being part of the late modernity society, a magistrate as a state character shares with the former a set of practices and meanings, but in different proportions and visual focuses. Thus, we theorize the different cultural practices around transgression in contrast with a judge as a public character and what we call the battle for and in between cultural styles from an exemplificative and not exhaustive list, the materialization of these cultural disputes in the present time, for example the parological and imperialist style, the contingent style, the style of edgework and anarchy and the style of genocide of an extreme and a fantastic transgression in late modernity (crimefrei).eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciências Criminais ([email protected]) on 2021-07-12T15:39:02Z No. of bitstreams: 1 Tese - Batalhando por e entre estilos culturais, versão final. Tiago Lorenzini Cunha.pdf: 1898907 bytes, checksum: 9cf5199ec7e53ef6ac728ce692efd1c1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sheila Dias ([email protected]), reason: Devolvido devido ao trabalho ter vindo sem capa institucional que é item obrigatório e divergência no título. on 2021-07-15T18:51:13Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciências Criminais ([email protected]) on 2021-09-21T15:46:24Z No. of bitstreams: 1 Tese BATALHANDO ENTRE ESTILOS E FRONTEIRAS CULTURAIS.pdf: 1571327 bytes, checksum: 825c3c782ed5272ca6c83125ec525777 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-09-22T13:04:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese BATALHANDO ENTRE ESTILOS E FRONTEIRAS CULTURAIS.pdf: 1571327 bytes, checksum: 825c3c782ed5272ca6c83125ec525777 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-22T13:19:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese BATALHANDO ENTRE ESTILOS E FRONTEIRAS CULTURAIS.pdf: 1571327 bytes, checksum: 825c3c782ed5272ca6c83125ec525777 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182137/TES_TIAGO_LORENZINI_CUNHA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Direitopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Criminaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJuizpor
dc.subjectAtitudes Culturaispor
dc.subjectCriminologia Culturalpor
dc.subjectModernidade Tardiapor
dc.subjectEstilo Culturalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleBatalhando por e entre estilos culturais : um estudo sobre práticas culturais ao redor da transgressão negociadas pelo personagem estatal magistrado em um contexto tardo-modernopor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao22/09/2026por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais

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