Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Daniela da-
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981501635179618por
dc.date.accessioned2021-09-21T12:54:57Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9871-
dc.description.resumoA importância do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais é caracterizada pela oportunidade de desenvolvimento de habilidades de questionamento e argumentação desses estudantes. Por isso, desenvolver atividades que visem compreender a pergunta e a argumentação desses estudantes torna-se relevante para o Ensino de Ciências. Assim, esta dissertação busca responder o problema de pesquisa: De que modo as perguntas iniciais dos estudantes se relacionam com seus argumentos durante atividades em Ciências nos Anos Iniciais? A pesquisa deu-se em duas escolas públicas de Educação Básica de Porto Alegre, RS, nas quais foi realizada a investigação com estudantes de 3° ano dos Anos Iniciais e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu de duas maneiras: com os estudantes, por meio de uma atividade de intervenção denominada As aves e seus bicos e com os professores, por meio de entrevista semiestruturada. Tanto a atividade de intervenção quanto a entrevista dos professores foram gravadas e transcritas. A análise dos dados deu-se por meio do Layout de Toulmin e da Análise Textual Discursiva – ATD. Portanto, as possíveis respostas para a pergunta supracitada foram: a) as perguntas iniciais dos estudantes apresentaram caráter explicativa causal, descritiva e preditiva; b) os estudantes desenvolveram perguntas em sala de aula categorizadas em perguntas associadas à contextualização do conteúdo das imagens e perguntas associadas à descrição das características das imagens; c) as relações entre as perguntas iniciais dos estudantes e seus argumentos foram de natureza preditiva, contextualizada e de ampliação do conhecimento; e d) da percepção dos professores frente a atividade que permitiu o ato de perguntar e argumentar aos estudantes emergiu duas categorias: os fatores que contribuem para a promoção do questionamento e da argumentação em sala de aula e os entraves para a promoção do questionamento e a argumentação em sala de aula.por
dc.description.abstractThe importance of Science Teaching in the Early Years is characterized by the opportunity to develop questioning and arguing skills for these students. Therefore, developing activities that aim to understand the question and the arguments of these students becomes relevant for Science Teaching. Thus, this study seeks to answer the research question: How do students' initial questions relate to their arguments during activities in Science in the Early Years? The research occurs in two public schools of Basic Education in Porto Alegre, RS, in which the investigation was carried out with 3rd-year students of the Early Years and their respective teachers. Data collection occurs in two ways: with students, through an intervention activity called the birds and their beaks, and with teachers, through semi-structured interview. Both the intervention activity and the teachers' interviews were recorded and transcribed. Data analysis was performed using the Toulmin layout and Textual Discursive Analysis - ATD. Therefore, the possible answers to the aforementioned question were: a) the students' initial questions were causal, descriptive and predictive; b) students developed questions in the classroom categorized into questions associated with the contextualization of the content of the images and questions associated with the description of the characteristics of the images; c) the relationships between the students' initial questions and their arguments were predictive, contextualized and knowledge-expanding; and d) the perception of teachers regarding the activity that allowed the act of asking and arguing to students, two categories emerged: the factors that contribute to the promotion of questioning and argumentation in the classroom and the obstacles to the promotion of questioning and argumentation in the classroomeng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2021-09-16T12:55:12Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_DANIELA DA COSTA_VERSAO_FINAL_PÓS_BANCA.pdf: 2037282 bytes, checksum: feb46dae782f7f52cc014a918d9427bb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-09-21T12:47:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_DANIELA DA COSTA_VERSAO_FINAL_PÓS_BANCA.pdf: 2037282 bytes, checksum: feb46dae782f7f52cc014a918d9427bb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-21T12:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_DANIELA DA COSTA_VERSAO_FINAL_PÓS_BANCA.pdf: 2037282 bytes, checksum: feb46dae782f7f52cc014a918d9427bb (MD5) Previous issue date: 2020-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182099/DISSERTA%c3%87%c3%83O_DANIELA%20DA%20COSTA_VERSAO_FINAL_P%c3%93S_BANCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.subjectPergunta em Sala de Aulapor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectScience Teachingeng
dc.subjectEarly Yearseng
dc.subjectQuestion in the Classroomeng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titleRelações entre perguntas dos estudantes e argumentações produzidas durante atividades em ciências nos anos iniciaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_DANIELA DA COSTA_VERSAO_FINAL_PÓS_BANCA.pdfDANIELA_DA_COSTA_DIS1.99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.