Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Tatiane Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603746891726047por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luciano Denardin de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6602202569381703por
dc.date.accessioned2021-09-21T20:29:34Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9879-
dc.description.resumoO objetivo dessa investigação foi analisar o desenvolvimento de competências para ensinar manifestadas por professores que atuam em clubes de ciências. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso. Realizaram-se entrevistas com quatro professores atuantes em clubes de ciências de escolas privadas da região Sul do Brasil. A análise dos dados obtidos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. A realização dos encontros nesses espaços acontece no contraturno escolar e em um dia da semana específico. A partir dos relatos dos professores sobre suas atuações nos clubes de ciências foi possível identificar muitas das competências preconizadas por Perrenoud, bem como que esses espaços não formais contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. Ademais, verificou-se que reproduções de experimentos e atividades transmissivas não ocorrem nos clubes investigados. As estratégias adotadas permitem a socialização do conhecimento de forma significativa entre os docentes, clubistas e monitores. Além de abordarem assuntos que podem ser escolhidos pelos estudantes, o trabalho realizado por meio de unidades de aprendizagem deixa evidente que o desenvolvimento das competências docentes é fundamental à formação de cidadãos que pensam de forma crítica e que podem ser motivados a mudar a realidade que os cercapor
dc.description.abstractThe purpose of this investigation was to analyze the development of teaching skills expressed by teachers who work in Science Clubs. This research is a qualitative study case. Interviews were conducted with four working teachers in science clubs at private schools in the southern region of Brazil. The analysis for obtained data was carried out through the Textual Discursive Analysis. The meetings in these spaces, are held during school hours on a specific day of the week. Based on the teachers' reports about their performances in the science clubs, it was possible to identify many of the competences professed by Perrenoud, as well as these non-formal spaces contribute to the professional teachers’ development. Further on, it was found that reproductions of experiments and transmissive activities do not occur in the investigated clubs. The adopted pedagogies allow the socialization of knowledge in a significant way among teachers, club members and monitors. In addition to addressing subjects that can be chosen by students, the work done through learning units makes it evident that the teaching development skills is fundamental to the citizens’ formation who think critically and who can be motivated to change the reality around them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2021-09-16T16:52:40Z No. of bitstreams: 1 TESE ÚLTIMA VERSÃO Solange 30 junho.pdf: 2555226 bytes, checksum: 2ef174d30db358d914c22afe04a0af30 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido devido divergência de arquivo PDF e TEDE on 2021-09-21T17:52:36Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2021-09-21T19:22:24Z No. of bitstreams: 1 ARQUIVO FINAL_Tatiane - Homologação.pdf: 1217192 bytes, checksum: 266fa0f8dbfaffb116cff78bb77d42f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-09-21T20:23:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARQUIVO FINAL_Tatiane - Homologação.pdf: 1217192 bytes, checksum: 266fa0f8dbfaffb116cff78bb77d42f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-21T20:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARQUIVO FINAL_Tatiane - Homologação.pdf: 1217192 bytes, checksum: 266fa0f8dbfaffb116cff78bb77d42f3 (MD5) Previous issue date: 2020-11-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182132/ARQUIVO%20FINAL_Tatiane%20%20-%20Homologa%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescent author of infracional act rights. FASE-RS. Educational practices. Pedagogical workshops. Mental health.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titleClube de ciências como espaço de desenvolvimento das competências para ensinar : uma análise à luz da teoria de Philippe Perrenoudpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARQUIVO FINAL_Tatiane - Homologação.pdfTATIANE_ALVES_GONÇALVES_DIS1,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.